WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criar abelhas sem ferrão na cidade ajuda o meio ambiente

A criação de abelhas sem ferrão é uma atividade denominada meliponicultura e ainda é pouco praticada no nosso país, o que a coloca como uma oportunidade altamente rentável

Espécie de abelha sem ferrão

As abelhas são um dos insetos que mais trazem benefícios ao homem. Além de produzirem alimentos riquíssimos em nutrientes, tais como o mel, pólen, própolis e geleia real, elas também trabalham intensamente no processo de polinização das flores, um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade vegetal do planeta e um dos fatores decisivos para a alta produção nas plantações.

 O maior entrave para a criação de abelhas, muitas vezes, consiste na sua potente ferroada, tão dolorosa para todos e altamente perigosa para os alérgicos. Em virtude disso, e com o objetivo de explorar com segurança e mais praticidade todos os benefícios que esses minúsculos serem são capazes de promover, no Brasil tem aumentado, cada vez mais, o número de criadouros de abelhas sem ferrão, os quais podem ser instalados em ambiente urbano e, melhor ainda, em casa.

A criação de abelhas sem ferrão é uma atividade denominada meliponicultura e ainda é pouco praticada no nosso país, o que a coloca como uma oportunidade altamente rentável. Ana Maria Waldschmidt e Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professores do Curso CPT a Distância Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão, explicam que ele “A produção deste mel é muito limitada, ficando a cargo de regiões onde existem estas abelhas; sendo assim, torna-se um produto raro, por que só pode ser produzido em locais onde existam florestas tropicais ou subtropicais nativas. A alta cotação do preço do mel das meliponídeas no mercado varia, ainda, dependendo da espécie.”

Conheça alguns cuidados importantes para o sucesso dessa atividade. 

Como criar abelhas sem ferrão

- É preciso que o local escolhido para montar o criadouro seja próximo a uma vegetação abundante, como parques, praças, reservas, entre outros.

- Para iniciar a criação, disponha de três ou quatro colmeias apenas até que adquirir experiência suficiente para expandir.

- Além da vegetação abundante, é indispensável a presença de árvores frutíferas nas proximidades para a alimentação das abelhas.

- Manter as colmeias abrigadas do sol entre as 10 da manhã e 3 da tarde.

- Algumas espécies, como Jatair, Marmelada e Mandaguari, têm uma capacidade de adaptação maior quando criadas em ambiente urbano. Escolha-as.

- Escolher espécies nativas da mesma região onde o criadouro será instalado. Por exemplo, caso este for montado no sudeste, não utilizar espécies nordestinas ou nortista.

 

Conheça sobre o assunto adquirindo os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área de apicultura.

 

 

Curso Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão - Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí

Curso Planejamento e Implantação de Apiário

Curso Manejo do Apiário - Mais Mel com Qualidade

 

Fonte: Globo Rural - revistagloborural.globo.com

Por Bruna Falcone Zauza

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Fábio José Wiedenhoft

28 de dez. de 2021

Moro em Canoas RS, tenho um sítio de 2000m quadrados, à sete km do centro da cidade , ou seja quase zona urbana, gostaria de saber qual o tipo de abelha sem ferrão e qual o curso que me indicaria para fazer. Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de fev. de 2022

Olá, Fábio! Tudo bem? 

Agradeço sua visita! :) 

Há centenas de espécies de abelhas sem ferrão em regiões tropicais e subtropicais do mundo. Jataí, Mandaçaia, Uruçu, Guaraipo, Manduri, Bugia, Mirim e centenas de outras espécies fazem parte do fascinante mundo das abelhas sem ferrão, que nativas do Brasil e também conhecidas como abelhas indígenas. 

O CPT possui um curso de Criação de Abelhas que com certeza irá te auxiliar! 

Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com mais informações sobre o curso. 

Abraço! 

Lorena 

Gleice de Castilho Fonseca Corrêa

19 de set. de 2021

Sempre ouço falar que a população de abelhas está diminuindo devido ao desmatamento, poluição entre outros fatores aos quais o ser humano vêm causando. E devido a isso estamos destruindo nossa própria subsistência futura. E ao assistir uma reportagem no Domingo no Globo rural, percebi que é possível criar abelhas mesmo morando em uma área urbana. Desta forma, gostaria de aprender sobre como criar abelhas sem ferrão no meio urbano e poder contribuir com o meio ambiente.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de out. de 2021

Olá, Gleice! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos! 

Fico feliz com sua visita! :)

O CPT possui Curso Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão - Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí que pode te auxiliar bastante. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!