WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Antes de pintar suas paredes, conheça a influência das cores!

O equilíbrio é fundamental na decoração. Considere bem o planejamento da cores e texturas que serão usadas num ambiente, harmonizando o brilho com o fosco e as transparências dos vidros

Antes de pintar suas paredes, conheça a influência das cores!    Artigos Cursos CPT

Resolveu dar uma repaginada nas paredes de sua casa ou ambiente de trabalho? Não peque por falta de conhecimento. “Antes de por em prática seu novo projeto, conheça a harmonia e a influência das cores sobre móveis e objetos, evitando, assim, prejuízos ou transtornos futuros”, afirma Margaret Pires, professora do Curso a Distância CPT Pintura Decorativa em Paredes. 

O equilíbrio é fundamental na decoração; portanto, considere bem o planejamento da cores e texturas que serão usadas num ambiente, lembrando que as superfícies não podem ser todas brilhantes nem foscas; procure harmonizar o brilho, com o fosco e as transparências dos vidros para criar um ambiente agradável.

Você pode dar ao ambiente a atmosfera que desejar dependendo da cor que escolher: acolhedor, descontraído, quente ou fresco. As cores têm o poder de influenciar o nosso estado de espírito. Veja:

Antes de pintar suas paredes, conheça a harmonia e a influência das cores!   Artigos Cursos CPT

 

- Amarelo
O amarelo, por exemplo, a cor mais alegre do disco de cores, transmite alegria, energia, ativa a inteligência e a criatividade. Dá ideia também de claridade e luminosidade.

- Verde
O verde principalmente é a cor do equilíbrio, pois está situada entre as cores mais quentes e frias do círculo. O verde-pastel, por exemplo, fica bem em qualquer tipo e tamanho de banheiro, combinado com peças de metais cromados dá a impressão de limpeza e higiene.

- Azul
O azul é a cor da paz, da harmonia e da devoção; devem ser usados quando se quer ampliar o espaço ou dar a impressão de serenidade.

- Vermelho
Já o vermelho é estimulante; é a cor da paixão e da vitalidade, mas deve ser usado apenas em detalhes ou, no máximo, em uma parede, pois, se usado em exagero, deixa a impressão de claustrofobia e agressividade. Combine-o com tons mais frios, como o azul e o verde. Se não houver exagero, o vermelho também fica muito bem com o amarelo.

- Verdes e azuis
Os tons verdes e azuis passam a sensação de frescor e tranquilidade.

- Azul e amarelo
Outra combinação que dá impressão de limpeza e refrescância é o amarelo com azul.

- Azul e rosa
O azul pálido e o rosa seco também ficam muito bem em salas de visita.

- Verde, amarelo e creme
Os tons verde, amarelo e creme, cores próximas no disco cromático, resultam num conjunto muito agradável, requintado e acolhedor; ideal para uma sala pequena.

- Avermelhados, alaranjados, rosa forte
Os tons mais avermelhados, alaranjados, rosa forte, e outros próximos no círculo de cores, aguçam o apetite, por isso são tão recomendados para pintura de restaurantes. Cuidado, porém, com os tons ocres mais fechados, pois propiciam a depressão. Se quiser imprimir uma atmosfera romântica use os tons rosados que ficam muito bem em quartos e banheiros.

- Rosa-seco, ameixa e bordô
O rosa-seco, o tom ameixa e o bordô dão requinte e aconchego a um hall e propiciam um clima muito acolhedor em salas de jantar.

- Alaranjados
Já os tons alaranjados, que combinam a exuberância do vermelho com a luminosidade do amarelo, propiciam aconchego e calor a um ambiente frio e inexpressivo.

- Cores claras
Se quiser aumentar a sensação de espaço, use cores claras e evite cores primárias, tons muito fortes e brilhantes.

- Cores quentes
Cores quentes e suaves ampliam a sensação de espaço e conforto.

- Tons neutros
Os tons neutros como o branco, o cinza e o preto devem ser usados quando se quer criar um elo ou contraste.

- Tons palha
Os tons palha, creme, marfim e bege são também mais suaves sem serem tão frios. Se não quer gastar muito com a conta de luz, use os tons mais claros, como o branco, o marfim, o palha e os tons mais claros próximos ao bege e areia. Tons diferentes de creme e branco ficam muito bem juntos.

Ao escolher as cores de um ambiente, lembre-se que a nossa percepção das cores depende da luminosidade que o espaço recebe. Uma sala sombria precisa de cor que a ilumine, uma sala com muita luz, precisa de tons que a tornem mais aconchegante; o branco, por exemplo, chega a ser agressivo quando há muita luminosidade; portanto, busque o equilíbrio harmonizando as cores a partir da claridade ambiente. Aposentos que recebem luz do lado norte são mais luminosos e ficam muito confortáveis com cores mais escuras e quentes; já os voltados para a face sul recebem menos luz e devem ser decorados com cores mais claras e suaves.

Outro fator que influencia muito na percepção das cores é a textura; a mesma cor muda dependendo do modo como a luz incide e é absorvida e refletida sobre a superfície. Ambientes sombrios precisam de cor e textura para torná-los mais confortáveis e aconchegantes.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Paredes texturizadas: aprenda a fazer 4 lindos tipos
Vai repaginar suas paredes? Pinte-as você mesmo!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pinturas Especiais.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!