
Soldar joias requer habilidade para um trabalho perfeito. Sua finalidade não é cobrir as frestas com uma camada grossa de solda e sim usar a menor quantidade de solda possível para fazer uma união quase invisível nas joias e semijoias. Segundo Ailton Lopes, professor do Curso a Distância CPT de Ourives - Como Fabricar e Reparar Joias, em Livro+DVD e Curso Online, "O ourives é responsável pela sua própria solda, podendo esta ser mais forte, média ou mais fraca, conforme o tipo de matéria-prima e os pontos de fusão de cada material trabalhado".
Para soldar uma peça, o ourives, além de utilizar o tipo de solda específica, corta com tesoura a lâmina de solda em pequenos pedaços, chamados “palhões”, de acordo com a proporção mais adequada à peça a ser soldada. Caso a peça já tenha sido soldada anteriormente, ele deve verificar qual o tipo de solda foi usada, aplicando outra mais fraca, já que soldas do mesmo tipo não funcionam.
Como soldar joias e semijoias
Para soldar, é necessário que as peças passem pelo ácido sulfúrico e estejam bem limpas. Para isto, é preciso deixar a peça imersa no produto, em média, quinze minutos. Em seguida, o ourives lança um jato d’água sobre a joia ou semijoia. O passo seguinte é posicionar as partes em cima de uma chapa refratária de argila com uma tela de aço sobreposta, de forma que as rupturas e aberturas fiquem expostas, permitindo fácil acesso aos locais que receberão solda. A tela de aço tem o objetivo de facilitar o escorrimento da solda entre as partes e a placa de argila de isolar o calor, evitando que a banca se queime.
Para uma solda perfeita, o ourives deverá seguir os seguintes passos:
1- Aquecer toda a peça para evitar deformação e deslocamentos durante o procedimento.
2- Esfriar a peça em água com álcool.
3- Limar as partes a serem soldadas para que fiquem bem retas.
4- Juntar bem as pontas, uma de frente para a outra. Não pode ficar nenhum espaço entre elas, senão a solda correrá apenas para um lado.
5- Prender a peça na pinça de pressão e colocar sobre o amianto.
6- Cortar a solda em pedaços pequenos, somente o tanto que vai precisar. O tamanho dos pedaços é de acordo com o local a ser soldado, pois o excesso irá acumular na área, prejudicando o acabamento.
Dica
Quando for cortar a solda, coloque o dedo em cima, para que o pedaço não voe longe e se perca.
7- Passe um pincel com o soldarom nas duas pontas que serão soldadas. Retire o excesso de soldarom do pincel batendo na superfície do amianto e com ele pegue o pedaço de solda colocando sobre a área.
8- Aqueça toda a peça antes de concentrar a chama no local a ser soldado. Mantenha a mesma temperatura nas duas ou mais partes. No momento em que a solda se tornar líquida, ela vai
adquirir um brilho próprio e correrá sempre para o local de maior calor. Não ultrapasse esse ponto, senão pode-se fundir o metal.
9- Resfrie a peça depois de soldada, na solução de água com álcool.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD ou Cursos Online, da área Como Fazer.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Eloi Carlos Tristacci
27 de set de 2019Estou começando na área de conserto de joia e minha maior dificuldade é soldar.

Resposta do Portal Cursos CPT
1 de out de 2019Olá Eloi Carlos Tristacci,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso que será essencial para o seu domínio na área de fabricação e manutenção de joias.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Rodrigo
6 de abr de 2019Olá boa noite, estou entrando no ramo de ourives e gostaria de saber qual tipo de material eu posso usar para confecção de semijoias e o material utilizado para soudar as peças

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de abr de 2019Olá Rodrigo,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Temos o Curso de Ourives - Como Fabricar e Reparar Joias que poderá te ajudar. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto