
Atualmente, muitos apicultores brasileiros optam pela criação de abelhas sem ferrão que já habitam a região onde será implantado o apiário. Preferencialmente eles escolhem locais onde há maior incidência de enxames, para que a criação das abelhas se desenvolva com maior rapidez. Inclusive esse método não agride as abelhas, já que elas não serão retiradas de seu habitat natural.
Embora este seja o melhor meio para a implantação do apiário, algumas espécies de meliponídeas podem ser produzidas longe de seu habitat. Podemos citar a Uruçu Nordestina (M. scutellaris) e a Uruçu Amarela do Planalto Central (M. rufiventris rufiventris). Ambas são altamente adaptáveis a regiões distintas de seu meio de origem.
Segundo os professores Ana Maria Waldschimidt e Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, do Curso CPT Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão - Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí, a M. scutellaris e a M. rufiventris rufiventris são bastante resistentes e de fácil manutenção e multiplicação. Ou seja, uma excelente opção para quem pretende produzir abelhas sem ferrão.
“Além disso, é possível tirar proveito econômico dessa iniciativa. O mel e o pólen armazenados não só pela Uruçu, mas também por outras meliponídeas, podem ser explorados pelo homem, constituindo-se em fonte de renda, especialmente para pequenos produtores”, ressalta a especialista em apicultura Ana Maria Waldschimidt.
O mel das abelhas sem ferrão tem alto valor no mercado, pois além de delicioso, possui inúmeros nutrientes benéficos para a saúde humana. Sua consistência, seu aroma e sua coloração são inconfundíveis quando comparados às características do mel da Apis melífera.
Embora esse mel tenha 70% menos açúcar do que o mel das abelhas com ferrão, ele possui um grande índice de levunose, muito mais doce que a sacarose. Dentre outras produtoras de mel da classe das abelhas sem ferrão, podemos citar:
→Jandaíra Negra da Amazônia (Melípona compressipes manaosensis);
→Tiúba (M. compressipes fasciculata);
→Turuçu (M. fuligonosa);
→Manduri (M.d’orbinyi);
→Guaraipo (M. bicolor schenki);
→Mandaçaia Menor (M. mandacaia);
→Mirim do Sul (Plebeia emerina);
→Iraí (Nannotrigona testaceicornes);
→Jataí (Tetragonisca angustula).
A lista não para por aí. O número de espécies é bastante extenso, podendo ser encontradas nas mais diversas regiões do Brasil. Entretanto, as preferidas pelos produtores são a Uruçu e a Mandaçaia, pois seu mel tem alta demanda no mercado nacional e no exterior.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: WebBee e Wikipédia.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Givaldo Santos Narciso
5 de dez de 2019Gostaria de saber mais informações sobre o " curso CPT na área de apicultura.

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de dez de 2019Olá,Givaldo
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para assim atendê-lo da melhor forma possível.
Atenciosamente,
Erika Lopes

josias galvao
4 de fev de 2019boa tarde, entao apareceu umas abelhinhas pretas em casa atraz das bananas dos passaros elas sao perigosas como faço pra elas produzirem mel em casa.

Resposta do Portal Cursos CPT
4 de fev de 2019Olá Josias,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Abelha sem ferrão não é perigosa, para criar em casa você só precisa comprar um enxame.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

andre luiz bello
3 de nov de 2016Muito bom, gostei sou apicultor e toda informação será bem vinda. André

Resposta do Portal Cursos CPT
4 de nov de 2016Olá André,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Marcia Theodoro Fenandes
2 de fev de 2016Gostaria de saber como e onde se encontra esse curso de criação de abelhas sem ferrão Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí. Dá para comprar sem ser pela internet? Marcia

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de fev de 2016Olá, Márcia!
Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Solicitarei a uma de nossas consultoras que entre em contato pelo telefone informado, passando-lhe todas as informações necessárias para a aquisição do Curso CPT.
Atenciosamente,
Silvana Teixeira.