WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Abelha produz mais quando o produtor realiza um manejo racional da colmeia

Para ocupar e ter sucesso nesse mercado, o apicultor precisa ter uma boa infraestrutura e aplicar as melhores técnicas de manejo

Os produtos das abelhas são inúmeros. Começando pelo mel com suas qualidades nutricionais únicas e um mercado enorme.

Os produtos das abelhas são inúmeros. Começando pelo mel com suas qualidades nutricionais únicas e um mercado enorme; passando pela própolis, que tem uso medicinal; pela geleia real que é um superalimento; e, ainda, o pólen; a apitoxina, com seu potencial de uso farmacêutico; e pela cera, sem contar os serviços de polinização que as abelhas podem prestar para a agricultura.

Entretanto, obter esses produtos a partir de colmeias, de forma rentável, depende de dois fatores básicos: o planejamento e a  instalação do apiário de forma racional, e o uso de tecnologias de manejo adequadas. Isso serve tanto para os iniciantes, como para os apicultores mais experientes, que querem melhorar ou ampliar seu apiário. Tanto o correto manejo, como a obtenção das ferramentas adequadas, constituem a melhor forma de racionalizar os gastos de implantação e, posteriormente, fazer com que o apiário seja produtivo.   

O trabalho do apicultor, além de colher mel na hora certa, ajuda as abelhas a resistirem aos tempos de falta de alimentos, mantendo uma boa população, para poder beneficiar-se nos estágios em que as colmeias se encontram no pico de produção. Para avaliar corretamente uma colmeia, basta saber que, em bom estado, essa deve ter entre seis e oito quadros com posturas, larvas e pupas, e dois a quatro quadros com mel. Pequenas variações  abaixo desse parâmetro são aceitáveis ao final da entressafra.

Obter os produtos a partir de colmeias, de forma rentável, depende de dois fatores básicos: o planejamento e a  instalação do apiário de forma racional, e o uso de tecnologias de manejo adequadas.

As colmeias devem ser verificadas, periodicamente, avaliando-se o estado de saúde, sendo o manejo das colmeias de um apiário móvel e um fixo bastante semelhantes. A principal diferença é que, no móvel, o grau de intensificação do manejo é maior, necessitando que o apicultor interceda mais vezes.

Uma questão fundamental, na colheita do mel e no transporte, é higiene. Por ser um produto alimentício, o mel merece todos os cuidados  no seu manuseio. Assim, deve-se seguir as exigências legais do processo, que visam garantir a qualidade ao produto que será entregue ao consumidor. O apicultor deve sempre estar atento aos dados contidos nas instruções, de modo a garantir ao seu produto a qualidade necessária para a comercialização.      

Com o objetivo de informar sobre as técnica de manejo para um bom desempenho de um apiário, o CPT – Centro de Produções Técnicas, em convênio com a UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, elaborou o curso “Manejo do Apiário – Mais Mel com Qualidade”  no qual você receberá informações do professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, especialista em apicultura, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A colheita do mel é um dos momentos mais importantes, merecendo atenção especial, pois é quando o apicultor obtém os frutos de seu trabalho. Por meio das avaliações periódicas e revisão das melgueiras, o produtor poderá perceber o momento mais adequado para se iniciar uma colheita.   Sendo que a época da colheita depende da duração das floradas, que irão variar de acordo com a região e das espécies de plantas, o que, geralmente, ocorre na primavera e verão .

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Wilson Dias

14 de nov. de 2016

Gostaria de saber quantas colheitas de mel da pra fazer por ano?

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de nov. de 2016

Olá Wilson,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Embora no Brasil possamos, praticamente, colher mel durante todo o ano, há dois períodos principais: maio/ junho e outubro/janeiro.

Desde que esteja maduro, o mel já pode ser colhido logo que termine a florada e desde que deixemos o suficiente para as abelhas com ele se alimentarem durante o inverno ou até a nova florada, para que, depois, não haja necessidade de fazermos alimentação artificial. 

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!