
Cria cavalos? Garanta colostro a todos os potros com a colostragem. Mas, afinal, o que é isto? Simples: a colostragem é a forma mais eficiente de se garantir a imunidade passiva em potros que, por algum motivo, não conseguiram mamar o suficiente após o nascimento.
“É importante que os criatórios tenham à disposição um banco de colostro próprio”, afirma Prof.ª Fabiana Garcia Christovão, do Curso CPT Manejo de Potros: Do Parto ao Preparo para a Doma. Os critérios para a seleção de éguas que fornecerão colostro ao banco são:
• Bom escore corporal
• Boa produção de colostro
• Animais tranquilos
A coleta do colostro de éguas doadoras deve levar em consideração o fato de que os equinos não possuem a capacidade de armazenar leite como os bovinos. Desta maneira, não adianta prender o potro com o intuito de quatro horas depois coletar maior volume de colostro, pois isso não acontecerá.
Para coletar o colostro de éguas doadoras é necessário:
• Garantir a mamada do potro em primeiro lugar. Ou seja, a coleta de colostro sempre deve ser feita após a mamada do filhote. O potro que está ao pé deve ser sempre prioridade.
• Após a mamada do filhote, contenha a égua com um cabresto simples, de corda.
• A contenção deve ser feita próxima a um coxo com alimento para a égua.
• Deixe que o potrinho permaneça ao pé da égua para estimular a descida do colostro.
• Não é necessário fazer a higiene do teto, pois o nível de contaminação do teto de éguas é baixo.
O colostro coletado deverá ser transferido para um recipiente estéril, seco, de plástico e de tamanho pequeno (100 ml a 150 ml) para ser imediatamente congelado. O objetivo é fazer o congelamento de pequenas porções individuais que podem durar até mais de 12 meses com todas as propriedades e componentes devidamente conservados.
É interessante reunir o colostro coletado no primeiro dia em um mesmo recipiente ou frasco, fazendo a anotação do dia da coleta. O mesmo deverá ser feito com o colostro do segundo dia e assim por diante, já que as quantidades de imunoglobulina do colostro diminuem consecutivamente com o decorrer do tempo.
O descongelamento das porções de colostro para uso pode ser feito ao natural ou em banho-maria a 37ºC. O colostro deve ser oferecido ao potro em mamadeiras cujo bico deve ser uma “chuquinha” de bebê. É necessário esterilizar as mamadeiras antes e após o uso.
Atenção:
Ao oferecer o colostro ao potro via mamadeira devemos cuidar para que o pescoço do animalzinho não fique esticado ou virado para cima ao mamar. O potro deverá permanecer com a cabeça baixa conforme a sua condição natural de mamada. Desse modo, evitamos o risco de fazer uma segunda via e que o colostro siga em direção ao pulmão ao invés do estômago.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Quer potros saudáveis? Trate bem as éguas gestantes
- Madrinha para desmamar potros? Como assim?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.