WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

As vantagens de se plantar café

O alto consumo da bebida demonstra o quanto ela pode ser lucrativa

Há muito tempo o café é a bebida preferida pela maioria dos brasileiros. Pelo menos, é o que dizem os números. O Brasil é o segundo maior consumidor mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Aqui são produzidas 1,3 milhão de toneladas de café por ano, cerca de 30 % do mercado mundial.

 Café: a bebida do brasileiro.

Por conta do território imenso e diversificado em características climáticas, do solo, e pela quantidade de espécies produzidas no Brasil, são cultivadas diferentes espécies de café. Entre elas, a mais importante é a arábica, que representa 75 % da produção nacional. No total, são cerca de 5 bilhões de cafeeiros em 11 regiões produtoras no país. Do Pará ao Paraná, passando por RondôniaGoiás, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.   

Tradicional produtor, recentemente, o Brasil tem ganhado destaque como beneficiador de café, exportando o grão já processado e embalado por torrefadoras nacionais. Deste modo, seja in natura, ou pronto para o consumo, o grão se apresenta ainda como uma forte fonte de renda, já que possui grande aceitação no mercado nacional e internacional.

A cafeicultura tem se destacado também como importante fonte de pesquisa, pois tornar o café mais resistente à pragas e ainda mais rentável, se transformou num agradável desafio para pesquisadores de todo país. Nesse sentido, a produção sustentável do café busca encontrar requisitos para desenvolver soluções nas áreas social, econômica e ambiental.  Conheça um pouco do que os cursos do CPT – Centro de Produções Técnicas ensinam, de modo prático, sobre como cultivar a matéria-prima para a bebida mais popular do Brasil.

O primeiro passo para a plantação de café

Cultivar as mudas pode ser um bom começo, se seguido corretamente.  O café é uma cultura perene, e qualquer erro cometido no começo , dificilmente poderá ser sanado.

No curso do CPT, Produção de mudas de café, são ensinadas técnicas para construção e localização do viveiro, para a escolha e a preparação dos recipientes, para o cultivo da mudas e a posterior transplantação para a lavoura.  

O controle de pragas


As pragas que atacam o café vieram para o Brasil quase simultaneamente com as primeiras mudas. De lá para cá, várias pesquisas têm procurado acabar com elas, positivamente, o controle tem se mostrado mais eficiente.

Algumas pragas do cafeeiro já são históricas no Brasil, como o bicho-mineiro, a broca-do-café e a formiga cortadeira. Além de outros insetos, fungos e ácaros. O curso Pragas do Cafeeiro mostra como lidar com os indesejados concorrentes da lavoura de café.

 A broca-do-café é uma das principais pragas do cafeeiro.

O curso explica quem são os agentes das pragas mais comuns. Contendo também o histórico de cada um desses agentes; exemplos de alguns cafeeiros afetados, e como monitorar e controlar as pragas.

Dicas importantes são dadas pelos professores Júlio Cézar de Souza, doutor em entomologia agrícola, e Paulo Rebelles Reis, doutor em Entomologia e Acarologia, ambos pesquisadores da Epamig - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais.

Época da colheita

 O café brasileiro é responsável por 30 % do abastecimento nacional.

Em algumas propriedades pequenas, ainda é predominante a colheita manual do café, geralmente feita por vários trabalhadores sazonais (em lavouras maiores) ou até por membros da família. Com a implantação da mecanização de produção, grandes benefícios são atraídos para o cafeicultor, uma vez que reduz custos e agiliza o processo de modo considerável.

De acordo com o professor Francisco Carvalho Pinto, do curso Colheita Mecanizada de café,  “mecanização reduz a mão-de-obra diminuindo os custos de produção, torna a colheita mais rápida, liberando a lavoura mais cedo para nova florada e possibilita um produto de melhor qualidade”. Saiba através do curso como usar as máquinas agrícolas, quais são as mais usadas, e como escolhê-las de acordo com a utilização e o tamanho da plantação. Além disso, você aprende a desenvolver todas as etapas da colheita do café, de maneira clara e objetiva.

Como estocar a safra

Depois da colheita um dos maiores desafios para muitos cafeicultores é onde e como armazenar a produção. Essa preocupação se dá, porque guardar o café de forma inadequada é um dos principais motivos da perda de qualidade. O excesso de umidade, infestação por insetos e empilhamento e iluminação inadequada, são alguns dos fatores causadores da perda da qualidade . As sacas devem ser monitoradas constantemente, pois uma pode contaminar outras.

Para não ter perda na qualidade e na produção, é muito importante aprender a melhor maneira de estocar. Conheça os ricos conhecimentos passados no curso Colheita, Preparo e Armazenagem de Café.

O Conilon

Como já foi dito, o café arábica é o mais produzido no país e é classificado como de qualidade superior. No entanto, possui necessidades especiais que inviabilizam sua produção em alguns locais. Uma boa alternativa é o Conilon (Robusta), resistente à temperaturas um pouco mais altas, e à altitudes mais baixas.

O Conilon pode ser comercializado sozinho. Mas, no Brasil, tornou-se popular a mistura dele com  o arábica. Esta é a composição de muitas marcas conhecidas no país. Conheça mais sobre a variedade e como cultivá-la no curso Como Produzir Café Conilon.   

Café Orgânico

O cultivo orgânico do café se baseia nas condições naturais de existência da planta. Esse cuiltivo é muito comum em plantações na Colômbia e outros países tropicais. O café orgânico não utiliza adubos químicos e  nem fertilizantes.

Para recriar o ambiente original do café, ele é cultivado em associação com outras lavouras que não competem com ele, como algumas frutas arbóreas e leguminosas. A matéria orgânica depositada pelas outras plantas colaboram para o crescimento dos cafeeiros e dificultam a proliferação de pragas. Saiba mais  no curso Produção de Café Orgânico.

Terreiro-secador

O processo tradicional de secagem do café também costuma ser usado na secagem do cacau, e exige menos técnica e pouco custo. Mas, não considera as características do grão e está sujeito a contaminação e fermentação.

Chamado de terreiro híbrido “solar e biomassa”, este processo é fruto de pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Viçosa. Consiste no aproveitamento de fontes alternativas de energia para realizar a secagem dos grãos de café nos momentos em que não há luz solar. O procedimento reduz o tempo de secagem a um quarto do habitual. Desse modo, reduz custos com mão-de-obra, armazenamento, e diminui riscos de contaminação. Para saber como montar um terreiro-secador, conheça o curso Construção e Operação de Terreiro-secador de café.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Smancio Novelo

22 de fev de 2018

Possuo uma area de 8 hectares e gostaria de iniciar o cultivo de café. Quantas toneladas de café posso produzir nesta área? Em média quantos quilos de café uma planta pode produzir por ano? Atenciosamente Amancio Novelo

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de fev de 2018

Olá Amancio,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Existe uma série de atividades, chamadas de tratos culturais, que se realizam após o plantio e que vão se repetir todo ano. Um pé de café começa a produzir plenamente cinco anos depois de ter sido plantado. Ele produz em média 2,5 Kg de frutos por ano. Esses 2,5 Kg renderão 0,5 Kg de café verde (grãos), o que corresponde a cerca de 0,4 Kg de café torrado. A qualidade e sabor do café variam de acordo com a variedades da planta, clima, altitude e processamento do grão.

Uma boa produtividade produz em média 20 sacas de 60 quilos. Mas, vários fatores devem ser levados em consideração como qualidade, manejo, clima e mais

Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Ana Paula Maia

6 de ago de 2017

Possuo uma área pequena de uns 20mil m² terreno em aclive na região de Tremembé SP próximo a Campos do Jordão. Seria uma região boa para receber o plantio de café? Qual o tipo de muda recomendada para essa região? Quantas mudas caberiam em uns 10 mil m²? Onde e como comercializar após a colheita? Onde adquirir mudas? Desde já agradeço pelas informações.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de ago de 2017

Olá, Ana Paula.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. É preciso avaliar outras condições, como o tipo de solo, o clima, o sistema de irrigação e etc. Recomendamos que você procure um engenheiro agrícola para que possa avaliar todas as condições e esclarecer todas as suas dúvidas.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Gilvania Borges Cardoso

27 de dez de 2016

Boa noite! Tenho uma pequena área de terras (menos de 3 alqueires) nas proximidades de Indianópolis-MG. Recentemente recebi proposta arrendar estas terras a um vizinho para plantio de café. O problema é que não consigo encontrar referências na internet sobre quais seriam as bases de um contrato dessa natureza. Devo cobrar um percentual da produção? Quanto? Ou o melhor é em regime de partilha? Voce poderiam me ajudar com esta informação ou me ajudar a encontra-la? Abraços, Gilvania.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de dez de 2016

Olá Gilvania,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Seria interessante, a senhora procurar um advogado, ele poderá lhe auxiliar de maneira correta a redigir este contrato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Leonardo

11 de set de 2016

Estou comprando uma fazenda com 500 mil pés, Gostaria de ter mais informações, pois nunca plantei café na minha vida.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set de 2016

Olá Leonardo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O CPT possui Cursos a Distância na área de Cafeicultura que podem ser de grande ajuda.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Alexandre Lucas de Oliveira Oliveira

30 de ago de 2016

Quero receber informações sobre plantação de café arábica, conilon moro no Amazonas o clima é tropical quente

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de ago de 2016

Olá Alexandre,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre cafeicultura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

LUIZ ROBERTO DA SILVA

6 de mar de 2016

Gostaria de saber se tem um desconto adquirindo todos exemplares destes cursos sobre o café estou iniciando nesta área e quero fazer a coisa certa

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de mar de 2016

Olá Luiz Roberto,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT da área Cafeicultura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

leonardo backes

1 de jan de 2016

Tenho interesse no plantio de café.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de jan de 2016

Olá, Leonardo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

MÁTISON FERREIRA COSTA

30 de abr de 2014

Tenho uma área no Estado do Maranhão (região Tocantins ) próximo da divisa com o Pará...Gostaria de saber qual espécie de café seja a mais adequada para esta região do país..Como fazer uma plantação ? Qual a renda de produtividade de sacas por Alqueire desse café ? Informo que o solo dessa área e argiloso. Desde já agradeço ...

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de mai de 2014

Olá, Mátison!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para sua região e seu tipo de solo o café mais indicado é o arábica.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

maureilson pereira dias

17 de dez de 2013

Fiquei muito curioso, pois tenho um sitio no rio de janeiro mas precisamente em tinguá e o local penso eu é muito bom para o plantio e cultivo do café, pois tenho algumas mudas plantadas como experiências e deu ótimos resultados por isso na minha aposentadoria que ocorre em fevereiro de 2014, penso em investir na plantação de café. desde já agradeço e voltarei a entrar em contato com vcs na intenção de pedir auxilio no inicio da plantação e cultivo deste valioso produto . desde já agradeço nesta valiosa orientação de vcs. um abraço.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de dez de 2013

Olá, Maureilson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

E ficamos muito felizes que o artigo sobre café tenha lhe auxiliado. Desejamos sucesso neste novo projeto.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Maisa Ramos dos Santos

30 de jul de 2013

Gostaria de fazer um curso sobre plantio de café, mas que seja aulas presenciais, moro em SP, aguardo retorno.

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de jul de 2013

Olá, Maisa!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os Cursos CPT da área Cafeicultura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!