WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Em casa? Faça o seu próprio detergente para a limpeza do seu lar!

Se você está em casa, já fez as atividades programadas para o dia e ainda lhe resta um bom tempo do dia, que tal preparar o seu próprio detergente para a limpeza de vasilhames, objetos e louças?

Em casa? Prepare seu próprio detergente para a limeza de seu lar    Artigos Cursos CPT

Se você está em casa, já fez todas as atividades programadas para o dia e, ainda assim, lhe resta um bom tempo do dia até a tão sonhada hora do descanso noturno, que tal preparar o seu próprio detergente para a limpeza de vasilhames, objetos e louças? Acredite, as vantagens são inúmeras; você só tem a ganhar.

Para limpar, por mais que a tecnologia evolua, o melhor, ainda, é água e sabão. Porém, o sabão e o detergente deverão ser neutros, e o pano macio é o melhor para aplicar e esfregar. “O produto neutro é aquele que tem pH neutro – não é alcalino nem ácido – portanto, agride menos a pele e o objeto a ser limpo”, afirma Prof.ª Karla Maria Damiano Teixeira, do Curso CPT Limpeza Fácil.

Outro detalhe, politicamente correto, é dar preferência a produtos biodegradáveis, pois não poluem o meio-ambiente e não custa nada fazer a nossa parte. Portanto, para limpar, a fórmula básica é água+ detergente neutro + pano macio. Às vezes, porém, precisamos lançar mão de produtos mais fortes para limpeza pesada.

É importante considerar, também, que o produto industrializado é constituído por: ingredientes básicos + diversos produtos químicos + embalagens coloridas para atrair você + gastos com propagandas para convencê-lo (a) + energia para produzir + combustível para transportá-los até você = poluição. Portanto, saiba que, quanto mais sofisticado é o produto, maior é o processo descrito acima.

Uma opção, eficiente e econômica, é a fabricação caseira de alguns produtos de limpeza. A seguir, veja algumas receitas simples.

Detergente Ecológico


Ingredientes
- Um pedaço de sabão de coco neutro
- Dois limões
- Quatro colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)

Preparo
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Em seguida, acrescente cinco litros de água fria, para depois espremer os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

Detergente Ecológico Multiuso


Ingredientes
- 1 litro de água morna
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 colher de sopa de amônia líquida (amoníaco)
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- 1 colher de sopa de ácido bórico.

Preparo
Em um litro de água morna (cerca de 45°C), coloque todos os ingredientes (o vinagre, o amoníaco, o bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico). Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais.

Como qualquer outro produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


-Piso sintecado em casa? Que tal aprender a limpá-los corretamente?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Casa Prática.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!