WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Colheita de café é etapa decisiva para determinar a qualidade do produto final

O café é considerado uma das bebidas mais populares do mundo, sendo o segundo produto mais comercializado e representando grande fonte financeira para os países produtores

O cultivo do café tem características particulares.

A cafeicultura brasileira é uma atividade agrícola historicamente reconhecida por contribuir com o desenvolvimento econômico e social. Ela tem cunho social, porque, mesmo com a introdução de tecnologias avançadas, o cultivo do café tem características particulares que o tornam dependente do trabalho braçal, atribuindo-lhe a importante função de ser gerador de empregos diretos, no setor rural, e indiretos, no setor urbano, nas fases de beneficiamento e comercialização. No setor econômico, o agronegócio do café destaca-se por ser responsável por uma boa parcela do nosso produto interno bruto.

A exigência, cada vez maior, dos consumidores de café por ótimo padrão de qualidade, faz necessário tecnificar a produção como um todo, em especial, as etapas realizadas entre a colheita e a comercialização. Nesse sentido, é preciso ficar claro que as maiores perdas da qualidade do produto são decorrentes da forma como a colheita, a seca e o beneficiamento são conduzidos. Ainda hoje, faltam muitas informações, principalmente, para o pequeno produtor, sobre como proceder para minimizá-las.

 A qualidade é o fator determinante no preço de venda do produto.

A qualidade é o fator determinante no preço de venda do produto. Portanto, pouco a pouco, as portas do mercado para cafés que não atendem essa exigência vão se fechando. Por isso, o produtor brasileiro que pretende ter na cafeicultura o seu principal objetivo deverá se especializar e adotar tecnologia moderna para a produção de cafés de valor superior. De nada adianta o agricultor escolher uma excelente variedade, cultivá-la em um local com altitude e condições climáticas favoráveis ao seu desenvolvimento, e praticar todos os tratos culturais necessários, se da colheita até o armazenamento do produto as técnicas corretas de pré-processamento não forem adotadas visando manter a qualidade.

Essas técnicas são bem simples de serem adotadas, sendo preciso apenas possuir uma estrutura mínima e conduzir de forma cuidadosa as etapas de colheita, preparo e de secagem do café.

Com o objetivo de disponibilizar conhecimentos e técnicas viáveis e em condições de serem implantadas pelo produtor, referentes à colheita, ao preparo e ao armazenamento do café, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Colheita, Preparo e Armazenagem de Café”, no qual você receberá informações do professor  PhD. Juarez de Souza e Silva, do Departamento de Engenharia Agrícola, da Universidade Federal de Viçosa e diretor geral do CENTREINAR - Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Tendo em vista que a colheita é a etapa decisiva, sendo o tipo e os métodos utilizados, desde a retirada dos frutos do pé, até a colocação dos mesmos no veículo que irá transporta-lo à unidade de pré-processamento, determinantes na qualidade do produto final, entender bem esse assunto é um requisito indispensável. É isso que permite ao cafeicultor agregar valor ao seu produto, ou melhor, preservar o máximo possível o maior bem que a natureza oferece a ele. É importante destacar que o investimento a mais, feito para produzir café de qualidade, traduz-se em um lucro maior.

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!