WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que o café Gourmet é tão especial?

Atualmente, observa-se crescente interesse dos consumidores pelos cafés finos, de qualidade superior, que levam grãos altamente selecionados em sua composição, conhecidos como Gourmet

Cafe gourmet

No Brasil, o café é consumido diariamente pela maioria das famílias, seja em casa, no local de trabalho, em padarias, lanchonetes ou em cafeterias de todo o país. Ele é símbolo de hospitalidade e amizade, representa uma pausa de prazer no meio do corre-corre do dia a dia e sua força está no inconfundível conjunto aroma-sabor, associado ao seu suave efeito tonificante. Ao lado da cerveja, o cafezinho nosso de todos os dias é a bebida mais popular do planeta.

Atualmente, é possível observar um crescente interesse dos consumidores pelos cafés finos, ou seja, cafés de qualidade superior, que levam grãos altamente selecionados em sua composição. Até pouco tempo, esses grãos eram destinados quase exclusivamente à exportação e agora são comercializados no Brasil, atendendo à demanda de consumidores que fazem questão de apreciar um café Gourmet.

Mas, afinal, por que o café Gourmet é tão especial?

Antes de entrar de fato nos esclarecimentos, é importante ressaltar que os infinitos sabores e características dos cafés dependem de fatores como produção, sistema de beneficiamento, armazenamento, os vários tipos de blends, que são combinações, o grau de torra, a moagem e, por fim, todas as artes e segredos da preparação  de um bom café e seus derivados.

Toda a magia que envolve o café Gourmet começa pelos grãos. O Gourmet é composto por grãos arábica (50% menos cafeína que o Robusta), com forte controle de qualidade, desde a genética até a torrefação. Tem menos cafeína que o grão robusta, aquele que é usado no preparo do café no dia a dia. Tanto cuidado e controle permitem, inclusive, obter um café com nuances diferentes, que se destaca pelo sabor e aroma mais acentuado. Abaixo, as principais característica, para a obtenção do café Gourmet:

- Café 100% arábica, nas variedades Bourbon, Catuaí, Acaiá e Mundo Novo;
- Grão de café colhido maduro;
- Grão de café secado ao sol, em terreiro de cimento ou asfalto;
- Grão de café beneficiado, tirando os defeitos (paus, pedras, grãos defeituosos, etc);
- Grão de café maior (peneira 16 e acima);
- Grão verde armazenado com 11% de umidade em lugar arejado;
- Grão torrado 7-10 dias antes do consumo para melhor aroma, cremosidade e sabor; e
- Grão moído na hora.

Se preferir comprar o café Gourmet já moído, observe a data de fabricação na embalagem, que deve ser de, no máximo, 3 meses. Se for demorar mais de mês para consumi-lo, a data de fabricação deve ser entre 1 e 2 meses da data atual.

Mas, atenção: bons cafés Gourmet devem ser tomados sem açúcar para que se possa realmente apreciar sua doçura natural e ser possível distinguir todas as diferenças sensoriais da bebida. Ao armazená-lo, guardar em embalagem muito bem fechada, em lugar fresco e arejado.

Por Silvana Teixeira.
Fontes: Clube Café e Café Point.

 

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?