WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas imperdíveis de alimentação para cavalos

A alimentação de cavalos deve ser balanceada para suprir todas as suas exigências nutricionais

Dicas fáceis de alimentação para cavalos

“A alimentação de cavalos deve ser balanceada e suprir todas as suas exigências nutricionais. Dessa forma, os equinos são capazes de realizar todas as tarefas de rotina, desde longas cavalgadas até competições equestres, com bom desempenho. Além de rações de qualidade, cenoura, aveia e feno são indispensáveis à dieta dos equídeos”, afirma Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso CPT a Distância e Online Alimentação de Cavalos.

Complemento alimentar


Na verdade, o manejo nutricional dos cavalos deve considerar os seguintes fatores: atividades de rotina, fase de crescimento e idade. Equinos que trabalham no campo ou participam de provas equestres requerem uma dieta especial. Eles devem receber complemento alimentar para alcançarem os níveis ideais de proteína e energia. Afinal, o esforço desses animais é bem maior quando comparado ao de outras atividades.

Quantidade de ração


No caso da ração, ela deve ser de qualidade e fornecida aos cavalos, na quantidade certa, em frações, todos os dias. Equinos adultos devem consumir de 0,5 a 1% do seu peso em ração. Já o feno e o capim devem totalizar 3% do peso do equino, também de forma fracionada, diariamente. Se a ração ou as forrageiras não forem de qualidade, os cavalos podem apresentar cólicas, principalmente se a quantidade do alimento for exagerada.

Substituição da ração


O ideal é que os alimentos sejam fornecidos, em quantidades menores, parceladas em várias refeições. Cavalos com 500 kg, por exemplo, não podem consumir mais de 2 kg de ração por dia. Se o criador de equinos substituir uma ração por outra, é indispensável que a substituição ocorra gradualmente em, no mínimo, 20 dias, para evitar que os animais apresentem reações gastrointestinais.

Padrão de qualidade da ração


Alguns criadores de cavalos apenas oferecem feno, capim e cenoura. Entretanto, esta prática não é recomendada. É indispensável fornecer aos equídeos ração balanceada, como complementação da dieta, pois ela atende a todas as exigências nutricionais dos animais – ao contrário dos alimentos naturais. Por tais motivos, a ração deve apresentar bom padrão de qualidade para maior eficiência alimentar.

Tipos de ração para cavalos


As rações podem vir nas formas: farelada, laminada, extrusada ou peletizada. Entretanto, as rações peletizadas apresentam melhor qualidade proteica e energética quando comparada às rações laminadas e extrusadas. Sendo assim, ao comprar rações, nem sempre a aparência importa. O criador de equídeos deve considerar principalmente o teor nutritivo de um ou outro tipo de ração.

A importância da hidratação


A hidratação dos cavalos é tão importante quanto a alimentação. Quando os animais ingerem pouco volume de água, suas funções vitais podem ser comprometidas. Inclusive a água deve equivaler a 60% da massa corpórea do cavalo. Caso contrário, ele pode até mesmo morrer. Entretanto, a água não pode ser fornecida após exercícios físicos. É indispensável que o animal descanse antes do consumo. 

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Criação de Cavalos.

Leia o artigo "Como estimar o peso do seu cavalo".

Fonte: animais.culturamix.com

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!