WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Paredes texturizadas: aprenda a fazer 4 lindos tipos

Chamamos de textura os diversos efeitos obtidos ao promover riscos, ondulações, orifícios, poros, trincas e muitas outras texturas na parede em que se aplica a massa corrida

Paredes texturizadas: aprenda a fazer 4 lindos tipos   Artigos Cursos CPT

 

Chamamos de textura os diversos efeitos obtidos ao promover riscos, ondulações, orifícios, poros, trincas e muitas outras texturas na parede em que se aplica a massa corrida, afirma Margaret Pires, professora do Curso a Distância CPT Pintura Decorativa em Paredes. 

1. Textura Riscato


Fácil e bonita, esta textura imprime personalidade e elegância ao ambiente. Deve ser aplicada, de preferência, em uma só parede do espaço.

. Material para Textura Riscato
- Massa Corrida
- Areia
- Desempenadeira
- Espátula
- Gel (verniz mais pigmento)
- Trincha,
- Tinta Metálica
- Fita Crepe

. Modo de fazer
Faça uma mistura de massa corrida e 30% de areia; misture bem para que fique bem homogênea a massa. Em seguida, aplique na parede, com espátula, uma camada de mais ou menos 2 mm. Antes que seque a mistura de massa com areia, passe a desempenadeira até obter este efeito arranhado. Aguarde 12 horas para aplicação do gel, usando trincha ou brocha. Se quiser clarear um pouco, é só dar uma demão de verniz acrílico por cima da pintura;

2. Textura Arranhada


. Material para Textura Arranhada
- Massa Corrida
- Escova
- Pigmento
- Tinta Látex
- Espátula e
- Tecido Macio de Algodão

. Modo de fazer
Pigmente a massa com corante para massa à base de látex, misturando bem. Em seguida, aplique, com espátula, uma camada de mais ou menos 3 mm de espessura. Logo após, arranhe com escova para provocar o efeito arranhado. Pode-se também usar uma vassoura para causar este efeito. Aguarde secar por 12 horas para dar acabamento. Dilua a tinta branca com 30% de água e aplique sobre a textura; limpando com pano macio. Aplique a tinta por partes, limpando com pano úmido logo a seguir; como a tinta acrílica seca mais rápido, a pintura deve ser feita por partes. Espere secar 4 horas e aplique com rolo o verniz acrílico para impermeabilizar a pintura. Passe também uma trincha para penetrar bem nas reentranças.

3. Textura Geométrica


. Material para Textura Geométrica
- Massa Corrida
- Tinta Látex ou Pigmentos
- Verniz Acrílico
- Fita Crepe
- Desempenadeira e
- Rolo de Pintura

. Modo de fazer
O primeiro passo para fazer a textura com efeito geométrico é delimitar os espaços com fita crepe. Em seguida, prepare as massas pigmentando-as com as cores escolhidas; misture bem. Preencha os espaços delimitados com uma camada de mais ou menos 2 mm de massa; use uma colher para colocar a massa. Retire a fita crepe imediatamente. Com o auxílio de uma espátula, faça um efeito para causar uma textura bem diferente. Aplique a fita no outro lado buscando outro efeito. Prepare outra cor; pigmente a segunda massa e aplique no segundo espaço. Em seguida, faça um outro movimento com espátula para causar um efeito diferente do primeiro. Aguardar secagem de 12 horas para preencher o espaço do meio. Aplique a massa dentro do espaço que está isolado. Retire a fita crepe antes da secagem da massa. Aguarde a secagem para aplicação do verniz que vai impermeabilizar a textura decorativa geométrica. Use um rolo de espuma; ao passar verniz acrílico, a pintura fica um pouco leitosa embaçada, assim que secar ela fica transparente.

4. Textura Granulada


. Material para a Textura Granulada
- Areia Lavada e Peneirada (20%)
- Massa corrida 50%
- Giz de cera ralado em cores sortidas 30%
- Verniz acrílico
- Espátula
- Fita crepe

. Modo de fazer
Esta textura é muito fácil de ser executada e o efeito é muito bonito e suave. Para fazer a textura granulada use 20% de areia, 30% de giz e o restante de massa. Misture o giz ralado à massa. Após a mistura pronta, aplique sobre a parede com o auxílio de uma espátula. Aguarde agora 12 horas para aplicação do verniz.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Antes de pintar suas paredes, conheça a influência das cores!
- Vai repaginar suas paredes? Pinte-as você mesmo!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pinturas Especiais.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!