
O própolis é um potente antiviral, antibacteriano e antifúngico. Além disso, ele é constituído de antioxidantes, que inibem a ação dos radicais livres, responsáveis por danificar células e contribuir com o envelhecimento precoce. E não para por aí! Ele contém flavonoides e terpenos, componentes que fortalecem o sistema imunológico e previnem uma série de doenças.
Fortalece a imunidade
Os compostos presentes no própolis regulam e fortalecem o sistema imunológico, responsável pela produção de anticorpos (glóbulos brancos), que combatem vírus, bactérias e fungos. A ingestão regular de extrato de própolis promove a ativação inicial da resposta imune do organismo contra agentes patogênicos. Na verdade, ele estimula a produção de citocinas, que agem na imunidade do indivíduo.
Combate o câncer
Gotas de própolis, ministradas todos os dias, impedem que vasos sanguíneos alimentadores de células nocivas se desenvolvam. Esse magnífico produto das abelhas inibe a divisão celular das células cancerígenas e interrompe a metástase. Sem falar que o própolis reduz os efeitos colaterais da quimioterapia. Sua ação é comprovada cientificamente na cura de vários tipos de câncer (pele, mama, próstata, cólon, rim, fígado, pâncreas e outros).
Ação anti-inflamatória
O própolis verde apresenta artepillina-C, um incrível composto bioativo com ação anti-inflamatória, utilizado no tratamento de feridas (principalmente como cicatrizante). Sua ministração pode ser via oral ou por aplicação tópica em forma de creme. Além de atuar em inflamações da pele (dermatites), o própolis apresenta eficiência, comprovada por cientistas, no tratamento de queimaduras (1° e 2° graus).
Ação antibiótica
Há séculos, o própolis é utilizado na medicina alternativa, como antisséptico, por apresentar ácidos fenólicos e terpenos. Além disso, desde a antiguidade, ele mostra resultados surpreendentes como antibiótico natural, pois extermina vários tipos de bactérias, até mesmo as que contaminam o trato respiratório. Não é mera coincidência que o própolis trata dores de garganta, gripes e resfriados.
Ação antioxidante
Os flavonoides e polifenólicos presentes no própolis apresentam ação antioxidante. Isso significa que a ingestão frequente de própolis auxilia no combate aos radicais livres. Estas moléculas instáveis causam lesões oxidativas no organismo humano, que resultam em uma série de doenças degenerativas. Sendo assim, esse imbatível produto terapêutico contribui com a manutenção da saúde do indivíduo.
Conheça os Cursos CPT da Área Apicultura:
Produção e Processamento de Própolis e Cera
Produção de Pólen e Geleia Real
Apiterapia - Tratamento com Produtos das Abelhas
Fontes: saude.abril.com.br; minhavida.com.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.