WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Confira passo a passo as dicas de como confeccionar lindas peças infantis

Garanta a sua independência financeira trabalhando em casa

Frente do vestido marinheiro

De maneira bastante rudimentar, utilizando uma agulha feita de osso ou chifre, as roupas começaram a ser confeccionadas pelo homem há mais de 20 mil anos. Nessa época as pessoas costuravam peles de animais para se protegerem do frio. Tempos depois a tecelagem começou a ser desenvolvida produzindo tecidos que, por serem mais leves, facilitavam o manuseio. A variedade de espessura e estampa fornecida pela indústria têxtil permitiu, inclusive, que passássemos a ver as roupas mais como objetos para ostentar a vaidade do que meros itens para cobrir e proteger o corpo. Assim como os tecidos, as agulhas também evoluíram e, a partir do século XIV, tinham o ferro como matéria-prima, permitindo um trabalho muito mais preciso e bem acabado.

Confecção artesanal de peças

A confecção artesanal de roupas ainda é muito praticada no mundo todo. No entanto, as boas costureiras deixaram de costurar apenas para a família e fizeram desse hobbie um negócio lucrativo, fabricando peças para suas clientes o ano todo. Mesmo com as novidades do mundo da moda, muitas mulheres dispensam as roupas de butiques por gostarem daquelas exclusivas e feitas sob medida.

Gola do vestido vista por trás

Confeccionar peças femininas, masculinas e infantis pode até parecer um desafio para quem ainda não tem muita prática. Contudo, é uma atividade relativamente simples e você pode conseguir ótimos resultados seguindo algumas dicas e sendo persistente na sua mais nova profissão. O curso Confecção de Roupas Infantis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ensina passo a passo como costurar lindas peças para meninos e meninas. Vale a pena conferir as dicas dos professores da renomada escola de moda Sigbol Fashion e lucrar trabalhando em casa.

Aprenda a fazer um lindo vestido marinheiro infantil. Lembre-se de que todos os moldes citados ao longo da explicação estão disponíveis no manual CPT.

Frente do vestido marinheiro  

Vestido marinheiro infantil

- Copie a base frente do vestido no tamanho desejado;
- Modele a pala. Suba cerca de 4cm na linha da cintura e trace a linha da pala;
- Faça o decote reto. Entre 2cm no ombro e desça 5cm no decote;
- Modele a carcela da abertura. Entre 1cm e saia de 2cm a 3cm no fio do meio, na altura do decote e na cintura. Saia 3cm na linha de fora para fazer a dobra da carcela;
- Modele a gola marinheiro. Saia 3 cm no ombro e trace uma linha curva, unindo este ponto com a extremidade do decote;
- Copie o molde da gola em outro papel;
- Corte o molde da frente;
- Separe o molde da carcela e o da pala;
- Modele o franzido da saia. Divida o molde da saia ao meio, no comprimento. Corte sobre esta linha. Abra espaço para o franzido, colando uma tira de papel com cerca de 10cm de largura entre as duas partes do molde.

Costas do vestido marinheiro  

Costas do vestido marinheiro

- Copie a base costas do vestido no tamanho desejado;
- Modele a pala. Suba cerca de 4cm na linha da cintura;
- Modele a gola. Entre 2cm no decote e na linha do ombro e desça de 1cm a 3cm no ombro. Saia de 1cm a 2cm a partir deste ponto. Retrace a linha do ombro, ligando os três pontos marcados. Desça 10cm no decote. Trace uma linha reta a partir desse ponto até a cava, passando de 1cm a 2cm da linha da cava. Junte essa linha com a linha do ombro, para modelar a gola marinheiro;
- Copie o molde da gola das costas;
- Separe o molde das costas;
- Separe o molde da pala;
- Modele o franzido da saia. Divida o molde ao meio, no sentido longitudinal. Cole uma tira de papel, com cerca de 10cm de largura, entre as duas partes do molde da saia.

Gola

- Faça o molde inteiro da gola. Emende as duas partes da gola, a da frente e a das costas, usando uma tira de papel;
- Espelhe a gola. Cole a extremidade do molde da gola num papel. Dobre-o sobre o papel. Prenda com alfinetes. Corte o papel seguindo o contorno do molde.

Manga

Manga do vestido

- Copie o molde da base da manga;
- Modele o punho. Suba 4cm a partir da linha da barra e trace uma linha. Desça 4cm na linha da barra e feche esse prolongamento;
- Separe o molde do punho;
- Corte o molde da manga ao meio, no sentido do comprimento;
- Emende uma tira de papel entre as duas partes da manga para dar espaço para o franzido.

Etapas do corte

Estique o tecido na mesa e coloque a modelagem em cima, prendendo com alfinetes, respeitando sempre o fio do tecido. Para isso, coloque o fio da modelagem paralelo com a ourela do tecido. Corte um viés para fazer o acabamento da costura da gola.

Por Camila Guimarães Ribeiro

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?