
"Instalar um apiário não é tão fácil quanto se pensa, será necessário um levantamento preciso, com visitas a cada local com potencial, para identificação de espécies vegetais cultivadas ou naturais que tenham aptidão apícola", explica o professor Paulo Sérgio Cavalcanti do curso CPT Planejamento e Implantação de Apiário
Deve ser levado em conta o alcance das abelhas na busca de néctar pólen e resinas, que é de aproximadamente 2.500 m de distância da colmeia. Longas distâncias obrigariam as abelhas a consumirem o próprio alimento coletado, pois gastariam muita energia para retornar à colmeia.
Além da distância, será preciso levar em conta a qualidade das floradas, já que existem espécies de plantas que são mais indicadas, enquanto outras são tóxicas. Entre as diversas espécies de plantas cultivadas comercialmente, sejam frutíferas, ornamentais, arbóreas e arbustivas, muitas se destacam na produção do néctar.
No levantamento da vegetação em torno do apiário, o apicultor deverá elaborar um calendário de floradas. Um ano antes da instalação do apiário, a época de floração da área deve ser observada, anotando-se, no calendário, seu início e final.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Apicultura
Por Anna Luiza Mariquito
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.