WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aprenda a fazer sabão caseiro!

Em pó, líquido ou em barra, os sabões caseiros podem ser melhores do que os industrializados

Sabão caseiro

Eliana Aparecida, professora do Curso CPT Fabricação de Produtos de Limpeza, destaca que a fabricação de produtos de limpeza em casa pode ser uma opção mais barata e prática para o dia a dia. Ainda, investindo em qualidade e produzindo-os com cuidado, a atividade pode se tornar uma fonte de renda extra.

Com poucos ingredientes e passo a passo simplificados, o resultado, muitas vezes, é melhor do que os produtos encontrados em supermercados. É possível fabricar sabão em pó, em barra e até líquido. Quer saber como? A gente te conta!

Confira a seguir três receitas de cada um desses tipos de sabão:


Sabão em pó


Ingredientes

1 xícara de bicarbonato de sódio
1 xícara de carbonato de sódio
100 g de sabão de coco em barra
Óleo essencial

Passo a passo

Primeiro, rale ou pique em pedaços bem pequenos o sabão de coco. Coloque esse sabão picado no processador ou no liquidificador para que ele fique com a consistência de um pó. Depois, misture o bicarbonato de sódio e o carbonato de sódio junto com o processado e finalize com algumas gotinhas de óleo essencial de sua preferência.

Dica:  O óleo essencial é um ingrediente não obrigatório. Caso você não utilize-o, as roupas lavadas não ficarão com aquele “perfume” pós-lavagem, mas optar por não colocá-lo não diminuirá a eficiência do sabão.


Sabão líquido


Ingredientes

200 g de sabão de coco em barra
50 ml de álcool 70
3 litros de água
3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
Óleo essencial de sua preferência

Passo a passo

Rale ou pique em pedaços bem pequenos o sabão de coco e reserve. Coloque 3 litros de água em uma panela e leve para ferver e, ao iniciar a fervura, misture o sabão picado, mexendo devagar até que o sabão se dissolva por completo. Adicione o álcool 70 com muito cuidado e coloque as três colheres de bicabornato de sódio. Por fim, desligue o fogo e deixe a mistura amornar um pouco antes de acrescentar o óleo essencial de sua preferência. Após adicioná-lo, mexa por mais algum tempo para que todos os ingredientes fiquem bem misturados.

Dica: Adicionar o óleo essencial com a mistura ainda muito quente não é recomendado, pois ele evaporará e não deixará seu aroma no sabão líquido.


Sabão em barra


Ingredientes

2 litros de água quente
1 kg de soda cáustica em flocos
1 litro de álcool
4 litros de óleo de cozinha
Óleo essencial de sua preferência

Passo a passo

Antes de iniciar o processo, vale ressalta que é importante tomar MUITO cuidado com a soda cáustica. Use luvas para evitar o contato com a pele.

Primeiramente, utilize um balde para colocar a soda cáustica em flocos e vá adicionando de maneira delicada e bem devagar os 2 litros de água quente sobre ela, mexendo a mistura com uma colher de pau até que a soda cáustica seja dissolvida. Adicione os 4 litros de óleo de cozinha a essa mistura do balde e mexa por cerca de 20 minutos. Após esse tempo, adicione o álcool e o óleo essencial de sua preferência, mexendo bem até que se torne uma pasta bem consistente. Deposite em pasta em formas, deixando-a secar por, pelo menos, 24 horas. Por fim, após essa espera, corte o sabão no formato desejado.

Dica: é possível utilizar alguns itens para decorar seu sabão em barra, colocando-os no meio deles ao transferi-los para as formas.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Casa Prática:

Fabricação de Produtos de Limpeza
Limpeza Fácil
Como Organizar sua Casa

Fonte: VivaDecoraBLOG – vivadecora.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!