Atualmente, no ramo odontológico, o oferecimento de serviços especializados é uma tendência e um dos caminhos para se posicionar no mercado, frente à grande oferta de profissionais cirurgiões-dentistas. É claro que as afinidades do profissional por determinada área precisa ser levada em conta. Mas não se pode esquecer de levar em consideração a maior carência por determinada área.
Mais uma vez, o conhecimento do mercado será valioso para que o dentista possa avaliar, com segurança, qual é a área mais promissora para a qual deverão ser ofertados serviços de especialização, como Endodontia, Dentística restauradora, Implantodontia, entre outros. O profissional cirurgião-dentista poderá se especializar em qualquer área da Odontologia, como Prótese bucomaxilofacial ou Prótese dental.
Especialização profissional
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, o profissional cirurgião-dentista poderá se especializar em qualquer área da Odontologia. Entretanto, cada profissional poderá atuar em, no máximo, 2 das 19 especializações abaixo:
1.Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial;
2.Dentística restauradora;
3.Disfunção temporomandibular e dor orofacial;
4.Endodontia;
5.Estomatologia;
6.Implantodontia;
7.Odontologia legal;
8.Odontologia do trabalho;
9.Odontologia para pacientes com necessidades especiais;
10.Odontogeriatria;
11.Odontopediatria;
12.Ortodontia;
13.Ortopedia funcional dos maxilares;
14.Patologia bucal;
15.Periodontia;
16.Prótese bucomaxilofacial;
17.Prótese dental;
18.Radiografia/imagenologia dentomaxilofacial;
19.Saúde coletiva.
O profissional cirurgião-dentista poderá se especializar em qualquer área da Odontologia, como Prótese bucomaxilofacial ou Prótese dental.
Criação da marca
Ao planejar a criação do seu consultório odontológico, você precisará levar em consideração o nome que terá o seu estabelecimento, ou melhor, a sua marca. Atualmente, é muito comum usar parte do nome do cirurgião-dentista como parte do nome do consultório odontológico.
Exemplos:
Consultório odontológico do doutor <nome do cirurgião-dentista>
Doutor <nome do cirurgião-dentista> cirurgião-dentista
Em muitos casos, o nome do consultório odontológico não possui nenhum vínculo com o nome do cirurgião-dentista.
Exemplos:
Consultório odontológico <nome do consultório>
<nome do consultório> (sem a expressão “consultório odontológico”)
Quando o nome do consultório não se encontra vinculado ao nome do cirurgião-dentista, é comum fazer uso da logomarca. A logomarca é um símbolo visual do empreendimento, que permite estabelecer referências ao consultório odontológico, sem que o seu nome seja pronunciado.
No caso de consultórios odontológicos, é muito comum a logomarca ser constituída pelo nome do consultório e mais um símbolo representativo de um dente ou de um sorriso. Sendo assim, fica evidente a importância de uma logomarca para o seu consultório, devendo esta ser criada de forma que, no futuro, ela possa ser, para seus pacientes, sinônimo de competência, honestidade e qualidade.
Para obter sucesso profissional, cabe ao dentista cuidar para que seus fiéis pacientes sejam bem tratados e atendidos e, assim, possam fazer uma propaganda positiva do consultório odontológico.
Captação da clientela
A captação da clientela deverá ser feita por meio de campanhas de publicidade e propaganda. Você precisa adotar estratégias para que o seu consultório seja “percebido”, “enxergado” pela população. Se você fez uma pesquisa de mercado, já deu o primeiro passo, pois as pessoas já sabem da sua intenção e, de certa forma, esperam pela concretização da montagem do seu consultório.
Outra maneira de divulgar o seu consultório será por meio dos canais da mídia, como internet, TV, rádio, jornais, revistas e periódicos. Da mesma forma, a participação em campanhas comunitárias, eventos regionais, e redes sociais são uma forma interessante e moderna de se mostrar presente e de divulgar os seus serviços. Considere, também, a possibilidade de fazer palestras em escolas, abordando temas de saúde pública.
Lembre-se de que a saúde dental é um assunto de saúde pública. Ao se apresentar como cirurgião-dentista e abordar os cuidados básicos com os dentes, você estará se mostrando para o mercado e apresentando a marca do seu consultório. E não esqueça: utilize seus próprios pacientes para fazer uma campanha positiva do seu consultório dentário.
Se um cliente relata boas referências, em relação a um consultório odontológico, isso, certamente, terá um peso muito grande a favor dele. Entretanto, não se esqueça de que a propaganda negativa tem um peso ainda maior. Por isso, você deverá cuidar para que seus fiéis pacientes sejam bem tratados e atendidos para que, naturalmente, possam fazer uma propaganda positiva do seu negócio.
Atenção!
Lembre-se de que aqueles clientes que irão procurar o seu consultório, porque obtiveram boas referências de outros pacientes, chegarão ao ele com uma ideia pré-formada de que serão muito bem atendidos em todos os aspectos. Por isso, você jamais poderá permitir que essa impressão mude!
A propaganda boca a boca permite estabelecer laços entre o cirurgião-dentista e os pacientes. Vale dizer que laços entre pessoas podem ser fortes ou fracos. Para ser forte, é preciso confiança, credibilidade, respeito e interação. Tornar um laço forte significa adquirir a fidelidade do paciente, e isso é o que você precisa buscar em toda a vida do seu consultório. Serão os seus fiéis pacientes os responsáveis pelo seu sucesso profissional e financeiro, assim como do seu consultório odontológico.
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Por Andréa Oliveira.
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