Com a urgência do isolamento social, muitas empresas passaram a gerir suas equipes a distância. Sem treinamento adequado, os vendedores tiveram de se adaptar às mudanças da melhor forma possível. Por outro lado, o momento de incertezas fez com que as pessoas parassem de comprar. Felizmente, especialistas desenvolveram meios eficientes, que melhoram as vendas mesmo em tempos de crise. Veja como:
1. Defina metas
O comprometimento aliado à disciplina são indispensáveis em momentos críticos. Para que sua equipe de vendedores apresente ambos os atributos, é preciso motivação. Um dos mecanismos mais estimuladores de vendas são as metas. Entretanto, elas devem ser tangíveis para evitar o efeito contrário: desestímulo e desmotivação. Cabe ao gestor, junto a cada membro do time, determinar metas de vendas viáveis, mas desafiadoras aos vendedores.
Outra alternativa é deixar que o próprio vendedor defina suas metas em prazo determinado conjuntamente. Com isso, o engajamento do colaborador aumenta e os resultados são cada vez melhores.
2. Avalie as vendas
Avaliar as vendas somente quando surgem problemas não é o caminho a seguir. Principalmente porque os problemas não resolvidos se acumulam e agravam ainda mais a situação. O gestor deve proceder a estudos periódicos do funil de vendas para tomar decisões mais precisas e acertadas em busca de soluções. Quando as vendas são submetidas a análise contínua, são identificadas oportunidades únicas até mesmo na fase inicial de compra. Além disso, os vendedores concentram sua atenção em negociações realmente frutíferas.
3. Solicite relatórios
Solicitar relatórios a seu time de vendedores é mais uma estratégia de acompanhar e direcionar a sua equipe a melhores resultados. Em cada relatório, deve estar detalhado o desempenho do vendedor de acordo com a meta estabelecida. Quando um dos vendedores bater as metas, divulgue aos demais da equipe em relatório público. Com isso, cada colaborador passará a se esforçar mais em busca de seus objetivos.
4. Faça reuniões
Para manter todos engajados, faça reuniões a distância via Skype ou outra plataforma de conferência on-line. A tecnologia tornou-se uma ferramenta valiosa no regime de trabalho home office. Sendo assim, é preciso aproveitar o seu potencial máximo para se manter presente enquanto líder exemplar. As reuniões matutinas são mais produtivas para para avaliar o dia anterior, oferecer e receber feedbacks, ou mesmo identificar vendedores com melhor desempenho.
5. Acompanhe os clientes
Acompanhar os clientes no processo de venda permite à empresa identificar suas necessidades em cada fase da negociação. Esse contato com os clientes viabiliza à equipe de vendedores a destacar as vantagens dos produtos ou serviços da empresa. Trata-se de uma forma eficiente até mesmo de convencer os clientes à compra. O follow up de vendas também auxilia a empresa na identificação de vendas perdidas para evitar reincidências futuras.
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Fontes: Rock Content - rockcontent.com
Agendor - agendor.com.br
Por Andréa Oliveira.
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