WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Café - podas na lavoura superadensada

Café - podas na lavoura superadensada

 

As podas nos cafeeiros superadensados parecem ser a maior incógnita entre todos os tratos culturais. Elas têm sido feitas na lavouras adensadas e superadensadas de maneira bastante variada.

As podas utilizadas na cafeicultura são o decote e a recepa. No decote, faz-se uma poda alta, em torno de um metro e meio de altura, eliminando-se a parte superior da planta, como mostra a figura abaixo. Esta poda é feita em todas as plantas, logo após a colheita de um ano de grande produção e é recomendada para cafezais que começam a fechar, mas não sofreram maior perda de saia.

Poda em decote:

Poda em decote

Já a recepa é uma poda baixa, de renovação da planta, feita a uma altura próxima a 40 centímetros, sendo aconselhada quando o fechamento das copas está adiantado, com perda de saia intensa, como pode ser observado na figura abaixo. Da mesma maneira que no decote, a recepa deve ser feita logo após a colheita de um ano de grande produção.

Poda em recepa:

Poda em recepa

Tanto o decote quanto a recepa podem ser feitos em ruas alternadas, para diminuir o impacto sobre o cafezal e sobre a produção, ou ainda podem ser feitos de maneira combinada, ou seja, uma linha recepada, outra decotada, como é mostrado nas figuras abaixo.

Poda alternada:

Poda alternada


Poda combinada:

Poda combinada

Para a lavoura de café superadensada, ambos os tipos de podas já foram utilizados em diversas propriedades, mas ainda não existe um conhecimento sistematizado sobre o assunto.

Na hora da poda, são necessários dois cuidados fundamentais: o corte deve ser feito com serra e o ponto de corte deve ser inclinado, em bisel, para evitar possíveis podridões.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Cafeicultura, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Café - Cultivo Superadensado.

Por Andréa Oliveira.

Leia outros artigos relacionados ao tema:

O superadensamento das lavouras cafeeiras

Planejamento e implantação da lavoura superadensada

Tratos culturais no cultivo superadensado

Pragas e doenças da lavoura superadensada

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!