WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Avaliações preliminares odontológicas em equídeos. O que considerar?

Como é necessário realizar a sedação para proceder de maneira segura o completo exame odontológico do equino, é de fundamental importância avaliar se o paciente é capaz de suportá-la

Avaliações preliminares odontológicas em equídeos. O que considerar?   Artigos CPT

 

Como qualquer outro exame clínico, o exame para fins odontológicos deve ser precedido por anamnese completa e exame físico clínico geral. “Como é necessário realizar a sedação para proceder de maneira segura o completo exame odontológico do equino, é de fundamental importância avaliar se o paciente é capaz de suportá-la”, afirma Prof. Dr. Luiz Fernando Rapp de Oliveira Pimentel, do Curso CPT Odontologia Equina a Campo.

1- Exame físico clínico geral


O principal objetivo do exame físico clínico geral é identificar sintomas que não permitam a sedação do paciente (equídeo) odontológico. O exame físico geral deve incluir a mensuração da temperatura corpórea, frequência respiratória e pulso; a auscultação de coração, pulmões e abdômen. Durante o exame físico geral, o médico veterinário deve atentar-se para as estruturas mais sensíveis à sedação e anestesia, como rins, fígado e sistema cardiovascular, em vista de que, na grande maioria dos casos, eles são requeridos. Exames da função desses órgãos são fundamentais em cavalos idosos ou com suspeita de lesão específica. Na observação do paciente, o escore corpóreo deve ser avaliado e documentado com o objetivo de ser usado como instrumento no manejo nutricional e odontológico do paciente.

O escore corpóreo do equino deve ser considerado na avaliação dos riscos para a sedação. Cavalos magros e caquéticos tendem a estar desidratados e frágeis perante uma sedação. Animais obesos tendem a ter a metabolização dos sedativos fora do padrão normal. Não está indicada a sedação de cavalos que apresentem os seguintes sintomas:
• Síndrome febril;
• Alterações cardíacas e circulatórias;
• Afecções pulmonares;
• Baixo peso e desidratação; e
• Qualquer sintoma de distúrbio que coloque em risco a vida do cavalo, quando submetido à sedação.

Como geralmente os procedimentos odontológicos em equinos não são emergenciais (exceto nos casos de fraturas de mandíbula e maxila), em casos de evidências de riscos no exame clínico físico geral, o tratamento odontológico deve ser adiado. Neste momento, é necessária uma investigação mais apurada do que está inviabilizando o procedimento, por meio de exames laboratoriais para um adequado diagnóstico.

2- Exames laboratoriais


Os exames laboratoriais têm como objetivo identificar a causa da alteração do estado de saúde do cavalo e indicar qual o sistema a ser tratado antes de se realizar o procedimento odontológico. Também são indicados em animais sadios acima de 15 anos de idade (geriatras), em que os riscos de intercorrências durante a sedação são maiores. São eles:

Hemograma: identificará possíveis processos infeciosos, anemia e desidratação.
Provas de função hepática: são importantes porque são a via de metabolização dos fármacos usados na sedação.
Provas de função renal: a excreção de alguns fármacos se dá por via renal e o perfeito funcionamento dos rins é importante na eliminação e recuperação pós sedação.

A necessidade e indicação de quais exames laboratoriais devem ser realizados são resultado dos achados do exame clínico físico geral realizado pelo médico veterinário.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Especialidade em veterinária? Faça odontologia equina!
- Infecção dentária em cavalos: como diagnosticar?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!