WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Abelhas sem ferrão: critérios de escolha das espécies para a criação

A espécie escolhida para a criação deverá obedecer ao critério de escolha do local de instalação do meliponário

Abelhas sem ferrão - critérios de escolha das espécies para a criação   CPT


A espécie escolhida para a criação deverá obedecer ao critério de escolha do local de instalação do meliponário. No entanto, o meliponicultor deverá adotar alguns cuidados essenciais para manter colmeias vantajosas.

Na escolha das espécies que serão criadas, deve-se dar preferência às que são nativas da região onde está o meliponário, ou, em todo caso, as espécies procedentes de áreas vizinhas ou de ecologia compatível.

Será necessário, também, que tais abelhas sejam escolhidas de acordo com a finalidade que se deseja, ou seja, lazer, ornamentação, pesquisa ou fins comerciais.

Se a finalidade for a produção de mel, o meliponicultor poderá optar por uma só espécie, que seja abundante na região, conseguindo, com isso, uma quantidade maior de enxames e mais rapidez na montagem do meliponário.

No entanto, se o meliponicultor optar pela criação de mais de uma espécie, não haverá problema, porém será necessária uma flora apícola adequada.

As meliponídeas são estritamente adaptadas às condições ecológicas locais. Provavelmente, essa adaptação está relacionada com a capacidade dessas abelhas de, até certo ponto, contrabalancear efeitos desfavoráveis da consanguinidade nas regiões onde são nativas.

As mais comuns são a Jandaíra Negra da Amazônia (Melípona compressipes manaosensis), a Tiúba (M. compressipes fasciculata), a Turuçu (M. fuligonosa), a Jandaíra Nordestina (M. subnitida), a Manduri (M.d ´orbinyi), a Guaraipo (M. bicolor schenki), a Mandaçaia Menor (M. mandacaia) e a Mirim do Sul (Plebeia emerina), entre outras.

Entretanto, existem espécies que fogem a essa regra, podendo ser criadas, eventualmente, em regiões diferentes. Exemplo disso são as espécies de abelhas indígenas da floresta litorânea úmida do Nordeste, como a Uruçu Nordestina (M. scutellaris), existente do Ceará à região litorânea (RJ).

A Uruçu poderia se adaptar bem a outras áreas florestais úmidas. A Uruçu Amarela do Planalto Central (M. rufiventris rufiventris) é outro exemplo, vivendo em cerrados, que tem preferência pela vegetação aberta. Essa abelha poderia se adaptar ao Nordeste do Estado de São Paulo, onde já houve enormes cerrados.

Há, ainda, a Jataí (Tetragonisca angustula) que vive na maior parte do Brasil e da América Tropical, sendo muito importante, por sua produção de mel que dispensa praticamente a pasteurização.

Por ser uma abelha resistente e de fácil manutenção e multiplicação, eventualmente, pode fornecer potes de samora ou saburá (pólen) e de mel às colônias fracas de outras espécies, além de se adaptar a diferentes regiões.

Existem, entretanto, espécies que não devem ser criadas no meliponário, como a abelha Irapoá (Trigona spinipes), que é prejudicial a algumas culturas, pois corta os botões florais de várias plantas, principalmente citrus, utilizando os botões para a construção dos ninhos.

As abelhas Limão (Lestrimellita), conhecidas também como Iratim, não possuem estruturas para a coleta de alimentos, sobrevivendo de saques a outras colônias; e as abelhas Caga-fogo (Oxytrigona tataíra), que se defendem liberando uma substância que, em contato com a pele, provoca sérias queimaduras por ácido fórmico.

Dentre os meliponídeos conhecidos, alguns têm demonstrado potencial para a produção de mel e pólen. A reputação do mel de Uruçu e Mandaçaia é conhecida em meio aos consumidores.

 

Conheça os Cursos CPT da área Apicultura.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Embrapa, USP, WebBee e Wikipédia

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ailton Cardoso varjão

27 de abr. de 2023

Muito boa leitura , tenho um sítio em domingos Martins região das montanhas capixaba ES com um bom pasto de mata nativa , estou a 500/600 m altitude região que Eno inverno chega a 10 graus , qual o tipo de abelhas sem ferrão se adapta melhor para produção de mel e multiplicação Agradeço se puderem me orientar

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de abr. de 2023

Olá, Ailton Cardoso Varjão! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Acesse o link e conheça mais sobre o nosso curso online Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão - Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí

https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodeabelhas/criacao-de-abelhas-nativas-sem-ferrao-urucu-mandacaia-jatai-e-irai


Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Jorge Luiz Vieira

27 de jun. de 2022

Não sou criador experiente, tenho 2 caixas de jataí e uma de tubuna, em uma propriedade em Guapinirim-RJ. Localizei uma colônia (provavelmente de mandaçaia), em um muro oco em são paulo, capital, estou instalando isca (garrafa pet), tentando uma nova colônia.

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de jul. de 2022

Olá, Jorge.

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Confira nosso artigo sobre criação de abelhas  https://bit.ly/3clfoGh, acreditamos que possa te ajudar. Caso possua interesse, também temos cursos voltados a apicultura https://bit.ly/3uPO751.

Atenciosamente,

Equipe CPT

RUTE DE SOUZA

22 de abr. de 2022

Ganhei uma cx com abelha jatai, e não sei quase nada sobre elas.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de mai. de 2022

Olá, Rute! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site! 

As abelhas jataís, também chamadas de abelhas indígenas, são nativas do Brasil. Pertencem à espécie dos meliponídeos, cientificamente conhecidas por Tetragonisca angustula. 

Conheça o Curso CPT Criação de Abelhas, nele você irá aprender todas as técnicas de criação e lucratividade!

Para saber mais, acesse o link: https://bit.ly/3NhsXn8

Abraço! 

Ingrid Filomeno 

Robert lima campos

4 de fev. de 2021

Ola. Gostaria de uma sugestão, estou querendo iniciar a criação de abelha em minha residência com fins somente para o mel de consumo, gostaria da indicação de qual espécie sem ferrão poderia iniciar . Obrigado desde já.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de fev. de 2021

Olá, Robert

Tudo bem?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para você.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?