WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Café - pragas e doenças da lavoura superadensada

Café - pragas e doenças da lavoura superadensada

 

Uma das características do cafeeiro em uma lavoura superadensada é a perda da saia. Esta característica de copa traz implicações bastante variadas com respeito às práticas de manejo do cafezal. Isto porque dificulta a ocorrência de algumas pragas e doenças, mas facilita a ocorrência de outras.

Com relação a doenças, três exemplos se destacam: a phoma e a cercóspora são favorecidas pela maior umidade sob a copa dos cafeeiros. Enquanto a ferrugem, que é a principal praga do cafeeiro, se por um lado tem sua proliferação favorecida pelo aumento da umidade, por outro, seus danos não são tão sentidos, porque a desfolha na saia do cafeeiro na lavoura de alta densidade já é naturalmente muito intensa.

Quanto às pragas, algumas delas também apresentam comportamentos diversos em relação à lavoura tradicional. O bicho-mineiro não encontra ambiente favorável para sua proliferação, pois ele precisa de temperatura alta e baixa umidade. Já a broca é analisada por técnicos e cafeicultores de uma forma polêmica.

Por um lado, alega-se que com a lavoura mais fechada, a colheita fica mais difícil, sobrando mais frutos nos cafeeiros, o que garante a sobrevivência da broca na entressafra e, em consequência aumenta sua incidência na safra seguinte. Por outro lado, afirma-se que nas lavouras tradicionais o gradiente de temperatura e umidade é muito grande ao longo do dia de maneira que o grão incha quando umedecido e seca sob o sol, o que causa rompimento de tecidos facilitando a entrada de patógenos e, também, a broca. No caso da lavoura de café superadensada, este gradiente de temperatura e umidade é menor.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Cafeicultura, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Café - Cultivo Superadensado.

Por Andréa Oliveira.

Leia outros artigos relacionados ao tema:

O superadensamento das lavouras cafeeiras

Planejamento e implantação da lavoura superadensada

Tratos culturais no cultivo superadensado

Podas na lavoura superadensada

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!