WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Correção de aprumos não se faz em cavalos adultos, sabia?

As tentativas de promover esse tipo de correção causam manqueiras e também defeitos permanentes. Porém, alguns problemas de conformação podem ser corrigidos nos potros

Correção de aprumos não se faz em cavalos adultos, sabia?   Artigos Cursos CPT



Um dos grandes problemas da equinocultura é que a correção de aprumos determina uma mudança permanente na conformação dos membros dos animais e por isso não pode ser feita em cavalos adultos.

“As tentativas de promover esse tipo de correção causam manqueiras e também defeitos permanentes. Porém, alguns problemas de conformação podem ser corrigidos nos potros”, afirma Fábio Furquim Corrêa, professor do Curso a Distância CPT Casqueamento e Ferrageamento de Equinos.

Por outro lado, animais que nascem com aprumos corretos precisam de cuidados para que assim sejam mantidos, afinal, potros que possuem bons membros acabam perdendo essa característica por negligência ou, principalmente, casqueamento impróprio ou a falta de casqueamento.

Para corrigir desvios em potros por meio do casqueamento, é fundamental considerar a existência das placas de crescimento, estruturas localizadas nas extremidades dos ossos da perna dos equinos. É o equilíbrio das forças exercidas sobre essas placas que vai determinar a conformação e a estrutura do cavalo adulto. Se a pressão é normal, equilibrada e constante sobre essas placas, o crescimento será correto. Do contrário, uma pressão desequilibrada vai determinar um crescimento inadequado.

Em determinadas situações em que ocorre desvio de aprumo em potros mantidos em piquetes, a simples iniciativa de confiná-los em uma baia poderá reverter o desvio, e o membro tenderá a se endireitar por si só.

Pode ocorrer também de o potro que apresenta esse tipo de desvio seja submetido a excessivos exercícios, ao acompanhar a mãe em um pasto grande, correndo. Nesse caso, a compressão sobre as placas de crescimento e, nesse contexto, o trabalho de casqueamento será fundamental. Porém, vale ressaltar, antes de fazer qualquer intervenção por meio de aparação, deve-se ter certeza da necessidade de correção, que poderá ser confirmada com maior segurança por um casqueador experiente ou por um médico veterinário especialista em aprumos.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Afinal, na prática, o que é o casqueamento de cavalos?
Casqueador: você conhece o cavalo em partes?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!