
Pode-se definir limpeza como a remoção de qualquer corpo indesejável, visível ou não, da superfície a ser limpa, sem, entretanto, danificá-la, e sem causar alterações das suas características originais, e que o processo utilizado não seja nocivo ao meio ambiente. Para isso, torna-se necessário utilizar procedimentos, produtos e equipamentos apropriados para cada situação, que, juntos, contribuirão para que se obtenha um resultado satisfatório.
Como pode ser observado, essa definição de limpeza é bem abrangente, no que se refere à remoção das sujidades de uma superfície. No entanto, dependendo do tipo de sujeira existente, para que a limpeza seja eficiente, a remoção dos corpos indesejáveis precisará ser feita, utilizando-se mais de uma etapa, tais como:
Higienização: refere-se à remoção de sujidades invisíveis a olho nu, principalmente a eliminação de microrganismos.
Desinfecção: em alguns casos, a limpeza poderá ser complementada com a desinfecção, que é a eliminação de microrganismos patogênicos, os quais, quando presentes em um ambiente, poderão causar mau cheiro ao ambiente e, até mesmo, a transmissão de doenças ao ser humano.
Sanificação: refere-se à redução do número de microrganismos em níveis toleráveis.
Esterilização: é obtida quando se consegue fazer a eliminação de todas as formas de microrganismos.
Assepsia: É a ação preventiva para evitar a contaminação ou retorno de microrganismos. Os cuidados e a limpeza da casa envolvem uma boa arrumação dos móveis, pisos, armários, acessórios de um modo em geral, como: cortinas, tapetes, objetos, cds, livros, entre outros.
As tarefas representam as ações de limpeza e conservação a serem executadas, ou seja:
-Lavagem;
-Varrição;
-Remoção de pó e outras sujidades;
-Enxágue;
-Aspiração.
No dia a dia, as principais superfícies que deverão receber atividades de limpeza e conservação são:
-Sanitários;
-Pisos, paredes e portas;
-Equipamentos de incêndio;
-Janelas e vidros.
Antes de iniciarmos qualquer tarefa de higienização e limpeza, temos de ter certeza dos tipos de sujidades encontradas no local, para a definição exata dos sistemas a serem usados na remoção:
-Sujidade solta e não impregnada: são aquelas sujidades que podem ser retiradas sem grandes problemas, podendo ser removidas com simples processos de varrição;
-Sujidade solúvel em água: são impregnações removíveis com a simples aplicação de água e auxílio de vassoura;
-Sujidade impregnada: são aquelas que, para serem removidas, exigem o uso da fórmula de limpeza como um todo.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Casa Prática, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Treinamento de Empregada Doméstica.
Por Andréa Oliveira.
Confira outros artigos relacionados ao tema:
Cuidados com o fogão, a geladeira e o micro-ondas
Conhecendo os produtos de limpeza
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.