WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Princípios básicos seguidos pelos maiores produtores de café orgânico

Princípios básicos seguidos pelos maiores produtores de café orgânico

 

Os produtores de café orgânico acatam severamente dois princípios básicos:

I. Não utilizam agrotóxicos, que desequilibram o solo, a planta e eliminam os inimigos naturais, e

II. Os sistemas de produção orgânica geram um equilíbrio solo/planta pelo uso da matéria orgânica, produzindo plantas mais resistentes a pragas e doenças.

O mexico foi o primeiro país a ter a certificação orgânica e, atualmente, é o  com maior produção mundial de café orgânico

O mexico foi o primeiro país a ter a certificação orgânica e, atualmente, é o  com maior produção mundial de café orgânico

Os principais países produtores de café orgânico certificados são México, Peru, Guatemala, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Brasil e Colômbia. A produção mexicana foi a primeira a ter a certificação orgânica e, atualmente, é o  com maior produção mundial.

Segundo o Conselho Mexicano do café, os produtores de café orgânico são principalmente camponeses indígenas dos Estados de Chiapas, Oaxaca, Vera cruz e Guerrero. No Brasil, as principais regiões produtoras de café orgânico são o Espirito Santo, o sul de Minas e o interior de São Paulo, além dos Estados da Bahia, do Ceará e Paraná.

O café orgânico também está presente na Ásia, sendo o seu maior representante a Indonésia. Além desse , o continente asiático conta com a produção do Vietnã, Timor Leste e Nova Guiné. Na África, o café orgânico é produzido no Camarões, na Etiópia, no Quênia, Madagascar, Tanzânia e Uganda.

No Brasil, as principais regiões produtoras de café orgânico são o Espirito Santo, o sul de Minas e o interior de São Paulo

No Brasil, as principais regiões produtoras de café orgânico são o Espirito Santo, o sul de Minas e o interior de São Paulo

A saca do café orgânico geralmente custa o dobro da saca do café tradicional. Sendo assim, mesmo com o mercado pequeno, com custos de produção em torno de 20% a 30% superior ao convencional, a produção orgânica de café é lucrativa e sustentável.

O mercado para o café orgânico tem crescido sensivelmente, principalmente no exterior, oferecendo boa demanda pelo produto, e preços mais altos que os pagos pelo produto convencional. Os principais mercados de café orgânico são os Estados Unidos da América, a União Europeia e o Japão. Pesquisas confirmam que os consumidores dos países desenvolvidos estão dispostos a pagar entre 15% e 20% a mais pela bebida orgânica.

Aprimore seus conhecimentos sobre a produção de café, acessando os Cursos CPT, da área Cafeicultura, entre eles o Curso Produção de Café Orgânico, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Agora, conheça algumas particularidades sobre a produção de café orgânico nas matérias dispostas abaixo. Certamente elas o ajudarão a realizar uma produção ecologicamente correta e com chances reais de total sucesso. Veja!

- Sistema orgânico de plantio de café minimiza os problemas de sustentabilidade do setor

- O cultivo de café orgânico é ecológico e livre de agrotóxicos

- Agricultura orgânica - conceitos e fundamentos de produção do café

- Café Orgânico - agricultura convencional x agricultura orgânica

- Produção de mudas de meio ano e de uma ano

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!