
Na natureza, as colméias podem ser encontradas em diversos locais. Os mais comuns são: ocos de árvores, cupinzeiros desocupados, buracos de barrancos e no beiral de telhados.
Dentro da colméia vive uma sociedade dividida em castas, onde as abelhas do sexo feminino dominam: a abelha rainha e as abelhas operárias de quem depende toda a vida na colméia e os zangões, que são os machos, e têm como única função a reprodução.
A rainha é produzida a partir de uma larva de abelhas operárias. Na célula real, mais conhecida como realeira, é fornecida uma dieta especial, à base de geléia real, que a tornará uma fêmea, diferenciando-a das operárias.
A rainha domina toda a população da colméia por meio de uma substância exalada denominada feromônio, que mantêm a unidade da colméia e um grupo de abelhas a acompanha para alimentá-la e cuidar de sua higiene.
As abelhas operárias cuidam da colméia, fazendo todo tipo de atividade: higiene, busca de alimento e água, coleta de pólen, néctar (transformado em mel) e resinas (que compõem a própolis).
Já os zangões são do sexo masculino; não possuem ferrão e têm como função a reprodução. Eles fazem voos diários em torno da colméia e são atraídos pelo feromônio sexual da rainha. Se a encontram e conseguem fazer a cópula, morrem logo após.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Apicultura
Por Anna Luiza Mariquito
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.