WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cavalos têm sexto sentido. Verdadeiro ou falso?

Verdadeiro. Ainda são dotados de uma sensibilidade excepcional, percepção e audição aguçados, visão e paladar apurados, olfato sensível e tato apreciável


Os cavalos exercem um fascínio quase universal, conquistando pessoas de todas as idades, independentemente de sua pelagem, raça ou porte, sabia disto? Pois, é! A beleza e majestade dos equídeos são irresistíveis; suas pernas longas, corpo poderoso, musculatura vigorosa e pescoço erguido os tornam verdadeiros atletas da terra, capazes de impressionante velocidade.

"Esses animais são dotados de uma sensibilidade excepcional, frequentemente referida como um sexto sentido. Sua percepção é aguçada: possuem visão apurada, olfato sensível, tato apreciável, audição aguçada e um senso de paladar apurado", explica Andréia Kely R. Cordeiro de Almeida, professora do Curso CPT Terapias com Cavalos - Equiterapia.

Essas características se tornam evidentes quando recusam um novo tipo de alimento, demonstram seletividade por gramíneas específicas, reagem ao toque de um inseto, movem as orelhas em resposta a sons sutis, levantam a cabeça ao ouvirem ruídos distintos e exibem habilidades de visão noturna.

Embora sejam fisicamente superiores aos humanos, os cavalos não costumam usar sua força para resistir a tarefas que talvez não desejem, como o confinamento, o trabalho de tração, procedimentos desconfortáveis ou galopes extenuantes. Isso ressalta sua característica intrínseca de obediência.

Haroldo Vargas Leal Júnior, graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, destaca que "lidar com cavalos requer, em primeiro lugar, afinidade com esses animais. Em seguida, é necessário possuir sensibilidade para compreendê-los e interpretá-los." Além disso, atributos como persistência, autoconfiança, vigor físico, coragem e conhecimento teórico são fundamentais. A experiência se desenvolve com o tempo.

Cavalos têm sexto sentido. Verdadeiro ou falso?

A equoterapia, por exemplo, revelou que o contato com cavalos oferece inúmeros benefícios à saúde, mesmo para aqueles com limitações na equitação. Competições equestres também têm contribuído para aumentar o interesse pelo mundo dos cavalos. Eles desempenham satisfatoriamente atividades como transporte de carga e trabalho pesado.

Independentemente da finalidade ou raça, criar cavalos é gratificante e, muitas vezes, rentável. No entanto, é fundamental adotar cuidados essenciais para o sucesso e a satisfação do criador. O conhecimento sobre esses animais vai além de uma mera necessidade; é uma obrigação. Por isso, um número crescente de pessoas busca compreender e interagir com a natureza desse ser tão precioso.


Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?