WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Própolis e cera, conheça melhor esses subprodutos da abelha

Em todo o mundo, não para de crescer o mecado dos produtos apícolas

Produção de própolis e cera, alternativas para aumentar a renda dos apicultores.

Considerada uma das atividades mais antigas e importantes do mundo, a apicultura prestou grandes contribuições à humanidade, seja através da produção de mel, geleia real, pólen, apitoxina (veneno de abelha), própolis, e cera, seja pelos serviços de polinização à agricultura.

A palavra própolis, em sua origem grega, diz tudo: é a combinação de “pro” (antes) e “polis” (cidade), que remete ao principal função da própolis: proteger a colmeia.

Com a própolis as abelhas não adoecem e as colmeias permanecem sempre à temperatura adequada e protegidas de microrganismos e insetos invasores; qualquer pequeno animal que tentar invadir a colmeia é embalsamado.

A própolis produzida a partir de material extraído de plantas e flores é uma resina constituída de cera e mais de 400 componentes químicos. São, entre outros, alcoóis, vitaminas, minerais e principalmente flavonóides e flavonas, que inibem o crescimento de microrganismos.

Com tantos elementos, a própolis pode ser considerada um verdadeiro coquetel de benefícios. Entre outras propriedades, tem ações anti-inflamatórias, antifúngicas, antioxidantes, antissépticas, anticariogênicos, bactericidas, bacteriostáticas, cicatrizantes, anestésica entre outras, tornando-se de importante uso na medicina humana, na veterinária, zootecnia, agricultura, e na conservação dos alimentos.

Atualmente, a própolis é considerada um dos produtos mais valiosos dentre os produzidos pelas abelhas. A cera das abelhas, outro produto da apicultura, tem várias aplicações na indústria, como impermeabilizantes, em fabricação de velas, produção de cosméticos, entre outras. A cera é composta de várias substâncias, todas obtidas do mel consumido pelas abelhas.

O mercado de produtos apícolas vem crescendo em todo o mundo. Isso, porque aumentou a procura por produtos naturais, de alta qualidade, e que, principalmente, atendam os anseios dos consumidores, sem deixar suas formulações naturais.

Com o aumento do número de apicultores no Brasil, o mercado para cera, especialmente as placas de cera alveolada, tende também a crescer, assim saber reciclar favos velhos e produzir placas de cera alveolada de boa qualidade é uma atividade estratégica para qualquer apicultor.

O curso de Produção e Processamento de Própolis e Cera, promovido pelo Centro de Produções Técnicas – CPT, apresenta informações importantes para exploração econômica e aproveitamento dos subprodutos das abelhas. No curso você receberá informações do professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, especialista em apicultura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.  

Com as informações sobre o processamento e a produção de própolis e cera os produtores terão a possibilidade de ampliar sua renda e se inserir num mercado de excelentes perspectivas, considerando a crescente demanda internacional e a demanda cada vez maior por produtos naturais com fins medicinais.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Vicente Nogueira Filho

6 de mai de 2017

Como obter acesso ao curso que já paguei?

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de mai de 2017

Olá Vicente,

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Carlos Átila

24 de abr de 2013

Por favor, corrijam o título do texto. Própolis e cera não são subprodutos do mel...

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de abr de 2013

Olá, Carlos!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site e informamos que o mesmo já foi corrigido.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!