WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Mel - embalagens apropriadas para o armazenamento e a comercialização

É recomendado que o mel seja embalado em vasilhames de boca larga. A embalagem deve contar com um rótulo frontal identificando o produto, tipo de florada e sua marca.

Mel - embalagens apropriadas para o armazenamento e a comercialização. Cursos CPT da área Apicultura

 

É recomendado que o mel seja embalado em vasilhames de boca larga para que o consumidor possa consumi-lo mesmo em processo de cristalização. A embalagem do mel deve contar com um rótulo frontal identificando o produto, tipo de florada e sua marca, juntamente com ilustrações atrativas. São permitidas informações sobre a qualidade do mel, cristalização, como torná-lo líquido, dicas de consumo e receitas. Por exigência legal e como forma de orientação ao consumidor, o rótulo deverá conter ainda as seguintes informações:

- Peso líquido.
- Data de envase.
- Origem do produto.
- Razão social da empresa produtora e envasadora.
- Nome fantasia.
- Selo da defesa sanitária.
- Número de registro nos órgãos competentes de fiscalização.
- Validade.

Registro no Ministério da Agricultura

O produto e o rótulo, para estarem aptos à comercialização, deverão estar devidamente registrados no Ministério da Agricultura.

Tipos de Embalagens


Seja em vidros ou em plásticos, o mel pode ser embalado manualmente, direto no registro de saída de mel, embalagem por embalagem. Como o mel é vendido por peso, é aconselhável fazer a pesagem de cada embalagem e de seu conteúdo. Depois a embalagem é fechada. Os potes de plástico têm menor custo que os de vidro, são mais leves e são bastante resistentes. No varejo, porém, a embalagem mais usada é o pote de vidro, considerada mais higiênica pelos consumidores, e que também consegue mostrar com mais fidelidade a coloração, a textura e o brilho do mel, ajudando, inclusive, a destacá-los.

- Potes e bisnaga


Os potes ou as bisnagas devem ser lacrados, utilizando-se um sistema de lacre de plástico, sendo esta também uma forma de garantir a qualidade do produto ao cliente. Para estocagem ou comercialização, as embalagens devem estar limpas. Após o envase, deve-se verificar se não ficaram restos de mel na tampa ou na parte externa. Esses restos atraem insetos e podem fazer com que o consumidor rejeite o produto. As bisnagas são feitas de plástico, possuem bico dosador, que facilita a retirada do produto, e são consideradas pela maioria dos consumidores como a mais prática. Os formatos são variados, assim como a coloração que, na maior parte das vezes, é transparente, e o volume interno, geralmente, é de 280 g.

- Sachês


O sachê é um saquinho plástico, bastante resistente, fechado por meio de uma seladora, contendo 4 g de mel. Os sachês são classificados como embalagem para consumo individual, e podem ser vendidos em fitas, as quais são embaladas em sacolas ou potes de plástico, contendo 250 ou 500 g de mel.

A embalagem em sachê exige uma embaladora apropriada e apesar de ter um custo de implantação mais elevado, esse sistema permite agregar maior valor de mel, que pode ser comercializado por um preço ligeiramente maior por Kg, destinado principalmente ao público infantil.

- Latas de alumínio

Nas vendas por atacado, ou quando se pretende fazer estocagem do mel, geralmente, são utilizadas latas de alumínio, com volume interno de 18 L, que correspondem a 25 Kg de mel. Esse tipo de embalagem conta com revestimento interno apropriado para o armazenamente de alimentos, e oferece a vantagem de ser o facilmente manipulada, transportada e empilhada.

- Balde plástico atóxico

Os baldes plásticos atóxicos também são usados na venda por atacado e para estocagem, como um substituto, cada vez mais presente, das latas de alumínio. São leves, práticos, não amassam, sendo, portanto, mais duráveis, e têm alças para transporte.

- Tambores


A embalagem ideal para transporte e estocagem, em grande quantidade, é o tambor metálico, que tem capacidade para 300 Kg de mel. Internamente, tem um revestimento apropriado para a conservação de alimentos. É a embalagem utilizada na exportação de mel, feita em contêineres.

Quaisquer que sejam os tipos de embalagem adotados, estas deverão ser colocadas em caixas de papelão ondulado, que, por sua vez, serão estocadas em protegido de umidade.

Por Silvana Teixeira.

Conheça os Cursos CPT da área Apicultura.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Oswaldo Bastos Fonseca

5 de nov de 2019

Gostei muito das informacoes, esclarecedoras

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de nov de 2019

Olá, Oswaldo 

Como vai?

Ficamos felizes em saber que o nosso artigo contribuiu para o seu conhecimento.

Acesse o link: https://www.cpt.com.br/busca/cursos/mel e confira os cursos que o CPT disponibilizada na área.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso em questão.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Nancy Cortez

9 de jan de 2019

Poxa estava consumindo há 3 anos um mel que compro na feira. Só outro dia, reparei que estava escrito na embalagem que havia xarope de milho e sabor artificial de mel....como assim? Por favor aonde posso encontrar um mel legítimo? pode ser online. Adoro mel desde criança e sei que é muito bom para a saúde. Gosto de consumir todos os dias.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de jan de 2019

Olá Nancy,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Em loja de produtos naturais você encontra.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

LUIZ ANTONIO VECCHI

19 de jul de 2018

Legal sou apicultor

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de jul de 2018

Olá Luiz,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

José Geraldo Crisóstomo de Sousa

8 de fev de 2018

Aqui em minha casa usa-se bastante mel de abelha. Por praticidade, preferimos aqueles de embalagem tipo bisnaga conta gota, embalagem e 1kg, normalmente com lacre amarelo, conforme foto acima. Normalmente, fica um estinho de mel na embalagem apos o uso. Por várias vezes tentei retirar aquela tampa para aproveitar todo o mel, porém, não consigo desrosquear, ou seja abrir. Como devo procede para conseguir meu objetivo? Obrigado pela atenção, SDS, José Geraldo Crisóstomo.

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de fev de 2018

Olá José Geraldo,

Para aproveitar o restinho de mel da embalagem, basta colocar a mesma em uma vasilha com água, destampada e deixar até começar a ferver. Você consegue retirar o restinho do mel do fundo da embalagem.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Rogério Santos

6 de abr de 2017

Quero fazer treinamento com quem falar, e tem algum grátis na área de apicultura

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de abr de 2017

Olá Rogério,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos a Distância na área Apicultura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Hilario Mande

25 de fev de 2016

Estou em Angola. No ambito das politicas do Governo de Angola para diversificação da economia, e na aposta na produção local, a nossa empresa pretendo, sendo este uma atividade abrangente, efectuar a abertura de um apiário em Angola Provincia do Huambo. Mas, vejo que a vossa instituição fornece a formação especial para a montagem, produção e embalagem ou industrializaçãoo do mel. Podem ser nossos parceiros para formação de tecnicos em Angola? Enviem por favor, custos para vossa deslocação á Angola. ESTamos a VOsso dispor. HILÁRIO MANDE GRUPO HESALQ, LDA - ANGOLA

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de fev de 2016

Olá Hilário,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT da área Apicultura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

edmilson amorim dos santos

4 de fev de 2016

informação sobre vidros para por mel podendo ser também de plástico e de vários tamanhos ...solicito medidas e valores

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de fev de 2016

Olá, Edmilson!

Agradecemos pelo comentário em nosso site. Infelizmente não poderemos atendê-lo. Somos uma empresa especializada na produção de cursos profissionalizantes a distância.

Atenciosamente,

Silvana Teixeira.

Daiane nascimento

2 de set de 2015

Ola, boa noite! Sou estudante de engenharia de alimento, e estou fazendo um trabalho sobre embalagem, e gostaria de saber qual plastico e utilizado para embalar mel em sache? obrigado desde de ja!

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de set de 2015

Olá, Daiane!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para o mel, devem-se utilizar apenas embalagens próprias para o acondicionamento de produtos alimentícios e preferencialmente embalagens novas, pois não se recomenda a reciclagem de embalagens de outros produtos alimentícios (margarina, óleo, etc.). Atualmente, no mercado, existem embalagens específicas para mel, com várias capacidades e formatos. 

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!