WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Promoção Leve 3 e pague 2

Processamento de mel puro e composto: um investimento de lucro certo

O mel não é o único produto das abelhas. Deve-se considerar a própolis que tem uso medicinal, o pólen e a geleia real, considerados super alimentos, a apitoxina, com seu potencial de uso farmacêutico, e a cera

Processamento de mel puro e composto: um investimento de lucro certo   Artigos CPT

Não há dúvida de que processar e comercializar o mel deve ser o maior objetivo de qualquer casa do mel ou entreposto de produtos das abelhas.


Entretanto, o mel pode ser utilizado em diversos produtos alimentícios, cosméticos e farmacêuticos, como parte de sua composição.

A maioria dos entrepostos, entretanto, optam por focar a atividade no mel “in natura” ou composto, devido a aspectos mercadológicos e legais.


Alguns, no entanto, investem em uma infraestrutura mais complexa para produção e comercialização de alimentos como balas, bolos e doces, cosméticos e complementos alimentares. São produtos formulados de maneiras variadas, o que lhes garante identidade no mercado.

O empreendedor apícola, entretanto, deve levar em conta que o processamento do mel “in natura” ou composto, e a produção de complementos alimentares, mesmo de bebidas alcoólicas, são regidos por normas do Ministério da Agricultura, fiscalizados pelos Serviços de Inspeção (municipal, estadual ou federal – conforme o alcance da comercialização), enquanto a produção e comercialização de cosméticos e medicamentos tem o registro feito junto ao Ministério da Saúde, encarregado da normatização e fiscalização através da Anvisa.

“Depois da colheita dos favos de mel, o apicultor inicia uma fase de grande importância para a apicultura, quando a combinação de cuidados higiênicos necessários à manipulação de alimentos, com eficiência e criatividade no processamento e comercialização, pode tornar seu negócio muito rentável”, afirma o professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, do Curso CPT Processamento de Mel Puro e Composto.


Não são poucos os que se limitam a simplesmente colher e embalar o mel em latas, vendendo-o para entrepostos e indústrias, no atacado. Especializam-se na produção e tiram o máximo proveito de sua experiência e estrutura.

Outros preferem manter a verticalização da atividade, produzindo, processando e comercializando mel, tentando tirar proveito econômico de todas as etapas.

E existem também aqueles que acabam se especializando no processamento e na comercialização, abandonando a fase de produção, passando de apicultores a agroindustriais.

Qualquer que seja a opção do apicultor, um dos momentos mais críticos da atividade é, sem dúvida, a extração e o envasamento, atividades que estarão presentes em qualquer tipo de empresa apícola, das quais depende, em grande parte, a qualidade do mel.

Há de lembrar, também, que o mel não é o único produto das abelhas. Deve-se considerar a própolis que tem uso medicinal; o pólen e a geleia real, considerados super alimentos; e, ainda, a apitoxina, com seu potencial de uso farmacêutico, além da cera.

O mel


O mel pode ser considerado o único produto natural doce que contém açúcares, enzimas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à saúde humana.

É, sem dúvida, um alimento de alto potencial energético e de conhecidas propriedades medicinais. As abelhas produzem o mel a partir do néctar das flores, e o armazenam nos favos em estruturas denominadas alvéolos.

Em função das espécies de flores, o mel tem sua cor, seu sabor e perfume diretamente relacionados com a predominância da florada.

A cristalização do mel


Do ponto de vista de conservação, a cristalização do mel é um processo que pode ser encarado como normal e não indica adulteração, pois quando cristalizado o mel não perde suas propriedades nutritivas.

O armazenamento


As condições ideais de armazenamento, depois do produto acondicionado em vidros limpos e esterilizados, é de preferência sob resfriamento, à temperatura de 4º a 8ºC.

Se o mel foi acondicionado e armazenado em condições ótimas de temperatura e higiene, aconselha-se consumi-lo em até seis meses após extração.

O mel maduro


O mel maduro contém dois tipos de açúcares: cerca de 30% de glicose, e aproximadamente 45% de frutose, que são de rápida absorção pelo organismo.

São inúmeros os minerais presentes, as vitaminas, e um grande conteúdo enzimático, destacando-se a presença das enzimas amilase, invertase, catalase e lipase.

O teor de água ideal gira em torno de 17%. É essa combinação que dá ao mel características alimentares e terapêuticas únicas, e lhe garante um crescente mercado.

Extração do mel


O processamento do mel “in natura” começa com a recepção das melgueiras com favos; seguido da retirada dos opérculos, ou desoperculação, na mesa desoperculadora.

A extração é feita por centrifugação em um equipamento chamado centrífuga. O mel centrifugado passa por filtragem em uma peneira e é colocado em um tanque decantador, onde as partículas estranhas serão separadas do produto por decantação.

Desoperculação


Os favos de mel terão os opérculos retirados com o garfo desoperculador, que tem, nas extremidades, hastes metálicas pontiagudas, as quais fazem a perfuração e retirada dos opérculos.

Isso é feito sobre a mesa desoperculadora, uma estrutura em aço inoxidável, em forma de tanque, com largura igual ao comprimento dos quadros, com local para fixação deles.

O mel escorrido não se perde, sendo retirado, no fundo, por um dreno lateral. A mesa também conta com um recipiente para os opérculos, feito de malha metálica de aço inoxidável, que permite o escorrimento e posterior recuperação do mel presente nessas estruturas.

A extração do mel


A extração do mel é feita por um extrator de mel, conhecido como centrífuga, que é um equipamento fabricado em aço inoxidável, onde os favos, depois de desoperculados, são fixados em suportes radiais ligados a um eixo central.

O movimento circular faz com que o mel se desprenda dos favos, saia dos alvéolos e escorra pelos favos, sendo lançado contra a parede do extrator, de onde escorre por gravidade até a parte inferior do equipamento, abaixo do suporte de quadros, de onde é canalizado para o decantador.

A decantação


Na decantação, são utilizados tanques decantadores, feitos em aço inox, que podem ser verticais ou horizontais, que podem ter até 300 L de capacidade.

Apresentam diferentes capacidades volumétricas, e são equipados com tampa, e um registro tipo faca na tubulação de drenagem.

O envase


No envase, pode ser usado o próprio decantador, ou um outro tanque de aço inoxidável, com um registro tipo faca na base, usado no corte rápido do mel durante o envase, o que facilita a dosagem adequada na embalagem.

Deve ser instalado a uma altura suficiente para que o trabalho de embalamento seja feito de forma adequada e higiênica.

Mel composto


A fabricação de mel composto é uma forma de agregar valor ao produto, atendendo uma clientela cada vez mais numerosa, interessada em alimentos naturais e de ação terapêutica.

É uma mistura de mel e extratos ou tinturas vegetais, e também de outros subprodutos das abelhas, como extrato de própolis, geléia real e pólen.

Para produzi-lo, o equipamento utilizado é o misturador, cuja principal característica é conseguir homogeneizar produtos com densidades muitos diferentes, como é o caso do mel, mais denso, e os extratos que são líquidos.

Após o processo de mistura, o produto é embalado da mesma maneira que o mel “in natura”, a partir de um tanque envasador, ou mesmo em sistemas automatizados.

O aspecto mercadológico do mel composto está diretamente relacionado aos efeitos de cada produto misturado.

- Própolis: é uma resina que as abelhas coletam nas plantas, e utilizam principalmente para calafetar e impermeabilizar frestas da colmeia, e que tem uma ação desinfetante. É considerada um antibiótico natural. Misturada ao mel, é indicada para gripes, resfriados, distúrbios gastrointestinais como úlceras e outras infecções.

- Agrião: conhecido por sua ação expectorante, o extrato de agrião é usado em mistura com mel e própolis, potencializando sua ação. Indicações: Gripes, resfriados, bronquites e tosses com catarro.

- Eucalipto: potencializa a ação preventiva e curativa da própolis e é recomendado como expectorante potente nas tosses com catarro e em bronquites. Indicações: Gripes, resfriados, bronquites e tosses com catarro.

- Guaco: é uma planta que é conhecida na medicina popular por sua ação anti-inflamatória e fluidificante das vias aéreas superiores. Na mistura com mel e própolis, é indicada para gripes e tosses secas.

- Pólen: é rico em proteínas, aminoácidos, minerais, vitaminas e hormônios. É também uma excelente fonte de energia, por isso, na mistura com mel é indicado para atletas, em diversos tipos de dietas e em períodos de convalescência.

- Geleia real: contém proteínas (18 aminoácidos); vitaminas A, C, D, E e todo o complexo B; e inúmeros minerais. Misturada ao mel é indicada na prevenção de doenças arterioscleróticas, como estimulante sexual, na alimentação de doentes crônicos ou convalescentes, no combate à depressão e à insônia.

Conheça os Cursos CPT da área Apicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Dejair Rodrigues de Oliveira

28 de nov. de 2023

Um Apicultor explicou que misturando duas cores de mel (de floradas distintas) e armazenando a mistura, em uma mesma bisnaga, apos algum tempo eles se separaram, voltando a apresentar as duas faixas de cores bem distintas. Acontece que em um curso de quimica aprendi que isso só ocorre com duas ou mais substâncias diferentes Então, méis de floradas diferentes são substâncias quimicamente distintas ou apenas fases de uma mesma substancia, mas com densidades distuntas?

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de nov. de 2023

Olá, Dejair Rodrigues de Oliveira! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Alex Nelzi

28 de out. de 2022

Boa noite eu gostaria de saber quais são matérias que eu vou precisar para montar uma unidade p/ extração de 40T de mel Vcs podem fazer um orçamento? Ou me indicar alguém Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de out. de 2022

Olá, Alex! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa está tentando contato com você.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT.

Alaides Santos

5 de jun. de 2022

Olá! Li o artigo e fiquei encantada. Estou pensando em adquirir o curso de vocês mas pairou a seguinte dúvida: para fabricar o meles compostos é necessário a atuação de algum profissional especializado? E, se sim, qual seria este? Aguardo um retorno. Parabéns e obrigada!

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de jun. de 2022

Olá, Alaides! Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.

Precisando estou à disposição. Abraços!!

Karina Theodoro

luiz Loiola de Aguiar

15 de jan. de 2022

Gostaria saber qual a quantidade ou em percentual dos sub produtos (Propolis, polen , cera e a Aptoxina), extraidos do mel para efeito da composição do custo produção agragado. para formação do preços de vendas, na porta da propriedade do apilcultor, processador, atacado /industria,varejo

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jan. de 2022

Olá, Luiz! Tudo bem com você?

A empresa CPT trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online e você pode fazê-lo de onde quiser!!

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já está tentando contato com você para te passar maiores informações.

Para conhecer mais sobre a empresa, basta acessar o link a seguir https://www.cpt.com.br/,  nos ligar na nossa central de atendimento no número (31)3899-7000 ou informar seu número de telefone ou WhatsApp aqui nos comentários. Abraço!

Karina Theodoro

Luciana Nikaido Marcassa

28 de jun. de 2021

Olá ! comprei uma garrafa de mel onde na embalagem não está marcado mel, mas a vendedora disse que era. está bem liquido, não faz fio como o mel normal. Tem uma aroma de flor de laranjeira, muito perfumado.Tem as mesmas funções do mel ? Obrigada. Apiário Serra de Minas, em Campestre, sul de Minas , fonte confiável ?

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de jun. de 2021

Olá, Luciana

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Nessas circunstâncias, a melhor orientação que podemos dar a você é que procure em sua cidade um especialista. Devido ao fato de não estarmos presentes para fazer uma correta avaliação.

Atenciosamente,

Erika

Arlindo Manuel Sacaximbi

10 de mai. de 2021

Boa tarde. Sou Angolano, preciso dedicar_me a produção e comercialização do mel. Para efeito, preciso formação à distância e aquisição do equipamento. Com cumprimentos.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mai. de 2021

Olá, Arlindo 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Jean Carlos Rocco

7 de nov. de 2016

Adquiri o livro Manual Prático de Criação de Abelhas do mestre Paulo Sérgio Cavalcante Costa. Estou me formando em Técnico em Agropecuária, aqui na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Este mês estarei apresentando um seminário com base no livro. Recebi a visita de um enxame na minha residência, cerca de quatro meses atrás. Sinto que as abelhas me chamam para exercer esta função com elas. Gratidão pelos excelentes cursos que vocês repassam para nós técnicos e produtores.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de nov. de 2016

Olá Jean Carlos,

Agradecemos muito que tenha gostado dos nosso cursos a distância.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Francisco joosé da Silva.

27 de jun. de 2016

Excelente artigo, gostei muito já tive uma prática de colheita de mel e outra de processamento e tratamento do mel, vou estagiar nesta área.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de jun. de 2016

Olá Francisco,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Francisco joosé da Silva.

18 de jun. de 2016

Excelente artigo! Estarei colhendo mel de Abelhas com ferrão na próxima segunda-feira e também vou para prática na indústria de processamento.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jun. de 2016

Olá Francisco,

Ficamos felizes que nosso conteúdo, tenha lhe auxiliado.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

joaquim coelho

10 de jun. de 2016

Pretendemos montar um entreposto de mel, cera, etc. Gostei da matéria se puderem me ajudar, preciso saber tudo sobre entreposto, como funciona quais materiais usar. Enfim tudo sobre entreposto. Sou presidente da apivale - associação dos apicultores do vale do ribeira.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de jun. de 2016

Olá Joaquim,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!