WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cavalo comprado se olha os dentes, sim

A identificação completa do cavalo é feita por meio da Resenha

A pelagem, definida como o conjunto de pêlos, crinas, cauda e topete que cobrem o cavalo, permite identificá-lo de imediato.

São muitos os motivos que nos obrigam a individualizar um cavalo. Aos nossos olhos, o que se ressalta no cavalo é a sua vestimenta, ou seja, a sua pelagem. Frequentemente, mesmo dentro de um plantel pequeno, encontramos pelagens semelhantes, fato esse que nos obriga sempre a individualizá-las.

A pelagem, definida como o conjunto de pêlos, crinas, cauda e topete que cobrem o cavalo, permite identificá-lo de imediato, porém a grosso modo. A identificação completa do cavalo é feita por meio da Resenha, uma ficha apropriada contendo silhuetas do animal, de perfil e de frente, e local para registrar anotações e desenhos (idade, filiação, cor da pelagem, mensurações, particularidades e marcas). Estas fichas poderão conter também fotografias do animal.

Ao contrário de outras espécies animais em que cada raça é dotada de uma pelagem típica e constante, o cavalo apresenta uma pelagem bastante variável dentro de uma mesma raça, exceto em algumas (Palomino e Pampa) onde a cor da pelagem é característica obrigatória.

Alguns fatores podem influenciar na cor da pelagem dificultando a sua imediata identificação. Entres eles, encontramos a idade. Um potro pode nascer preto, castanho, baio ou alazão e aos dois anos e meio aproximadamente, tornar-se tordilho (mistura de pelos brancos e pretos). Neste caso, ele apresenta, desde cedo, algum sinal dessa futura pelagem como a presença de alguns pelos brancos espalhados sobre o corpo, principalmente ao redor dos olhos e nas faces.

No caso de animais expostos por períodos prolongados à incidência de raios solares, há queima das pontas dos pelos, dando uma tonalidade desbotada. Os agente climáticos como as estações também influenciam nas pelagens. No verão, os pelos tornam-se lisos e brilhantes e, no inverno, o frio, a umidade e o vento os tornam longos e descorados. Já a administração regular de uma alimentação balanceada e adequada, torna-os lisos e brilhantes. O animal saudável apresenta seus pêlos sedosos, acentuando a cor característica da pelagem, enquanto que o animal debilitado apresenta os pêlos descorados e quebradiços.

O conhecimento da estimativa da idade dos cavalos é de suma importância para todos os aficionados da equideocultura. Inúmeras são as vezes em que os criadores e profissionais da área necessitam fazer essa avaliação, seja por falta de anotações ou mesmo por ocasião da compra de animais pelos criadores.

Com o objetivo de mostrar como se avalia a idade aproximada de um animal pela usura dos dentes incisivos, descrevemos e mostramos neste curso os elementos internos ou principais tais como: modificações da forma da mesa oclusal e desgaste dos elementos anatômicos dos dentes. Serão mostrados, também, os elementos externos que denunciam o avanço na idade de um animal como: relaxamento do lábio inferior, do ligamento cervical, afilamento das ganachas, perfil da arcada dentária entre outros.

Para melhor visualização e compreensão, são utilizadas mandíbulas secionadas e maceradas de diversas idades. Com esta técnica, as modificações causadas pela usura na forma da mesa dentária e outros elementos anatômicos do dente ficam bem evidenciados proporcionando melhor aproveitamento no aprendizado.

O curso Como Avaliar Idade  e Pelagem de Cavalos produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas .sob minha coordenação, permitirá ao interessado acesso a conhecimentos necessários para distinguir as pelagens dos cavalos, descrever suas particularidades e também identificar a idade aproximada pela leitura dos elementos anatômicos dos dentes e suas modificações nos dentes desgastados.
     

Prof. Marcelo Vendramini
Médico Veterinário
Doutor do Departamento de Zootecnia da
Universidade Federal de Viçosa.
Especialista em equinos

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!