Os animais de estimação (em inglês, pets) estão cada vez mais presentes no convívio com o homem, como forma de companheirismo e divertimento. Conquistam a todos com uma amizade profunda e várias aptidões, nas diversas espécies e raças existentes.
Uma pesquisa feita na França, demonstrou que a presença dos pets favorece a comunicação entre os membros da família e confirmou a importância desses no desenvolvimento da afetividade de crianças e adolescentes, a contribuição para a autoestima e autoconfiança da criança e também a ajuda no desenvolvimento da comunicação não verbal, da compaixão e empatia.
Como esses animais necessitam de cuidados especiais, o mercado dos bichinhos de companhia é sinônimo de lucro. Geralmente, os donos buscam produtos e serviços específicos para seu pet, recorrendo a pet shops, lojas que oferecem produtos e serviços para animais de estimação.
Além de cuidados veterinários, nelas são comercializados alimentos, roupas, brinquedos, perfumes, acessórios, remédios e uma infinidade de mimos para os bichinhos. Os serviços oferecidos também são variados: banho, tosa, táxi, creche, hotéis, dentistas, salões de beleza, medicina alternativa, educação e até mesmo serviços funerários.
O mercado de animais de estimação movimenta 14 bilhões de reais por ano no Brasil. Se a cifra o empolgou e você já está pensando em montar uma loja, tenha cautela. Para que o negócio tenha sucesso, não basta aproveitar a demanda do mercado. Se você pretende atuar no setor, é preciso tomar uma série de cuidados.
Antes de começar o negócio, deve-se elaborar um projeto que poderá ser viabilizado após estudo bem detalhado. As informações do segmento contidas nele devem ser minuciosas e analisar itens como:
- taxa de retorno do negócio;
- potencial de vendas;
- margem de lucro;
- ciclo de vida da futura empresa;
- recursos humanos, financeiros e operacionais;
- e, tomar a concorrência como referencial.
Com o objetivo de orientar os empreendedores do setor de pets para manter ou iniciar seu negócio, o CPT – Centro de Produções Técnicas, em convênio com a UFV - Universidade Federal de Viçosa, elaborou o curso “Como Montar um Pet Shop”. Nele você recebe informações do professor José Antônio Viana, médico veterinário, Doutor em Clínica Médica Veterinária da UFV.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
O novo empreendedor deve conhecer a fundo o segmento de mercado para seu negócio e ter criatividade, para ficar sempre à frente da concorrência. Um ponto que é fundamental, inclusive, um dos maiores segredos para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento, é a qualidade do atendimento. O cliente que se sente importante e é bem atendido sempre volta. Essa é a fonte de lucro.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
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Comentários
Sandra Eler da Silva Vieira
1 de mar. de 2013Preciso orientações para montar um pet para banho e tosa de gatos e cães. Aguardo.
Resposta do Portal Cursos CPT
5 de mar. de 2013Olá, Sandra!
Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.
A montagem de um estabelecimento denominado Pet Shop inclui além dos produtos destinados a cães e gaos, salão de banho e tosa de pelos, hotel, consultório veterinário. Estes são so serviços básicos que um pet shop deve oferecer para ter sucesso. A implementação de outros serviço, como clínica veterinária, emissão de guias para viagem, registro de animais, entre outros são prestações de serviços que agregam muito valor a esse tipo de comércio.
Os primeiros pasos a serem dados por alguém que quer montar esse tipo de estabelecimento são: gostar de animais e gostar de lidar com pessoas, pois vale lembrar que os produtos vendidos são para os animais, contudo, os clientes pagantes são seus donos.
Os passos a serem seguidos para a montagem de um pet shop de pequeno porte são os seguintes:
* pesquisa de região onde possa ser implantado este comércio;
* locação ou aquisição de um ponto comercial;
* contratação de, no mínimo, dois funcionários.
A área ideal para se montar uma loja é de 46m², incluindo área para banho, tosa e estoque. Só para funcionamento da loja, 30m² é suficiente. Para a área de banho e tosa, e uma área de estocagem, é necessário, no mínimo, 16m². A sala de banho e tosa deverá ter uma área mínima de 12m², com piso impermeável, liso e resistente a desinfetantes, com paredes impermeabilizadas, pelo menos até dois metros de altura.
Para mais informações, conheça o Curso Como Montar um Pet Shop com Banho, Tosa e Atendimento, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Atenciosamente,
Natália Parzanini Brum