WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como descrever a vida nas colmeias?

Em uma colmeia vive uma sociedade dividida em castas. Estão ali presentes a abelha rainha; as operárias, de quem depende toda a vida na colmeia; e os zangões, que têm como única função a reprodução

Como descrever a vida nas colmeias?   Artigos Cursos CPT

Em uma colmeia vive uma sociedade dividida em castas, onde as abelhas do sexo feminino dominam. Estão ali presentes a abelha rainha e as operárias, de quem depende toda a vida na colmeia.


“Já os zangões, que são os machos e têm como única função a reprodução, dependem das operárias para sobreviver”, afirma Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso CPT Produção de Pólen e Geleia Real


A rainha é produzida pelas próprias abelhas operárias. A larva da rainha se desenvolvem em uma célula de criação muito maior que um alvéolo de operária. Na célula real, mais conhecida como realeira, é fornecida uma dieta especial, à base de geleia real, que a tornará uma rainha, diferenciando-se das operárias.


Essa geleia é secretada pelas próprias abelhas que cuidam da futura rainha. Depois do voo nupcial, a rainha passa a fazer posturas, podendo colocar de dois a três mil ovos por dia, com boa fecundidade até o terceiro ano de vida. Ela domina toda a população da colmeia por meio de uma substância exalada denominada feromônio, que mantém a unidade da colmeia.

As operárias cuidam da colmeia, fazendo todo tipo de atividade: higiene, busca de alimento e água, coleta de pólen (fonte proteínas da dieta), néctar (transformado em mel) e resinas (que compõem a própolis). Elas também secretam e moldam a cera, para a construção dos favos, alimentam a rainha e os zangões, e cuidam das larvas até seu nascimento.

Quanto aos zangões, eles não possuem ferrão e dependem do alimento (mel e pólen) elaborado pelas operárias, podendo ser expulsos da colmeia em épocas de escassez de alimento. Outra característica importante é que o zangão morre após a cópula com uma rainha. O zangão adulto não é alimentado pelas operárias. Somente a rainha é alimentada através da teofalax (boca a boca), durante toda a sua vida.

Para chegar até a fase adulta, a abelha passa por diversas transformações, chamadas de metamorfose, seguindo a sequencia de ovo, larva, pré-pupa, pupa e adulto. Ao todo, são 21 dias entre a postura e o nascimento de uma abelha operária, 16 dias para a rainha e 24 dias para o zangão.

Vale a pena observar que esse ciclo evolutivo está baseado no desenvolvimento das abelhas europeias. As abelhas africanas nascem, normalmente, com um dia a menos. Ao longo da vida da operária, ela exerce diversas funções dentro e fora da colmeia.


Em geral, as operárias, em períodos de floradas, vivem até cerca de 42 dias de idade, iniciando sua vida de campeira a partir de 20 dias após seu nascimento. Esse tempo de vida pode se alongar mais na entressafra de flores, quando o trabalho da operária como campeira se reduz significativamente, e ela passa a maior parte do tempo no interior da colmeia.

Quando a rainha envelhece, diminui a produção de feromônio, o que afeta diretamente a unidade da colmeia. Sentindo o menor efeito do feromônio, as próprias operárias tratam de produzir uma nova rainha. Constroem uma ou mais realeiras, a partir da identificação de larvas ideais para a produção de rainhas. Portanto, identificam as larvas, destroem os opérculos e constroem as realeiras, as quais serão alimentadas com geleia real, até o nascimento de uma nova rainha. A primeira que nasce imediatamente destrói as outras realeiras, para que nenhuma rival possa nascer.

A colmeia, então, fica com duas rainhas: a antiga, ainda viva, e a mais jovem. Nesse momento, podem ocorrer duas situações distintas com a família que está trocando ou puxando novas rainhas. Uma delas é quando a família está trocando a rainha velha, pois esta não está mais cumprindo com a sua função reprodutiva na comunidade. Neste caso, elas matam a rainha velha ou a expulsam do enxame e não lhe fornecem mais alimentos.


Em outra situação, pode ocorrer um fenômeno conhecido como enxameação, que é causado por diversos motivos, tais como: flata de espaço para o desenvolvimento da colmeia, favos velhos e defeituosos, rainhas velhas (neste caso, duas princesas sobreviverão: uma permanecerá na colmeia e a outra acompanhará metade do enxame), instinto enxameatório (predominante entre as abelhas africanas), etc. Portanto, um enxame pode se dividir (enxameação) sem que, necessariamente, a rainha esteja velha ou improdutiva.

Este fenômeno de enxameação, tende a acontecer mais ao final das floradas, quando as reservas alimentares da colmeia estão elevadas. Também pode ocorrer por falta de espaço na colmeia que se vê obrigada a fazer uma divisão. Esse fenômeno é o responsável pela multiplicação e distribuição das abelhas.

Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- De onde vem a própolis e como ela é utilizada pelas abelhas?


Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Apicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Rogério Conceição do Espírito Santo

24 de jul. de 2023

Muito interessante esse artigo sobre esses seres tão organizados e produtivos, trabalhadoras incansáveis que são as abelhas. Penso um dia poder manter uma colméia no sítio

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de jul. de 2023

Olá, Rogério Conceição do Espírito Santo! Como vai?


Agradeço sua visita em nosso site!



Realmente é incrível o trabalho das abelhas!


Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?