
O senso de ownership, termo em inglês que significa senso de propriedade, exprime o modo como os colaboradores se posicionam em prol do sucesso da empresa. Eles agem como se fossem donos da empresa, pois sabem que o crescimento desta e o próprio desenvolvimento profissional dependem do seu total empenho em busca de melhores resultados. Na verdade, eles vestem a camisa da empresa, pois se veem como parte integrante da empresa.
Esta é uma habilidade emocional, em alguns casos, inata, mas em outros, desenvolvida progressivamente. O mais importante é que, quando trabalhada pelos colaboradores, essa importante característica emocional melhora o ambiente corporativo, além de aumentar a produtividade. Por esses motivos, empregadores e recrutadores buscam profissionais com esse importante atributo.
Como desenvolver o senso de ownership dentro da empresa?
Saiba trabalhar em equipe
Profissionais, que participam de projetos e se esforçam em busca do sucesso de todos, amam trabalhar em equipe. Eles têm plena noção de que a contribuição de cada membro gera resultados surpreendentes. Daí a importância do trabalho em equipe, independentemente dos desafios a serem enfrentados e dos recursos disponíveis no momento. Quem age dessa forma, mostra total senso de propriedade, enxerga além do trivial e reconhece o empenho dos colegas.
Comunique-se bem
Comunicar-se bem facilita os processos dentro de uma corporação, como atender às contínuas demandas, iniciar projetos inovadores, convencer os clientes a adquirir os produtos da empresa, entre outros. A comunicação efetiva coloca o colaborador em destaque dentre os demais. Inclusive, muitos colaboradores mostram seus talentos no ato da comunicação, o que pode levá-los a liderar equipes e preencher cargos de relevância na empresa.
Seja corajoso e responsável
Seguir em busca de seus objetivos, mesmo que o caminho seja atribulado e pleno de obstáculos, mostra coragem e senso de ownership por parte do colaborador. Quem age dessa forma faz acontecer e sabe usar os melhores recursos para alcançar êxito ao fim da jornada. Torna os projetos mais simples, pois os enxergam como algo desafiador e promissor. Além disso, sabe que o gestor tem outras responsabilidades e obrigações.
Coloque-se na linha de frente
Todo colaborador com senso de propriedade em relação à empresa busca fazer sempre mais em busca do crescimento da empresa e do seu desenvolvimento profissional. Além disso, mostra qualidades valiosas, como a proatividade, além de ter mais facilidade para entender e aceitar as decisões tomadas pelo gestor. Pessoas com essa habilidade emocional trazem consigo ideias inovadoras e as apresentam à equipe sem hesitar.
Conheça os Cursos CPT da Área Capacitação na Empresa:
Treinamento de Gerente de Loja
Fonte: Rock Content
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.