WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Café orgânico: cuidados essenciais para a conservação do solo e controlar a erosão

Um dos fatores responsáveis pelo desgaste dos cafezais orgânicos é a erosão. Felizmente, existem alguns cuidados simples e de baixo custo que ajudam na conservação do solo, controlando-a

Café orgânico - cuidados essenciais para a conservação do solo e controlar a erosão

Um dos fortes fatores apontados como causador de desgaste e decadência dos cafezais no Brasil é a erosão. São muitos os prejuízos que envolvem a má conservação do solo e que afetam diretamente o cafeicultor e seu empreendimento.


Felizmente, com práticas simples e de baixo custo, pode-se fazer esse controle. Os cuidados para a correta conservação do solo são:


- Redução das capinas durante o período chuvoso, ao mínimo necessário para reduzir o arrastamento de terra pelas águas da chuva.

- Alternância das capinas: consiste em se capinar (nas lavouras plantadas em nível) rua sim, rua não. Na capina seguinte, o processo é invertido, fazendo-se a capina nas ruas não trabalhadas da primeira vez e assim sucessivamente. Esse processo mantém sempre os talhões de café com metade das ruas protegidas por uma barreira vegetal, formada pela vegetação espontânea, a qual diminui a velocidade das enxurradas, evitando a erosão do solo.

- Culturas intercalares: durante a formação do cafezal, pode-se plantar culturas ou adubos verdes em linhas contínuas e que apresentem boa capacidade para cortar o escorrimento das enxurradas, favorecendo a infiltração da água no solo.

- Herbicidas de pré-emergência: deve-se evitar o seu emprego, pois contribuem com a compactação do solo, aumentando a erosão e o escorrimento da enxurrada, prejudicando a cultura.

- Adubações: as adubações devem ser efetuadas adequadamente para dar à cultura principal e às intercalares um desenvolvimento vegetativo vigoroso.

- Os solos muito íngremes ou pedregosos são contraindicados para a cafeicultura.

- Para solos de pouca inclinação, o plantio em nível, com o espaçamento tecnicamente recomendado, é suficiente para um controle eficiente das enxurradas e da erosão do solo.

- O cafeicultor de lavouras orgânicas também deve deixar palhas e restos de culturas no solo, para evitar a erosão.

Conheça os Cursos CPT, da área Cafeicultura.
Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?