WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Mel de abelha é o produto apícola mais importante e com qualidade nutricional única

O apicultor deve ser um conhecedor das técnicas de manejo, desde a produção até o processamento do mel, visando à oferta de um produto de alta qualidade ao consumidor

Os produtos das abelhas são inúmeros, sendo o mel, com suas qualidades nutricionais únicas e um mercado enorme, o mais importante.

A apicultura é, hoje, considerada uma das grandes opções para a agricultura familiar e para pequenos empresários, por proporcionar o aumento de renda, por meio da oportunidade de aproveitamento da potencialidade natural do meio ambiente e de sua capacidade produtiva, como necessidade de pequenas áreas, ciclo curto, exigências de pequenos valores de capital inicial e de recursos para o custeio de manutenção. Esses fatos são vantagens competitivas em relação a outras atividades agrícolas.

Os produtos das abelhas são inúmeros, sendo o mel, com suas qualidades nutricionais únicas e um mercado enorme, o mais importante. Considerado o único produto natural doce que contém açucares, enzimas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à saúde humana é, sem dúvida, um alimento de alto potencial energético e de conhecidas propriedades medicinais.

Depois da colheita dos favos, o apicultor inicia uma fase de grande importância, quando a combinação de cuidados higiênicos necessários à manipulação de alimentos com eficiência e criatividade no processamento e comercialização pode tornar seu negócio muito rentável. Não são poucos os que se limitam a simplesmente colher e embalar o mel em latas de 18 kg, vendendo-o para entrepostos e industrias, no atacado. Especializam-se na produção e tiram o máximo proveito de sua experiência e estrutura.

Depois da colheita dos favos, o apicultor inicia uma fase de grande importância, quando a combinação de cuidados higiênicos  com eficiência no processamento e comercialização pode tornar seu negócio muito rentável.

Outros preferem manter a verticalização da atividade, produzindo, processando e comercializando mel, tentando tirar proveito econômico de todas as etapas. E existem, também, aqueles que acabam se especializando no processamento e na comercialização, abandonando a fase de produção, passando de apicultores a agroindustriais.  

Qualquer que seja a opção do apicultor, um dos momentos mais críticos da atividade é, sem dúvida, a extração e o envasamento, atividades que estarão presentes em qualquer tipo de empresa apícola, das quais depende, em grande parte, a qualidade do mel. O apicultor deverá estar atento à exigência quanto a higiene em seu processamento, características da embalagem, pureza de conteúdo e estado de conservação.

                                               
Com o objetivo de apresentar as técnicas do processamento do mel puro e composto, passo a passo, o CPT – Centro de Produções Técnicas, em parceria com a UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, elaborou o curso “Processamento de Mel Puro e Composto”, no qual você receberá informações do professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, especialista em apicultura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

De garnde procura no mercado, o mel composto é uma mistura perfeitamente homogeneizada de mel, própolis, pólen e extratos vegetais variados, que tem função terapêutica.


Por causa dos crescimento do consumo no Brasil, tem-se mantido aquecidas as vendas no mercado interno, em função de uma elevada demanda por alimentos naturais, nos últimos anos, especialmente pelo mel composto, que tem conseguido aumentar sua presença de forma significativa e já representa a maior parte do produto comercializado. Esse, é uma mistura perfeitamente homogeneizada de mel, própolis, pólen e extratos vegetais variados, que tem função terapêutica, na medicina popular e alternativa, classificado tecnicamente como complemento alimentar.

As indústrias de cosméticos, remédios e alimentos também são grandes clientes dos entrepostos de mel. Processam e comercializam inúmeros produtos que ganharam espaço no mercado. Com isso, o espaço para o  mel “in natura” tem evoluído muito,  surgindo exigências quanto ao tipo produzido, e em relação às variações de floradas.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Michael Herbert Rocha Andrade

27 de mai. de 2012

Os cursos são espetaculares.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mai. de 2012

Olá, Michael!

Agradecemos o seu comentário. 

Não deixe de acessar o site para conferir as novidades em sua área de interesse.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!