WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Café orgânico - a produtividade da lavoura depende dos conhecimentos sobre o sistema de plantio

Qualquer cafeicultor deseja que seu cultivo tenha alta produtividade. Para que isso ocorra, é necessário conduzir a lavoura de café orgânico com conhecimento sobre o processo de produção

Café orgânico - a produtividade da lavoura depende dos conhecimentos sobre o sistema de plantio

 

Qualquer cafeicultor deseja que seu cultivo tenha alta produtividade. E, para que isso ocorra, é necessário conduzir a lavoura com o máximo de conhecimento sobre os fatores que favorecem o melhor crescimento e desenvolvimento para a maior produção da planta. Um desses fatores essenciais para o sucesso da produção de café orgânico é a boa escolha do local onde se instalará a lavoura. Assim, quanto mais informações sobre o plantio na cafeicultura orgânica, maior será o sucesso e o lucro com o cafezal.

Quando um local é selecionado para o plantio convencional, quase sempre, os solos estão em níveis médios ou baixos, com relação à fertilidade. Isso porque os agricultores reservam os solos mais férteis para culturas de maior valor econômico. Dessa forma, nos cultivos em solos de pouca fertilidade, usam-se fertilizantes concentrados e de alta solubilidade para que os nutrientes estejam totalmente disponíveis aos cafeeiros. Porém, quando se trata do sistema orgânico de produção, a decisão do local do plantio deve priorizar solos de média a alta fertilidade. A explicação se dá pelo fato de:

- No manejo orgânico se empregam fontes de nutrientes de baixa solubilidade. Dessa forma, necessitam de transformações químicas ou reações do solo para os nutrientes tornarem-se disponíveis às plantas.

- Porque, no caso de fontes orgânicas, é necessária a ação dos microrganismos para mineralizá-las e da ação enzimática para disponibilizar nutrientes, sempre em um ritmo mais lento.

Dessa maneira, os riscos com a cultura são minimizados e se garante um maior e contínuo acesso aos nutrientes disponíveis. Isso contribui para evitar os momentos de carência nutricional que poderiam coincidir com os períodos de maior exigência da planta.

Aprimore seus conhecimentos sobre a produção de café orgânico, acessando os Cursos CPT, da área Cafeicultura, entre eles o Curso Produção de Café Orgânico, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!