WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai criar cabras de leite? Conheça seus hábitos alimentares

As cabras leiteiras utilizam como alimento qualquer porção das plantas forrageiras, sejam folhas, brotos, e ramos, de espécies dos variados portes, sejam herbáceas, arbustivas ou arbóreas

Vai criar cabras de leite? Conheça seus hábitos alimentares   Artigos Cursos CPT

 

O principal aspecto a destacar sobre os hábitos alimentares das cabras de leite é a sua incrível capacidade de pastejo, ou seja, de andar muito longe em busca de comida, consumir grande variedade de alimentos e, ser muito seletiva no pastejo, buscando entre as diversas espécies de vegetais aquelas que apresentam melhor qualidade nutricional e melhor palatabilidade.

“Estes animais utilizam como alimento qualquer porção das plantas forrageiras, sejam folhas, brotos, e ramos, de espécies dos variados portes, sejam herbáceas, arbustivas ou arbóreas”, afirma Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, professora do Curso a Distância CPT Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução, em Livro+DVD e Curso Online.

As cabras leiteiras também podem alimentar-se de capins, fenos, silagens, tubérculos e concentrados, ou seja, aceitam uma ampla variedade de vegetais. Essa facilidade de adaptação a uma grande variedade de alimentos determina que os caprinos tenham também facilidade em se adaptar às mais diferentes condições edafoclimáticas, podendo ser criados em regiões temperadas, semiáridas ou superúmidas.

Outra característica muito importante sobre os hábitos alimentares dos caprinos é que eles consomem, e até dão preferência, a plantas de folhas largas, ou seja, as dicotiledôneas. Apesar dessa preferência, são altamente produtivas também pastejando gramíneas ou outras forrageiras de folhas estreitas, que são as monocotiledôneas.

Ainda sobre o pastejo, vale destacar que os caprinos andam e pastam todo o tempo, buscando as melhores plantas, e suas melhores porções. Enquanto os bovinos, ao contrário, são ruminantes que ganham peso de forma significativa por ingerirem um número pequeno de espécies forrageiras, que estejam presentes em maior densidade.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Especialista: o sucesso da criação de cabras leiteiras é o planejamento
- Criação de cabras leiteiras: como deve ser o capril
- Pastagens para caprinos: altura e densidade da gramínea

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!