
Karla Teixeira e Márcia Fontes, professoras do Curso a Distância CPT Limpeza Fácil, destacam que a limpeza da casa é uma das maiores preocupações de qualquer família, pois, mesmo trabalhando a semana toda, é preciso arrumar tempo para faxinar e dar qualidade de vida e conforto para a sua família.
Justamente devido a essa falta de tempo que o dia a dia de muitas famílias produz, ninguém deseja passar horas faxinando sua casa ou apartamento. Dado que esse trabalho é necessário, é preciso, então, buscar formas de tornar a faxina diária mais prática e mais rápida, sem deixar de ser eficiente.
Em primeiro lugar, é preciso diferenciar dois conceitos importantes e que muita gente pensa que significam a mesma coisa: limpeza de casa e faxina. A limpeza de casa é aquela feita diariamente ou algumas vezes por semana, como tirar poeira, varrer algum cômodo da casa ou organizar o guarda-roupas. A faxina é aquele trabalho pesado, que envolve todo o ambiente residencial e que é feita 1 vez por semana ou a cada 15 dias.
Algumas tarefas não podem ser feitas a cada 15 dias, como é o caso do banheiro. O banheiro recebe atenção especial e precisa ser limpo constantemente, assim como as roupas de cama precisam ser trocadas e a louça necessita ser lavada diariamente.
Dicas para uma boa faxina
Chegou a hora tão sofrida: a hora de dar faxina. Com a casa toda em desordem, é comum não saber por onde começar. Porém, com algumas estratégias, é possível fazer desse trabalho menos penoso e mais prático, fazendo, também, uso de produtos certos.
Evite acumular bagunça
O primeiro passo para tornar a faxina mais fácil, é evitar acumular bagunça. Essa dica pode parecer um pouco óbvia, pois, se não há bagunça, não é necessário dar faxina. Mas, fato é que muitas pessoas acabam esquecendo o óbvio e deixam acumular em pequenos pontos que, quando juntos, se tornam um grande desafio. Uma boa e completa faxina é aquela que arrasta os móveis, tira tudo de dentro e reorganiza os utensílios. Siga essas regras para evitar o acúmulo: se não usa, descarte; se abriu, feche; se ligou, desligue; se desarrumou, arrume; se sujou, limpe; se quebrou, conserte; se não sabe consertar, chame um profissional.
Faça um cronograma
É normal que cada família tenha uma rotina diferente e, por conta disso, fica difícil dar uma dica mais precisa sobre o melhor cronograma para realização da faxina. Porém, você pode organizar um cronograma diário e um semanal, por exemplo, para que você não caia no erro de limpar aleatoriamente ou ter que fazer toda a faxina em apenas um dia. Sugerimos:
Limpeza diária
- Arrumar a cama;
- Lavar a louça;
- Recolher lixo do banheiro e cozinha;
- Tirar toda a bagunça espalhada pela casa;
Limpeza semanal
- Trocar roupa de cama e banho;
- Tirar pó e lustrar peças de madeira;
- Aspirar sofá, tapete e carpete;
Limpeza quinzenal
- Descongelar a geladeira e limpá-la por dentro;
- Limpar interruptores;
- Higienizar tapetes e carpetes com produtos específicos;
- Limpar janelas;
Limpeza mensal
- Limpar e higienizar máquina de lavar;
- Limpar os acessórios do aspirador de pó;
- Virar o colchão;
- Arrumar a despensa e os armários da cozinha;
Limpeza semestral
- Lavar cortinas, tapetes e persianas;
- Limpar ralos e sifões;
- Limpar a caixa d’água;
Limpeza anual
- Dedetizar;
- Pintar;
- Conferir o encanamento.
Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Casa Prática:
Limpeza Fácil
Como Organizar sua Casa
Treinamento de Empregada Doméstica
Fonte: Dicas de Mulher – dicasdemulher.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.