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Condomínio: funcionários e suas tarefas

Os funcionários do condomínio devem ser treinados antes de começarem a executar as tarefas

 

 

Zelar pelo bem estar do local de trabalho é uma das atividades dos funcionários. Dentro de um condomínio os profissionais são responsáveis pela organização, ordem, limpeza e segurança do local de trabalho

Os funcionários do condomínio devem mantê-lo em ordem

Zelar pelo bem estar do local de trabalho é uma das atividades dos funcionários. Dentro de um condomínio os profissionais são responsáveis pela organização, ordem, limpeza e segurança do local de trabalho. São os representantes dos moradores para cuidar das áreas comuns do condomínio. Os funcionários devem ter bastante dedicação, agindo com responsabilidade e compreendendo que o bom funcionamento, a saúde e segurança dos moradores depende deles.

Como todas as profissões, os funcionários do condomínio devem seguir um padrão postural. Ter um bom comportamento é essencial para que ele seja bem sucedido em sua carreira. Concentrar-se no que está fazendo, anotar sempre os recados, cumprimentar diariamente os moradores, não falar da vida alheia, manter os objetos de trabalho sempre em ordem, são fatores que, entre outros, são imprescindíveis para tornar o funcionário exemplar.

Manter uma aparência  saudável também é muito importante. Ter as unhas sempre limpas, o cabelo penteado, uniformes limpos e bem passados, calçados limpos e engraxados, fazer uma boa higiene bucal, entre outros.

Outra procedimento interessante é fazer um quadro de tarefas para os funcionários. Além de ser primordial na organização, auxilia nas atividades, definindo o tipo de funcionário, horário, dia da semana e tarefa, lembrando-os dos afazeres. Esse quadro deve ser fixado em área comum a todos, como local de refeições ou banheiros.


Funcionários e suas tarefas

1) Zelador

O zelador possui tarefas praticamente domésticas. É o responsável pelo dia a dia do condomínio, assim deverá ter orientações sobre prevenção e combate a incêndios, manutenção hidráulica e elétrica, cuidados com a piscina, procedimentos de segurança, técnicas de segurança, relacionamento entre funcionários e síndico.

A ele compete:

- Ter em mãos uma lista de telefones ou endereços úteis. Todos os tipos de telefones de emergência, assim como de assistência técnica para reparos em equipamentos do condomínio, ou de condôminos;
- Fazer pequenos reparos de problemas domésticos das áreas comuns do condomínio. Trocar lâmpadas, chuveiros, ligar e desligar a bomba d'água da piscina, entre outros;
- Saber quando e como tomar as providências. Saber a hora certa e para quem ligar, em casos de emergência, como falta de energia elétrica, vazamento de gás, incêndios, entre outros;
- Ter uma autorização do síndico para corrigir condôminos por mal comportamento e ter poder de compras de equipamentos que estão faltando;
- Segurar e entregar correspondências ou mercadorias;
- Estar atento às mudanças de rotina do condomínio. Os condôminos devem ser avisados de qualquer imprevisto, como falta de luz programada, dedetização, entre outros;
- Anotações e controle de aluguéis. Do salão de festa, área de ginástica, quadras e piscina;
- Deverá controlar os dias de mudanças. Dos moradores que entram e saem do condomínio. O uso do elevador depende do controle do zelador para esses casos;
- Deverá ter controle das chaves. Controle das chaves de locais de uso comum e que são usadas pelos condôminos;
- A manutenção de equipamentos e objetos do condomínio;
- Controle das chaves dos moradores, deixadas na portaria;
- Controle da utilização de carrinhos de transporte de cargas;
- Cuidados com os Jardins.

2) Porteiro

Cabe ao porteiro as funções:

- Receber e encaminhar visitas;
- Receber e encaminhar mercadorias;
- Receber correspondências;
- Utilizar a lista de telefones úteis;
- Guardar as chaves dos apartamentos;
- Verificar a entrada de automóveis não pertencentes ao condomínio;
- Nunca deixar a portaria sem um substituto autorizado pelo zelador ou síndico;
- Não abrir os portões nem permanecer do lado de fora do condomínio;
- Preencher relatório diário de ocorrências;
- Atender interfones e telefones.

3) Encarregado de Limpeza e Conservação

Compete ao encarregado da limpeza:

- Limpar todas as áreas comuns;
- Obedecer ao cronograma diário;
- Obedecer às regras de conduta;
- Usar galochas, obedecer as instruções contidas nos rótulos de produtos de limpeza, certificar-se que os aparelhos domésticos estão desligados antes de limpá-los, utilizar aventais, utilizar luvas de borracha.

Considerações gerais


Os funcionários do condomínio devem ser treinados antes de começarem a executar as tarefas. Reuniões para ouvi-los periodicamente são fundamentais. Compreender o que os funcionários precisam para trabalhar motivados é muito importante, pois causa neles a vontade de se dedicar ao que fazem com todo o carinho e anseio de ver o crescimento de sua empresa.  A divisão de tarefas deve ser seguida à risca, facilitando o serviço de cada um.  A higienização correta dos ambientes comuns, com produtos adequados, é também muito importante. Assim como o uso correto dos equipamentos necessários, tanto de segurança quanto de bem comum.


Por Natália Mayrink de Lazzari

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Comentários

Nestor Gureghian Aurich

16 de dez. de 2013

Gostei muito do conteúdo do site. No meu caso a minha dúvida é a seguinte: qual atitude ( ou quem eu procuro ) para resolver um problema no meu condomínio. Problema: falta de respeito, deboche dentre outros. Dito por um funcionário do condomínio aonde moro. Agradeço desde já a atenção dos senhores.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de dez. de 2013

Olá, Nestor!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que procure um advogado de sua confiança ou o síndico do prédio para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Marcus Lemos

14 de out. de 2013

Caro, Trabalho num condomínio de casas e minha função é de Serviços Gerais! Quais são as minhas atribuições? Grato!

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de out. de 2013

Olá, Marcus!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O profissional em serviços gerais tem as seguintes funções:

- ter em mãos uma lista de telefone ou endereços úteis de órgãos, empresas e outros para as situações emergênciais;

- fazer pequenos reparos de problemas domésticos das áreas comuns do condomínio, como troca de lâmpadas, resistência de chuveiros, reparos de encanamento, acertos de pequenos vazamentos em torneiras, pinturas de conservação de pequenas áreas ou objetos, apertos de parafusos soltos, entre outros;

- quando e como tomar providências sobre a segurança do condomínio quanto a roubos, incêndios, vazamento de água ou gás e falta de energia elétrica;

- deverá ter anotado uma autorização do síndico para tomar providências quanto ao mau comportamento de determinados condôminos que colocam em risco a ordem e a segurança do condomínio, entre outros;

- estar atento às mudanças de rotina do condomínio;

- anotações e controle de aluguéis do salão de festa, da sala de ginástica e das quadras;

- deverá controlar os dias de mudanças;

- deverá ter controle das chaves dos locais que são trancados e estes devem ser relacionados em um livro com anotações de pessoas que os utilizarem;

- manutenção de equipamentos e objetos do condomínio;

- controle das chaves dos moradores deixadas na portaria;

- organizar suas tarefas diárias;

- controle da utilização de carrinhos de transporte de cargas;

- cuidado com os jardins.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ILMA NUNES VIEIRA

16 de abr. de 2013

Bom dia . Gostei muito do que li,das funções de cada serviço dos funcionário. Mas gostaria de ter um cronograma de item por item da faxineira (zeladora) de um condomínio. Desde já agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de abr. de 2013

Olá, Ilma!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Cabe ao condomínio estipular de acordo com as necessidades dos condôminos o cronograma que será seguido pela faxineira.

Quanto ao zelador, compete a ele as seguintes atividades:

* ter em mãos uma lista de telefones ou endereços úteis de orgãos, empresas e outros para as situações de emergência;

* fazer pequenos reparos de problemas domésticos das áreas comuns do condomínio: como troca de lâmpadas, resistência de chuveiros, reparos de encanamento, acertos de pequenos vazamentos de torneiras, pinturas de conservação de pequenas áreas ou objetos, apertos de parafusos soltos entre outros;

* deve ter anotado uma autorização do síndico para tomar providências quanto ao mau comportamento de determinados condôminos que colocam em risco a ordem e a segurança do condomínio, relação de materiais e equipamentos que estejam faltando e tomar providências, quando lhe é dado autonomia para isto, por meio do síndico;

* segurar e entregar correspondências ou mercadorias;

* estar atento à mudança de rotina do condomínio:;

* anotações e controle de aluguéis: do salão de festa, da sala de ginástica e das quadras. Sempre anotando quem utilizaou esses locais, relacionando dia e hora;

* ter o controle do dia das mudanças;

* ter o controle das chaves: locais que são trancados com chaves devem ser relacionados em um livro com anotações de pessoas que os utilizarem, constando dia, horário da entrega e devolução das chaves, devendo, também, constar nome e número do apartamento;

* manuenção de equipamentos e objetos do condomínio;

* controle das chaves dos moradores deixados na portaria;

* controle da utilização de carrinhos de transporte de cargas; e

* cuidado com os jardins.

Para mais informações o CPT - Centro de Produções Técnicas, possui o curso Treinamento de Pessoal de Condomínio que poderá lhe auxiliar.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

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