
A domesticação de cavalos foi muito importante para o desenvolvimento das civilizações. Durante muito tempo, os equinos tiveram papel importante como ferramenta de trabalho, meio de transporte, poderosa arma de combate e conquistas, e, por isso se incorporaram ao cotidiano do homem. Até meados do século XX, exércitos usavam cavalos de forma intensa em guerras. Soldados ainda chamam o grupo de máquinas, que agora tomou o lugar dos animais no campo de batalha, de "unidades de cavalaria”.
Foi a partir da 1ª Guerra Mundial, que a máquina substituiu definitivamente o animal amigo, diminuindo drasticamente sua utilização pelo homem, o qual lhe destinou outras vocações como o lazer, o esporte, além do seu uso para fins terapêuticos.
Com o decorrer dos anos, ele se tornou indispensável pela sua força, agilidade e obediência, qualidades que foram conquistadas, muitas vezes, pelo uso da violência nos processos conhecidos como doma chucra, também denominada como doma tradicional, que infelizmente ainda é praticada em muitas fazendas e haras. O principio é o uso da violência. O cavalo é tratado como um animal selvagem, submisso pelo medo, dor, cansaço. No entanto, cavalo nenhum vai desenvolver todo o seu potencial dentro de um ambiente onde a tônica é o medo.
A utilização pelo homem, em particular a evolução das técnicas de equitação, foram se modificando, acompanhando a evolução das sociedades e também da mentalidade de cada momento histórico. Conhecimento, técnica, refinamento e bom-senso não são ferramentas puramente filosóficas no mundo do cavalo, todo e qualquer cavaleiro que ignorar essa realidade, se tornará ultrapassado, seja como profissional, esportista, proprietário ou criador.
Acompanhando essa realidade, nos quatro cantos do planeta treinadores e cavaleiros vêm falando sobre e praticando a doma natural, também conhecida como doma racional ou horsemanship. Nessa, procura-se conhecer o comportamento do cavalo, qual é a linguagem que ele usa para se comunicar, seus temores, aflições, atividades que gosta de realizar, se o animal se sente bem exercendo a ocupação que lhe destinam, enfim, pretende-se entender sua psicologia, como ele pensa, para, a partir daí, conquistar sua confiança.
A doma natural, ou relacionamento entre homem e cavalo, é o método mais moderno de domesticação, pois leva em conta que cada animal tem uma personalidade e a considera no treinamento.
O curso Passo a Passo da Doma Natural, promovido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, é uma oportunidade de levar as técnicas da doma natural para aqueles que lidam no dia-a-dia com o cavalo. No curso, você receberá informações do professor da UFLA, Arnaldo Pereira Vieira, instrutor de doma racional do SENAR-MG e da zootecnista Patrícia Tristão Mendonça, mestre em genética e melhoramento animal pela UFV, coautora do curso.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
O conhecimento das técnicas da doma natural permitirá ao profissional se relacionar de forma construtiva com seus animais, tornando as etapas de preparação e treinamento mais simples, seguras, produtivas e rápidas, sem, no entanto, que isso signifique pressa.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Jeferson
20 de mai. de 2019Como faço para deixar um cavalo parado e sozinho no campo após laçar um bezerro?

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de mai. de 2019Olá Jeferson,
Agradecemos sua visita em nosso site.
Você só conseguirá fazer com que o cavalo fique parado, após realizar este processo diversas vezes, pois o animal só aprenderá a se portar desta maneira, após várias repetições e tentativas.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Angela Lopes
28 de set. de 2016Gostei muito,e gostaria de saber mais sobre os sinais dos cavalos

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de set. de 2016Olá Angela,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre os sinais e o comportamento dos cavalos clique aqui. Se quiser saber mais sobre os sinais o CPT possui o Curso a Distância Aprenda Como Montar e Lidar com Cavalos, que poderá lhe auxiliar bastante.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Ericka Yanna G. Santa Cruz
29 de dez. de 2012Gostaria de informações sobre os cursos direcionados a criação de equinos

Resposta do Portal Cursos CPT
31 de dez. de 2012Olá, Ericka!
Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os cursos da área Criação de Cavalos.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos