Otimizar a gestão da lavoura de café é fundamental para o sucesso da cafeicultura e do cafeicultor. Quando bem planejado, o cultivo de café torna-se mais produtivo e lucrativo, graças ao planejamento e monitoramento/controle do início da implantação do cafezal até a venda dos grãos de café.
Planejamento do cultivo
Como todo negócio, o planejamento do cultivo de café é uma etapa crucial para o sucesso do empreendimento. Nesse prisma, o cafeicultor deve planejar a lavoura antes mesmo de implantá-la. Para isso, devem ser avaliadas as condições climáticas da região, a possibilidade de instalar um bom sistema de irrigação no local, a qualidade biológica, química e física do solo (análise laboratorial) e o comportamento do mercado.
Implantação da lavoura
Após um planejamento bem estruturado, deve-se proceder à implantação da lavoura. O primeiro passo é coletar amostras do solo para análise em laboratório. Com o resultado em mãos, o produtor de café deve realizar a calagem e adubação do solo para alcançar bom padrão de fertilidade. Em seguida, deve-se realizar o preparo do solo para receber as mudas de café.
Depois, é importante escolher o tipo de colheita (manual ou mecânica). Inclusive, a definição de como será a colheita determina o tipo de espaçamento entre cafeeiros. Para tanto, deve-se decidir por cultivo convencional, adensado ou superadensado. Além disso, é essencial analisar as condições de relevo da área e a incidência solar local.
Antes de plantar o café, o cafeicultor deve realizar a adubação das covas ou dos sulcos. Preferencialmente, devem ser selecionadas mudas resistentes a ferrugem, uma das piores doenças que acometem cafezais em todo o país. Por fim, deve-se investir em mão de obra com boa capacitação para melhores resultados.
Cuidados na colheita
Um dos principais cuidados a serem seguidos pelo cafeicultor é o contínuo monitoramento dos talhões. O objetivo é coletar dados sobre a produtividade de um ou outro talhão até o momento da colheita do café. Dessa forma, o processo pode ser planejado para garantir maior exatidão no ponto de colheita, além de afastar quaisquer problemas relacionados à logística. Outro fator determinante para o sucesso da cafeicultura é realizar a colheita com o máximo de eficiência.
Momento certo para a venda
Segundo levantamento recente, no Brasil, mais de 60% dos cafeicultores vendem o café no ato da colheita, pois temem prejuízos se o preço do café na época da colheita estiver em queda no mercado. Para não correr o risco de perder dinheiro, o cafeicultor deve vender parte da produção de café assim que for colhido e reservar outra parte para vender no mercado físico quando o preço estiver em alta.
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Fontes: Lavoura 10 - blog.aegro.com.br
Safraes - safraes.com.br
Por Andréa Oliveira.
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