WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O correto manejo da colmeia aumenta os lucros do apicultor

O apicultor, quando bem orientado quanto as boas práticas de manejo, pode induzir a abelha rainha a botar, aumentando a postura, e seus lucros, de acordo com o desenvolvimento da colmeia

Manejo de colmeias   Artigos Cursos CPT

No Brasil, é fato comprovado que muitos apicultores não preparam suas colmeias para safras futuras. Como resultado desta falta de manejo, eles têm baixa produtividade de mel, deixando de produzir muitos quilos do produto. Essa falta de manejo, no entanto, pode ser facilmente resolvida. Com práticas fáceis, o apicultor pode reverter essa situação aumentando consideravelmente sua produção de mel e, consequentemente, lucros maiores. Para tal, deverá acatar a três fatores decisivos: fornecer alimentação artificial antes da florada, providenciar a substituição anual de rainhas e trocar os favos das colmeias. Sabendo-se que a abelha rainha só bota ovos se houver uma entrada regular de pólen e néctar, indicando estar havendo o início de uma florada, o apicultor, por meio da aplicação da alimentação artificial, poderá induzi-la a botar e, assim, aumentar a postura de acordo com o desenvolvimento da colmeia.

Desenvolvimento da colmeia


O desenvolvimento da colmeia não é tão rápido quanto se imagina. Para ter uma ideia, leva-se aproximadamente 6 dias para que se consiga estimular a rainha e acelerar a postura de ovos. Após a postura, gastam-se mais vinte dias até o nascimento das abelhas. As abelhas recém-nascidas, até chegarem na fase de campeiras, demora cerca de 25 dias. Mas o problema não para por aqui. A rainha só botará seus ovos quando dentro da colmeia existir um ciclo completo, ou seja, uma sequência de castas de abelhas, cada qual exercendo suas funções.

Castas e classes sociais das colmeias


"Dentro de uma colmeia existem três castas distintas: rainha, zangões e operárias.  Encontramos, também, outras cinco classes sociais, que são: faxineiras, nutrizes, construtoras, guardiãs e as campeiras", afirma Etelvina Conceição Almeida da Silva, professora do Curso a Distância Produção de Rainhas e Multiplicação de Enxames. Nesta ordem, definem-se as seguintes funções:

Faxineiras - limpam os alvéolos e prepara-os para a nova postura da rainha.
Nutrizes - cuidam dos ovos e das larvas, e produzem grande quantidade de geleia real.
Construtoras - reformam e constroem os favos da colmeia.
Guardiãs -  zelam pela segurança interma e externa da colmeia, e
Campeiras - cuidam da alimentação necessária ao bom desenvolvimento dentro da colmeia.
Desenvolvimento do enxame x Florada


O tempo necessário para que a colmeia tinja o seu ponto de produção, seguindo os critérios da natureza, é de aproximadamente 50 dias, coincidindo com o fim de várias floradas. Portanto, para não perder tempo e produção, é importante que o produtor dê às colmeias condições de crescerem antes das floradas nativas e não apenas durante elas. No período das floradas, o ideal é colher e estocar mel e não esperar pelo crescimento da colmeia. Ao comparar o crescimento natural de um enxame e o crescimento induzido, observa-se que enquanto o enxame do campo está crescendo (durante a florada), o induzido já está grande e produzindo mel.

Colmeia natural x Colmeia manejada


Observa-se que na natureza o tamanho das células onde nascem as abelhas, com o passar do tempo, ficam cada vez menores, chegando até mesmo ao ponto de as abelhas terem de roer e refazê-las para o nascimento de outras novas. As abelhas que nascem nestas células pequenas, velhas e escuras são naturalmente menores que as abelhas que nascem em células novas, já que as faxineiras não retirarem do alvéolos crisálida (casca da pupa) das abelhas que nascem (apenas limpam e fazem o revestimento). Desta forma, quanto mais abelhas nascerem nestes alvéolos menores, menores serão e, por consequência, menores serão sua capacidade de carga e de voo, não conseguindo competir com abelas que irão nascer em colmeias manejadas.

Manejo da colmeia artificial


1- Aconselha-se a troca de todos os quadros de cera dos ninhos por ano, na medida que o enxame possa puxar a cera e cuidar das futuras crias.

2- Ao colocar a cera no ninho, o apicultor deverá seguir a seguinte ordem: retirar dois quadros do canto, abrir um espaço no centro da colmeia e por os quadros de cera, tomando o cuidado de colocar entre eles um quadro de cria operculado. Os quadros novos devem ficar sempre no meio da caixa, onde é feita o núcleo de cria da colmeia, assim a rainha terá nova base de postura para operários que nascerão maiores que suas irmãs. 50 dias após, ocorrerá a mudança total dos quadros do enxame e este estará com um plantel  de abelhas muito maiores que as anteriores.

3- Só se coloca quadros de cera nas colmeias quando se tem uma entrada regular de alimento. Nunca fazê-lo durante a florada, pois as abelhas não darão tempo para que a rainha bote nestas placas, enchendo-as de mel e provocando um bloqueio de ninho.

4- Na preparação para safras, este manejo pode ser feito quase por inteiro durante a alimentação dos enxames. Quando o enxame estiver com quatro quadros de crias completos, ele aceita e tem condições de trabalhar uma placa de cera; quando atingir seis completos, pode-se introduzir duas de cera.

Alimentação artificial


Durante a alimentação aproveita-se para fazer um severo manejo nos ninhos e substituição dos dos quadros.

- Xaropes: adiciona-se 400 g de açúcar em 1 L de água (não precisa ferver). Caso opte pelo mel, um 1 kg de mel em 9 L de água. Em qualquer destas duas misturas, oferecer às abelhas 60 dias antes das floradas. Ministrar 500 ml deste xarope, individualmente, aos enxames de dois em dois dias. O importante não é o volume e sim a regularidade da entrada do alimento.  

- Ração: a oferta de rações para substituição de pólen natural deve ocorrer seguindo a mesma rotina, desde que não haja entrada regular de pólen. As rações secas e dadas em coletivo são extremamente mais eficientes.

Tamanho da colmeia


Não se deve deixar uma colmeia ficar povoada demais para depois ampliar seu espaço, já que ao começar a preparação para enxamear é muito difícil deter o instinto das abelhas. Além disto, muitos apicultores perdem grande parte de suas rainhas novas por ampliarem o espaço da colmeia muito tarde.

Melgueiras


Uma colmeia está pronta para receber uma melgueira quando esta tem de 8 a 10 quadros cobertos por abelhas, com vários quadros de cria operaculados e está realmente em franco desenvolvimento, ou seja, em crescimento. A colocação de novas melgueiras deve ser feita no início de floradas.

Telas excluidoras


O uso de telas excluidoras se torna necessário para que o apicultor possa dentro da colheita obter um produto de qualidade, livre de crias e, com mais segurança e tranquilidade, efetuar os trabalhos de colheita, sabendo que não estará correndo nenhum risco de matar ou até mesmo levar uma rainha durante a colheita. A tela deverá ser colocada em cima da primeira melgueira, para não limitar a postura da rainha.

Saiba mais sobre o assunto, acessando as matérias abaixo:


Abelhas rainhas controlam a capacidade produtiva da colmeia
De que depende a sobrevivência e o crescimento de uma colmeia?

Entre eles, destacam-se:


Curso CPT Manejo do Apiário - Mais Mel com Qualidade
Curso CPT Planejamento e Implantação de Apiário
Curso CPT Apicultura Migratória - Produção Intensiva de Mel
Curso CPT Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão - Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí
Curso CPT Produção de Rainhas e Multiplicação de Enxames

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Apicultura.

Por Silvana Teixeira
Fonte: Revista Mensagem Doce.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê um Play no vídeo abaixo:
 

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Marcos Antônio valadão

5 de set. de 2023

Legal eu gosto de novidades pois sou um criador abelha

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de set. de 2023

Olá, Marcos Antônio Valadão! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez contato com você, passando informações sobre a área desejada.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Natália Santos

8 de jun. de 2019

Gostaria de saber em que ano foi publicado esse conteúdo?

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de jul. de 2019

Olá Natália Santos,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O artigo em questão foi publicado na data de 01/09/2017.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Jean Carlos Marques Faustino

13 de fev. de 2018

Gostei muito, sou técnico agropecuário e trabalho com assistência técnica com apicultores, mas não tenho muito conhecimento de apicultura.

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de fev. de 2018

Olá Jean Carlos,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Celso de Jesus

18 de out. de 2017

Boa tarde! eu gostaria de saber se na CPT tem algum material, livro ou apostila já pronto para curso de apicultura. Já dividido em módulo, esse curso é para 200horas com 35 pessoas e todos são iniciantes

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de out. de 2017

Olá, Celso.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

SIMONE ALEXANDRE CRUZ

1 de out. de 2017

Boa noite, gostei muito das informações.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de out. de 2017

Olá, Simone.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Airton André Ritter

21 de mai. de 2017

Boa noite, aprendi e recordei muitas coisas que já tinha esquecido, mas a maioria já venho aplicando em meus apiários, valeu pessoal, bgd pelas informações contidas.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de mai. de 2017

Olá Airton,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ANTONIO LOURENÇO PAULINI

26 de abr. de 2017

Gostei muito da explicação.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de abr. de 2017

Olá Antônio,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

jefferson castro de freitas

2 de jun. de 2016

como compra livros

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de jun. de 2016

Olá Jefferson,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

davi barbosa mendes

29 de jul. de 2015

gostaria de saber qual desses cursos de apicultura seria melhor para mim que sou iniciante no ramo apicultura

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de jul. de 2015

Olá, Davi!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT da área Apicultura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

henrique jose silva

16 de fev. de 2015

Sou apicultor e gostaria de receber boletim com informações sobre apicultura. Muito obrigado pela atenção.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de fev. de 2015

Olá, Henrique!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre apicultura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?