WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Casco fechado de frente: conheça esse problema de conformação

O defeito de conformação “fechado de frente” acontece quando a distância entre as linhas centrais das patas na sua localização no solo é inferior à distância entre as linhas centrais dos membros na altura do peito

Casco fechado de frente: conheça esse problema de conformação   Artigos Cursos CPT

 

Os equinos, além de herdarem problemas de conformação de seus genitores, podem adquiri-los ao longo da vida. “Em certas situações, ocorrem alterações definitivas, que podem ser compensadas com o trabalho do casqueador”, afirma Fábio Furquim Corrêa, professor do Curso a Distância CPT Casqueamento e Ferrageamento de Equinos.

Na maioria das vezes, entretanto, as alterações decorrem do crescimento e do desgaste irregular dos cascos. Sejam de qual tipo for, as alterações se desdobram em problemas para o animal, que passa a pisar de forma inadequada, a mancar e apresentar desvios nos membros. Em diversas situações, será possível proporcionar correções, por meio do casqueamento e do ferrageamento.

Um defeito bastante comum é conhecido como “fechado de frente”, no qual a distância entre as linhas centrais das patas na sua localização no solo é inferior à distância entre as linhas centrais dos membros na altura do peito. Esse problema é comum em cavalos que apresentam peitoral mais largo, com músculos desenvolvidos e pode ser acompanhado por um desvio das pinças, tanto para dentro como para fora. Nesse caso, os membros do cavalo acabam suportando mais peso na parte de fora da pata, ocorrendo, para compensar, maior crescimento da parte externa do casco.

Defeito de casco "fechado de frente"


Defeito de casco

Nessa situação, a recomendação será a colocação de uma ferradura moldada para aliviar a pressão do lado de fora e para distribuir o peso igualmente por toda a pata. Se o defeito fechado de frente se manifestar com pinças para fora, haverá esforço excessivo sobre os ligamentos colaterais das articulações do boleto e da quartela. Isso poderá ser amenizado pelo nivelamento da parede interna do casco. Porém, se o defeito fechado de frente ocorrer com pinças voltadas para dentro, um dos piores tipos de problema de conformação do membro dianteiro, dificilmente, o animal suportará esforço de trabalho intenso. É um caso no qual se recomenda o nivelamento do casco por meio do rebaixamento da parede externa e da porção interna da pinça.

Outro defeito de conformação que pode ser encontrado é o “aberto de frente”. Nele, vendo-se o animal de frente, a distância entre as linhas centrais das patas no solo se mostra maior que a distância entre as linhas centrais dos membros, na sua origem.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Afinal, na prática, o que é o casqueamento de cavalos?
Casqueador: você conhece o cavalo em partes?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!