WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Antes de montar, prepare o cavalo corretamente para as atividades!

Para o preparo do animal para o dia a dia, algumas ações são importantes para que ele permaneça calmo e possa manifestar todo o seu potencial e apresentar menos riscos

Antes de montar, prepare o cavalo corretamente para as atividades!    Artigos Cursos CPT

 

Para o preparo do animal para o dia a dia, algumas ações são importantes para que ele permaneça calmo e possa manifestar todo o seu potencial e apresentar menos riscos. “Uma série de tarefas devem ser realizadas antes de montar”, afirma Thauan Carraro de Barros, professor do Capacitação de Auxiliar Veterinário - Equinos e Bovinos

As principais são:


O primeiro passo para o preparo do animal é a contenção no cabresto em um tronco, para diminuir sua mobilidade.

- Limpeza dos cascos
A limpeza dos cascos dos cavalos é de grande importância, à medida que proporciona conforto e possibilita ao seu dono verificar possíveis anormalidades que possam impedir o animal de se deslocar e trotar de forma saudável. A limpeza dos cascos é também uma questão de prevenção contra doenças, já que os mesmo, sendo limpos com equipamentos específicos e submetidos a produtos especiais, têm menor probabilidade de trincar ou contrair doenças.

- Escovação
A escovação é um benefício para o crescimento do pelo e para a saúde de seu cavalo. Assim como é uma boa maneira de criar um vínculo afetivo com seu animal. O pelo deve ser escovado todos os dias, como em um processo de higiene que farpa com que pó, marca de selas e até mesmo barro sejam retirados do cavalo e evitem que causem feridas ou doenças.

- Enchilhamento
O enchilhamento deve ser feito com calma, para que fique bem preso, mas sem incomodar o animal.

- Banho após o trabalho
Após a cavalgada ou treino, o cavalo tende a estar muito suado e, algumas vezes, coberto de lama ou poeira. A tendência da maioria é banhar o animal. No entanto, os cavalos são muito sensíveis ao frio e, caos o final do treino tenha sido em final de tarde, com a temperatura caindo, o melhor é somente limpar os cascos. Caso eles estejam com barro ou outras sujilidades presas, recomenda-se a meia ducha, em que limpamos somente os membros, deixando para dar o banho no dia seguinte. Manter o animal molhado em dia frio pode ser muito prejudicial a sua saúde.

Posteriormente, passe uma escova no sentido contrário dos pelos para facilitar que ele seque mais rápido e para a retirada do excesso de poeira. Caso o dia esteja quente, ao terminar os trabalhos, deve-se dar dicha completa. Nessa ducha mais constante, após os trabalhos, não é indicado o uso de xampu ou de outras substâncias que retiram a oleosidade natural do pelo, pois elas são importantes para a saúde da pele e constituem uma proteção natural contra picadas de insetos.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Afinal, na prática, o que é o casqueamento de cavalos?
Casqueador: você conhece o cavalo em partes?

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!