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Pet shop, dedicação e cuidado proporcionando bem-estar para você e seu bichinho

O mercado dos bichinhos de companhia é sinônimo de lucro

 



Os animais necessitam de cuidados especiais, os quais são oferecidos pelos pet shops.

 

Os animais de estimação (em inglês, pets) estão cada vez mais presentes no convívio com o homem, como forma de companheirismo e divertimento. Conquistam a todos com uma amizade profunda e várias aptidões, nas diversas espécies e raças existentes.

Uma pesquisa feita na França, demonstrou que a presença dos pets  favorece a comunicação entre os membros da família e confirmou a importância desses no desenvolvimento da afetividade de crianças e adolescentes, a  contribuição  para a autoestima e autoconfiança da criança e também a ajuda no desenvolvimento da comunicação não verbal, da compaixão e empatia.

Como esses animais necessitam de cuidados especiais, o mercado dos bichinhos de companhia é sinônimo de lucro. Geralmente, os donos buscam produtos e serviços específicos para seu pet, recorrendo a pet shops, lojas que oferecem produtos e serviços para animais de estimação.

 

 Além de cuidados veterinários os pet shops comercializam uma série de produtos para os animais, inclusive roupinhas.

 

Além de cuidados veterinários, nelas são comercializados alimentos, roupas, brinquedos, perfumes, acessórios, remédios e uma infinidade de mimos para os bichinhos. Os serviços oferecidos também são variados: banho, tosa, táxi, creche, hotéis, dentistas, salões de beleza, medicina alternativa, educação e até mesmo serviços funerários.

O mercado de animais de estimação movimenta 14 bilhões de reais por ano no Brasil. Se a cifra o empolgou e você já está pensando em montar uma loja, tenha cautela. Para que o negócio tenha sucesso, não basta aproveitar a demanda do mercado. Se você pretende atuar no setor, é preciso tomar uma série de cuidados.

Antes de começar o negócio, deve-se elaborar um projeto que poderá ser viabilizado após estudo bem detalhado. As informações do segmento contidas nele devem ser minuciosas e analisar itens como:

  - taxa de retorno do negócio;
  - potencial de vendas;
  - margem de lucro;
  - ciclo de vida da futura empresa;
  - recursos humanos, financeiros e operacionais;
  - e, tomar a concorrência como referencial.

Com o objetivo de orientar os empreendedores do setor de pets para manter ou iniciar seu negócio, o CPT – Centro de Produções Técnicas, em convênio com a UFV - Universidade Federal de Viçosa, elaborou o curso “Como Montar um Pet Shop”. Nele você recebe informações do professor  José Antônio Viana, médico veterinário, Doutor em Clínica Médica Veterinária da UFV.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. 

O novo empreendedor deve conhecer a fundo o segmento de mercado para  seu negócio e ter criatividade, para ficar sempre à frente da concorrência. Um ponto que é fundamental, inclusive, um dos maiores segredos para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento, é a qualidade do atendimento. O cliente que se sente importante e é bem atendido sempre volta. Essa é a fonte de lucro.

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Comentários

Sandra Eler da Silva Vieira

1 de mar. de 2013

Preciso orientações para montar um pet para banho e tosa de gatos e cães. Aguardo.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de mar. de 2013

Olá, Sandra!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

A montagem de um estabelecimento denominado Pet Shop inclui além dos produtos destinados a cães e gaos, salão de banho e tosa de pelos, hotel, consultório veterinário. Estes são so serviços básicos que um pet shop deve oferecer para ter sucesso. A implementação  de outros serviço, como clínica veterinária, emissão de guias para viagem, registro de animais, entre outros são prestações de serviços que agregam muito valor a esse tipo de comércio.

Os primeiros pasos a serem dados por alguém que quer montar esse tipo de estabelecimento são: gostar de animais e gostar de lidar com pessoas, pois vale lembrar que os produtos vendidos são para os animais, contudo, os clientes pagantes são seus donos.

Os passos a serem seguidos para a montagem de um pet shop de pequeno porte são os seguintes:

* pesquisa de região onde possa ser implantado este comércio;

* locação ou aquisição de um ponto comercial;

* contratação de, no mínimo, dois funcionários.

A área ideal para se montar uma loja é de 46m², incluindo área para banho, tosa e estoque. Só para funcionamento da loja, 30m² é suficiente. Para  a área de banho e tosa, e uma área de estocagem, é necessário, no mínimo, 16m². A sala de banho e tosa deverá ter uma área mínima de 12m², com piso impermeável, liso e resistente a desinfetantes, com paredes impermeabilizadas, pelo menos até dois metros de altura.

Para mais informações, conheça o Curso Como Montar um Pet Shop com Banho, Tosa e Atendimento, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

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