WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como e quando coletar a própolis nas colmeias?

A melhor época para coletar a própolis é o outono, quando a colmeia necessita defender-se mais dos predadores e do frio

Como e quando coletar a própolis nas colmeias?   Artigos Cursos CPT

 

A melhor época para coletar a própolis é o outono, quando a colmeia necessita defender-se mais dos predadores e do frio. No inverno, especialmente em regiões mais frias, não se deve coletar a própolis na colmeia, para não deixá-la desprotegida, exposta às variações de temperatura. É recomendável iniciar a coleta somente no início da primavera, aproveitando para fazer a revisão preparativa para a safra de mel da primavera. “As colmeias propolizadoras são as primeiras a encherem as melgueiras com o mel”, afirma Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso a Distância CPT Produção e Processamento de Própolis e Cera, em Livro+DVD e Curso Online.

São muitas as maneiras de se coletar própolis, as quais dependem do método de produção adotado. A coleta pode variar desde a raspagem, durante o manejo da colmeia até o transporte dos coletores para uma sala de coleta, que deve ser preparada para este fim.

A raspagem é utilizada na coleta da própolis em frestas, tampas, quadros e alvados da colmeia. Essa deve ser feita com material de metal inoxidável, tomando o cuidado de não retirar pedaços de madeira que estejam envolvidos com tinta usada na pintura da colmeia. A própolis após ser retirada, deve ser separada de impurezas vindas na raspa e armazenada em saco plástico.

Caso faça opção por levar os coletores para a sala de processamento apícola, eles deverão ser transportados dentro de um plástico e retirado do coletor após 24 horas de resfriamento. Tanto a coleta, quanto a raspagem devem ser realizadas nas horas de temperaturas mais baixas, nas primeiras horas do dia, para maior facilidade na retirada da própolis, que se torna pegajosa em temperaturas elevadas.

A própolis fresca não deve ser comprimida ou embolada, ser exposta ao sol, água e partes da colmeia como quadros, tampas e outros.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Apicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ageuvenancio ferreira

23 de ago. de 2020

Quero mais IMFORMACAO

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de ago. de 2020

Olá, Ageuvenancio!

Agradecemos sua visita a nosso site!

Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos! Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!