Conheça os tipos de tecidos para calças

Existem várias opções de tecidos que originam peças clássicas, sofisticadas, despojadas ou estilosas

Confecção de calça

As calças são as peças fundamentais de qualquer guarda-roupa. Sua finalidade vai desde a cobertura total das pernas para a manutenção da temperatura corporal nas épocas de clima frio até o protocolo social de vestimenta usada em situações formais e sérias. Para quem trabalha no ramo de confecções de roupas, seja em casa ou em micro e pequenas empresas, dominar as técnicas de produção dessas peças é quase uma regra, pois a procura por elas no mercado é quase unânime, garantindo lucratividade.

O jeans é o material mais difundido no setor de confecções para a produção de calças, tanto femininas quando masculinas. Porém, existem várias outras opções de tecidos que originam peças mais clássicas, sofisticadas, despojadas ou estilosas. Àqueles que estão aprendendo a costurar, os professores da Escola Sigbol Fashion, coordenadores técnicos do Curso a Distância CPT Confecção de Calças Masculinas, recomendam que comecem a praticar com tecidos lisos, uma vez que são mais fáceis de trabalhar. “O uso de tecidos estampados requer cuidado para que as estampas fiquem todas no mesmo sentido. No caso de tecidos listrados, é preciso tomar cuidado não só para que as listras fiquem na mesma direção, mas também que elas casem entre si”, explicam.

De modo geral, é possível dividir os tipos de calças em: Jeans, Chino, Sarja, Alfaiataria, Moletom e Couro. Confira abaixo as características de cada uma!

Calça jeans

Como já mencionado, hoje o jeans é o mais usado entre todos. É fácil distinguir esse tecido, que normalmente é um pouco mais grosso. Existe jeans produzidos apenas de algodão, mas a maioria possui elastano e até poliéster.

As calças jeans podem ser submetidas a diversas lavagens e modelagens, tudo de acordo com a moda vigente.

Calça chino

A calça chino é produzida em moldes mais sociais, entretanto, o tecido é geralmente de algodão, particularmente uma variedade da sarja. É muito usada no exterior, principalmente na Europa, e aqui no nosso país está começando a ganhar um maior espaço.

Calça sarja

A sarja é feita 100% de algodão, portanto é um tecido que não estica e um pouco mais grosso, mas que garante conforto e menos irritações cutâneas.

Na verdade, sarja não é um tipo de tecido, mas um ligamento.

Calça de alfaiataria

São as famosas calças sociais, indispensáveis a qualquer evento ou cargos profissionais formais. É bem alinhada ao corpo e utiliza tecidos finos e de cores sóbrias.

Calça de moletom

O moletom é uma malha muito macia, feita de algodão ou lã, e que é normalmente usada no inverno. Muitas pessoas preferem as calças feitas com esse material para praticarem exercícios físicos devido ao seu conforto e maleabilidade.

Calça de couro

O couro é um tecido originalmente obtido da pele de diferentes animais ou pode ser sintético, fabricado a partir de derivados do petróleo. O uso de calças de couro é um pouco mais restrito, especialmente por homens. É uma peça quente, que acopla ao corpo com muita facilidade e, por isso, deve-se evitar seu uso no calor.

Calça veludo

É coberta de pequenos pelos que dão um aspecto de pelúcia à roupa. O veludo é um tecido macio e maleável que pode ser natural ou sintético. Está em evidência entre os tecidos da moda inverno desse ano.

 

Para mais informações sobre a confecção de calças, adquira o Curso a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, Confecção de Calças Masculinas.

 

Fonte: Bar metrosexual - barmetrosexual.com

Por Bruna Falcone Zauza

 

Salvar

Cursos Relacionados

Curso Confecção de Calças Masculinas Curso Confecção de Calças Masculinas

Com Prof. Escola Sigbol Fashion

R$ 386,00 à vista ou em até 12x de R$ 32,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Confecção de Roupas

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade