A bijuteria é uma obra executada com esmero e perfeição, própria para enfeitar e ornamentar as pessoas. O certo é que o fascínio que a bijuteria exerce sobre as mulheres é eterno. A moda dá inúmeras voltas e a bijuteria a acompanha, com muita criatividade. Certamente, este é um setor que segue muito as tendências da moda, que variam de acordo com as estações do ano e o contexto histórico-cultural. No entanto, quem pretende ingressar no ramo de bijuterias deve estar sempre atualizado para estar por dentro das tendências. Além disso, é imprescindível fazer uma pesquisa para conhecer a sua clientela, oferecendo, a todo o momento, novidades.
“Para iniciar qualquer empreendimento, é necessário capital inicial, planejamento, determinação e muita disciplina. No ramo de bijuteria, ocorre o mesmo, com a diferença de que o investimento inicial não precisa ser grande”, afirma a professora Gabriela Brandão, do curso Como Fazer Bijuterias – Técnicas de Fabricação e Comercialização, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Marketing – a chave do sucesso
A chave para o sucesso consiste em estabelecer e, principalmente, manter um relacionamento com o cliente, preocupando-se com os seus desejos e necessidades aliando, assim, técnica e intuição. O marketing corresponde ao processo de construção e manutenção da boa imagem da sua empresa no mercado. Você pode apresentar seu produto de várias maneiras. Entretanto, é importante observar alguns aspectos básicos que irão ajudá-lo em seu novo empreendimento, desde a escolha da localização e instalação da sua loja, até a definição da sua linha de produção, que será estabelecida após o conhecimento da clientela.
Atualize-se – Siga as tendências da moda
Outro aspecto importante é a constante atualização da sua linha de produtos. Você deve criar as peças de acordo com as tendências da moda e estar sempre atenta às cores e aos materiais da próxima estação, observando as tendências internacionais por meio de revistas, jornais, internet, entre outros. A atualização constante é muito primordial. O empreendedor deste ramo precisa estar sempre apurando seu senso estético e criativo.
Marca – dê identidade ao produto
Da mesma forma, é imprescindível que você crie uma marca para dar identidade ao seu produto e um layout bonito e elegante para suas peças. Procure um nome fácil de gravar, que transmita a ideia de beleza e vanguarda. Capriche nas embalagens e na apresentação. Você pode, inicialmente, oferecer o seu produtos para lojas femininas e de artigos para presente e evoluir para a aquisição de sua própria loja. Mantenha sempre um esmerado padrão de qualidade e bom preço.
Estipule o preço de venda
Outro aspecto importante para o sucesso do seu empreendimento é calcular corretamente o preço de venda dos produtos. Deve-se calcular o custo dos materiais, estabelecer o preço de seu trabalho de criação e montagem e todas as outras despesas relativas ao negócio, como aluguel, água, luz telefone, os salários dos funcionários, encargos sociais e impostos, bem como a sua margem de lucro. Somados todos os custos, analise o mercado, pesquise os preços cobrados pela concorrência e estabeleça seu preço, lembrando que é preciso estabelecer um preço justo e competitivo.
Como contratar funcionários
Outro aspecto muito importante a ser considerado é o de recursos humanos. Muito do sucesso do seu empreendimento dependerá de quem trabalha com você. A maioria dos empreendedores deste ramo cuidam pessoalmente do designer das peças e da administração do negócio. Vale lembrar que a grande maioria começa confeccionando as peças sozinhos ou com ajuda de mão de obra familiar. Só com o tempo é que contratam funcionários. É o típico caso do artesão que vira empresário.
Por isso, ao contratar um funcionário, além de observar bem sua capacidade de trabalho em equipe e o seu temperamento, é importante verificar se ele tem afinidade com o trabalho artesanal, se tem facilidade de trabalhar com as mãos, espírito observador, concentração e criatividade. Você deve treinar muito bem quem vai executar as peças. Para tanto, é interessante que você domine com perfeição todas as técnicas. Só assim poderá exigir qualidade.
O local de trabalho não precisa ser grande. Você pode começar em casa, em uma sala bem iluminada, com uma mesa de boa altura (que permita trabalhar sem forçar a coluna).
Escolha uma boa instalação
O local de trabalho não precisa ser grande. Você pode começar em casa, em uma sala bem iluminada, com uma mesa de boa altura (que permita trabalhar sem forçar a coluna), bem como cadeiras com medidas corretas( que permitam trabalhar com conforto). Uma boa iluminação, incidindo sobre a mesa de trabalho é essencial, procure instalá-la sob a janela para receber iluminação completa nas peças sem fazer sombras. Se a iluminação natural não for suficiente, use lâmpadas fluorescentes que iluminam de modo uniforme e não deformam as cores. Da mesma forma, você precisará de estantes ou armários para organização do material de trabalho.
Defina a melhor localização
Você deve pesquisar e analisar antes de definir o público que você pretende atingir. Há vários segmentos neste setor. Você pode optar por uma linha mais popular ou por uma linha mais sofisticada. Se você pretende instalar uma loja, é interessante escolher um ponto comercial movimentado. É importante levar em conta o fluxo de pedestres e veículos, os hábitos de consumo e o poder aquisitivo das pessoas da região. Se optar por uma fábrica, esta precisa de uma boa infra-estrutura, como estacionamento, água, banheiro, telefone, mas não necessariamente que seja localizada em área de grande concentração de pessoas. Porém, se escolher locais onde há centros de compras, a sua fábrica ficará próxima às butiques e outras lojas do ramo.
Onde encontrar materiais
Em todas as capitais brasileiras, podem ser encontradas casas especializadas em material para bijuteria. O setor tem crescido muito e, com certeza, continuará crescendo. Para quem se inicia no ramo, as grandes lojas em São Paulo oferecem kits contendo ferramentas e peças que variam de 100 a 150 reais e são muito interessantes. É interessante que você conheça os grandes centros de compra de material, como a Ladeira Porto Geral em São Paulo. Porém, à medida que você conhecer bem o material, o melhor mesmo é comprar por telefone e internet. Você faz o pedido e o correio entrega em sua casa, via sedex. As atendentes são treinadas para receber o seu pedido e dar maiores orientações e sugestões. O pagamento poderá ser feito com cartão de crédito, depósito em conta, cheque nominal ou sedex a cobrar.
Como escolher os materiais
Ao escolher o material, você deve levar em conta o nível de exigência de sua clientela. Lembre-se de que os clientes buscam qualidade, mas nem sempre isso implica em produtos caros. A qualidade da bijuteria depende da qualidade do material e do acabamento. O mais importante é você aprender, desde o início, a reconhecer um produto de qualidade, só assim poderá fazer boas compras. Procure orientação nas lojas especializadas.
Da mesma forma, faça pesquisa de preços e solicite descontos nas compras à vista ou um plano de pagamento interessante. Solicite lista de preços das lojas, pois hoje a concorrência permite fazer bons negócios. Analise bem antes de comprar. Outra sugestão é consorciar-se com outros fabricantes para viagens e compras. Procure conhecer os melhores pontos e acostume-se a fazer compras por telefone ou internet. Você verá como é fácil, prático e econômico.
Confira mais informações, acessando os cursos da área Como Fazer.
Por Andréa Oliveira.
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Comentários
paula cabral
4 de nov. de 2015Boa noite....algum desses cursos de bijouterias dá certificado?
Resposta do Portal Cursos CPT
5 de nov. de 2015Olá, Paula!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Sim, o Curso CPT Como Fazer Bijouterias dá certificado.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
Rosangela Campos da Silva
13 de mar. de 2013Boa noite! Fui a uma loja em minha cidade e vi bijuterias assinadas por Gabriela Brandão, em breve abrirei uma loja especializada em acessórios femininos e bijuterias e gostaria de ter um contato com Gabriela Brandão e talvez poder ter peças dela na minha loja. Desde já agradeço Rosangela Campos
Resposta do Portal Cursos CPT
14 de mar. de 2013Olá, Rosângela!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato com você.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos