
As abelhas sem ferrão produzem méis de sabores variados e muito apreciados por quem conhece. Enquanto coletam néctar para produzi-lo, essas abelhas polinizam flores e ajudam a biodiversidade. Como muitas dessas espécies produzem mel saboroso, é muito grande a procura pelos próprios meleiros, que retiram o mel destruindo a colmeia, assim contribuindo para a extinção dessas abelhas em algumas regiões.
A criação dessas abelhas e a sua exploração racional, podem contribuir para a preservação das espécies e dar ao meliponicultor oportunidade de obter mel de qualidade. O mel das abelhas sem ferrão contém mais umidade do que o de Apis mellifera e, por isso, pode fermentar com mais facilidade. No entanto, as meliponídeas adicionam propriedades provenientes de glândulas salivares que dão uma característica de leve acidez ao sabor, tornando-o não enjoativo.
O mel das abelhas sem ferrão é considerado o mais delicioso que existe, além de ser diferenciado por sua consistência, aroma, coloração e sabor. Além disso, quase todas as características físico-químicas desse mel atendem aos padrões exigidos pela legislação brasileira, com base no mel da Apis mellifera.
Uma das grandes vantagens do mel das abelhas sem ferrão refere-se ao teor de açúcar do mel das melíponas e trigonas, menor que o mel das Apis, chegando a 70%. Tem maior concentração de levulose, um açúcar mais doce que a sacarose. Já o teor de água é maior, variando entre 23 e 30%, conforme a espécie. Esse mel possui, também, uma elevada atividade antibacteriana e é tradicionalmente usado contra doenças pulmonares, resfriado, gripe, fraqueza e infecções de olhos, em várias regiões do país.
No entanto, o conteúdo de água presente nestes méis é uma das características mais marcantes, geralmente apresentando valor superior a o exigido pela legislação brasileira, o que aumenta a possibilidade de multiplicação dos microrganismos presentes, acarretando na sua fermentação e consequente deterioração. Os principais microrganismos responsáveis pela fermentação do mel são as leveduras e bolores, alterando as características organolépticas e químicas do produto.
A adoção de métodos de manejo, colheita e beneficiamento do mel não obedecendo às BPFs (Boas Práticas de Fabricação), associados à umidade elevada (21 a 45%) e à presença de microrganismos podem acarretar problemas de conservação. Por isso, todo o cuidado é pouco. Após sua retirada, em poucos dias, mantido à temperatura ambiente, pode fermentar, sendo necessário seu armazenamento em geladeira. Infelizmente, a produção deste mel é muito limitada, ficando a cargo de regiões onde existem estas abelhas. Sendo assim, torna-se um produto raro, porque só pode ser produzido em locais onde existam florestas tropicais ou subtropicais nativas. A alta cotação do preço do mel das meliponídeas no mercado varia em média, de R$ 15,00 a 90,00 cada litro, dependendo da espécie.
Acesse os links abaixo e conheça mais sobre as abelhas
Anatomia das abelhas
O mercado do mel no Brasil
Abelhas sem ferrão e com ferrão
Funções da rainha
Funções do zangão e das operárias
Termorregulação da colmeia
A dança em busca de alimento
ABELHAS SEM FERRÃO
Critérios de escolha das espécies para a criação
Requisitos ideiais para a criação
Vantagens e dificuldades quanto à sua criação
ESPÉCIES DE ABELHAS SEM FERRÃO
Abelha-Limão (Lestrimelitta limao)
Boca-de-Sapo (Partamona helleri)
Borá (Tetragona clavipes)
Guarupu (Melipona bicolor)
Guiruçu (Schwarziana quadripunctata)
Iraí (Nannotrigona testaceicornes)
Irapuã (Trigona spinipes)
Jataí (Tetragonisca angustula)
Jataí-da-Terra (Paratrigona subnuda)
Lambe-Olhos (Leurotrigona muelleri)
Mandaçaia (Melipona mandacaia)
Manduri (Melipona marginata)
Marmelada Amarela (Frieseomelitta varia)
Mirim-Preguiça (Friesella Schrottkyi)
Mombucão (Cephalotrigona capitata)
Tataíra (Oxytrigona tataira tataira)
Tubuna (Scaptotrigona bipunctata)
Uruçu (Melipona scutellaris)
ABELHAS COM FERRÃO
Origem da Apis mellifera e mecanismo de defesa
Gênero Apis e sua distribuição no mundo
Como as Apis mellifera se comunicam
ESPÉCIES DE ABELHAS COM FERRÃO
Abelha-Africana (Apis mellifera scutellata)
Abelhas Africanizadas (Africana+Europeia)
Abelha-Carnica (Apis mellifera carnica)
Abelha-Caucasiana (Apis mellifera caucasica)
Abelha-Europeia (Apis mellifera mellifera)
Abelha-Italiana (Apis mellifera ligustica)
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT da área Apicultura.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Embrapa, USP, WebBee e Wikipédia
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Emerson Cardoso Barros
3 de jan. de 2022Tem contra indicações desse mel de arapua?

Resposta do Portal Cursos CPT
1 de fev. de 2022Olá, Emerson! Tudo bem?
Agradeço sua visita! :)

Gilberto José Costa
21 de ago. de 2021Gostei da matéria, e me interessei por começar a explorar esse tipo de negócio. Acontece, é que não tenho nenhuma experiência sobre como começar. Me disseram, que algumas dessas abelhas se alimentam de fezes, e por isso o mel pode ser tóxico? isso procede? Preciso, se puderem, que me mandem informações sobre o cultivo, captura etc sobre essas abelhas. Muito Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de ago. de 2021Olá, Gilberto! Como vai?
Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)
Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos que serão fundamentais para ajudar você nessa questão.
Forte abraço!
Marcela Teixeira

Djalma Ferreira Damasceno
13 de mar. de 2021Muito bom gostei sou leigo mais sou um amante das abelhas tanto com ferrão como também as sem ferrão. Gostaria de receber mais informações sobre esses bichinhos tão abençoados por DEUS desde já sou grato e DEUS abençoe a todos

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de mar. de 2021Olá, Djalma
Como vai?
Como você deseja dicas na área, enviaremos para o seu e-mail a partir de agora nosso boletim informativo. Nele você receberá importantes artigos na área.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika

Sérgio ponsam
20 de jun. de 2018Muito interessante. Gostaria de mais informações sobre abelhas sem ferrão.

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de jun. de 2018Bom dia Sérgio,
Para mais informações, cadastramos seu e-mail em nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman