WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vantagens da colheita mecanizada do café

A colheita mecanizada do café reduz os custos de produção e libera a lavoura mais cedo para nova florada

Vantagens da colheita mecanizada do café

“Para ser um diferencial competitivo no mercado, o cafeicultor deve não somente buscar aumento na produtividade, como também investir em tecnologia para melhorar a qualidade do café. A colheita mecanizada do café reduz a mão de obra e os custos de produção, além de liberar a lavoura mais cedo para nova florada”, Daniel Marçal de Queiroz, Doutor em Engenharia Agrícola e professor do Curso CPT a Distância e Online Colheita Mecanizada de Café.

Vantagens da colheita mecanizada de café

Requer menos mão de obra


Já foi o tempo em que o cafeicultor encontrava, com facilidade, mão de obra para colher café. Atualmente, colhedores de café são uma raridade no mercado de trabalho. Quando disponíveis, são poucos os que se dispõem a trabalhar principalmente pela remuneração incompatível com o laborioso esforço nas lavouras de café. Sendo assim, a colheita mecanizada surge como ótima alternativa, pois requer menos mão de obra.

Diminui os custos da colheita


A mecanização da colheita do café reduz os custos com a contratação de mão de obra, além de evitar enormes perdas dos frutos de café. Com isso, o cafeicultor pode economizar até 30% quando comparado à colheita manual. Vale lembrar que uma única colheitadeira de café otimiza as atividades operacionais da colheita, equivalentes ao trabalho manual de dezenas de colhedores de café.

Acelera o processo de colheita


Graças às máquinas, a otimização do trabalho torna a colheita de café muito mais rápida que a colheita manual. Com isso, os frutos de café permanecem o mínimo de tempo nos cafeeiros. Como resultado, eles têm mais tempo de recuperação até a próxima floração. Com isso, as floradas tornam-se mais abundantes e uniformes, o que significa maior produtividade. O mesmo não ocorre com os cafeeiros colhidos manualmente.

As vantagens da colheita mecanizada predominam, mas alguns inconvenientes existem:

Exige alto investimento inicial


O investimento inicial em colheitadeiras de café é alto, pois elas são máquinas fabricadas com tecnologia avançada, de última geração. Por outro lado, os custos por unidade compensam mesmo porque a utilização das máquinas exige menor mão de obra, além de acelerar o processo de colheita. Entretanto, quem consegue acesso a essa moderna tecnologia são os grandes produtores de café, pois contam com elevado capital.

Requer retirada manual dos grãos restantes


Os frutos do cafeeiro apresentam níveis de maturação variados, o que permite à máquina colher entre 80% e 95% dos frutos. A porcentagem restante permanece na planta e deve ser colhida, manualmente, em um procedimento chamado repasse. O principal objetivo dessa prática é evitar que os frutos apodreçam nos cafeeiros e caiam no chão, o que poderia causar doenças e atrair pragas à lavoura.

Apresenta limitações topográficas


As grandes colheitadeiras de café são projetadas para terrenos com inclinação de até 15%. Embora contem com sistema hidráulico, que se ajusta aos desníveis do terreno, existem limitações topográficas que tornam a colheita mecanizada inviável e até mesmo arriscada. Sendo assim, quando a área apresentar inclinações acima de 15%, o melhor a fazer é buscar outras alternativas, como máquinas menores.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Cafeicultura.

Fonte: tecnologiaetreinamento.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!